Questões sobre Psicologia Clínica

Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A duração de um Psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subsequentes até a comunicação dos resultados. Para tanto, torna-se imprescindível nesse processo o contrato de trabalho, ou seja, o estabelecimento de termos em que o Psicodiagnóstico vai desenvolver-se. Sobre o contrato de trabalho, é incorreto afirmar:

  • A.

    deve priorizar no processo do Psicodiagnóstico a realização de um cronograma de atividades entre profissional e paciente de modo a facilitar o início das entrevistas e a aplicação dos testes, instrumentos centrais na consecução de uma avaliação correta.

  • B.

    envolve um comprometimento de ambas as partes no cumprimento das obrigações formais.

  • C.

    deve envolver certo grau de flexibilidade, devendo ser revisto sempre que o desenvolvimento do processo tiver de sofrer modificações.

  • D.

    o momento mais propício para o estabelecimento de um contrato de trabalho é variável, pois depende da precisão das questões iniciais e dos objetivos, bem como da experiência do psicólogo.

  • E.

    a definição de papéis, as obrigações e responsabilidades mútuas compõem o centro de um contrato de trabalho.

Marque a alternativa CORRETA.

Transtorno caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste, em algumas ocasiões, de uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade e, em outras, de um rebaixamento do humor e de redução da energia e da atividade. Estas características permitem estabelecer o seguinte psicodiagnóstico:

  • A.

    Metáfora Delirante.

  • B.

    Transtorno Afetivo Bipolar.

  • C.

    Conflito Intra-Psíquico.

  • D.

    Transtorno Simbólico.

Os estudos de Piaget constituíram toda uma época no desenvolvimento da teoria da linguagem e do pensamento da criança e ficaram marcados por sua importância histórica. Em seus estudos sobre o desenvolvimento mental da criança, este autor propõe uma série de estágios que se associam, ainda que sem rigidez, às idades. Dadas as afirmativas sobre os estágios de desenvolvimento intelectual,

I. O mais importante da contribuição dos estudos de Piaget sobre o Estágio Sensório-Motor (0 a 2 anos) consiste na ênfase à importância das atividades realizadas como fundamento de toda a atividade intelectual superior futura.

II. O principal progresso do Estágio Pré-Operacional (2 a 6 anos) em relação ao Estágio Sensório-Motor é o desenvolvimento da capacidade simbólica.

III. O Estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) se caracteriza por um tipo de pensamento que demonstra que a criança já possui uma organização assimilativa rica e integrada, funcionando em equilíbrio com um mecanismo de acomodação.

IV. No Estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) a criança já é capaz de resolver problemas a respeito de todas as relações possíveis entre eventos. Nessa fase, já é capaz de pensar em termos abstratos de formular hipóteses e testá las sistematicamente.

V. No Estágio de Operações Formais (12 anos em diante) o adolescente já tem todos os elementos necessários para utilizar o método experimental da ciência. Também consegue refletir sobre problemas abstratos de valores, ideologias e preocupações com o futuro.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II, III e V.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

Marque a alternativa CORRETA.

Patologia que se apresenta, em geral, com distorções fundamentais do pensamento e da percepção, e com afetos inapropriados ou embotados. Usualmente, mantém-se clara a consciência e a capacidade intelectual, embora certos déficits cognitivos possam evoluir no curso do tempo. Os fenômenos psicopatológicos mais importantes incluem o eco do pensamento, a imposição ou o roubo do pensamento, a divulgação do pensamento, a percepção delirante, ideias delirantes de controle, de influência ou de passividade, vozes alucinatórias que comentam ou discutem com o paciente na terceira pessoa, transtornos do pensamento e sintomas negativos. Esta patologia é diagnosticada como:

  • A.

    Esquizofrenia.

  • B.

    Histeria.

  • C.

    Denegação

  • D.

    Contratransferência.

A avaliação psicológica é uma das áreas mais comumente associadas à prática profissional do psicólogo, sendo o teste seu instrumento de maior visibilidade. Considerando que o teste psicológico é, fundamentalmente, uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento, torna importante atentar em seu processo de construção para alguns elementos como a padronização, a precisão, a objetividade e a validade. Sobre estes elementos, é incorreto afirmar:

  • A. a padronização implica em uniformidade de processo na aplicação e na avaliação do teste. Nesse sentido, as condições de aplicação devem ser, evidentemente, iguais para todos.
  • B.

    um passo importante na padronização de um teste é o grau de significância obtida a partir das respostas dos sujeitos frente às questões postuladas. Este elemento possibilita que os resultados nos testes possam ser interpretados.

  • C.

    a aplicação, a avaliação e a interpretação dos resultados de um teste são objetivos à medida que independem do julgamento subjetivo de determinado examinador.

  • D.

    a precisão sempre significa estabilidade ou consistência. Precisão do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando testado novamente com o mesmo instrumento, ou com uma forma equivalente.

  • E.

    a validade é o grau em que o teste mede, efetivamente, o que pretende medir.

Marque a alternativa CORRETA.

A entrevista totalmente livre e que não especifica nem as questões e nem as respostas requeridas é conhecida como:

  • A.

    Entrevista diretiva.

  • B.

    Entrevista padronizada apenas nas perguntas.

  • C.

    Entrevista totalmente padronizada.

  • D.

    Entrevista não diretiva.

A Psicoterapia Breve não é definida apenas pelo tempo de duração. O essencial é que, a partir do diagnóstico do paciente, seja estabelecido um foco de trabalho e objetivos terapêuticos delimitados e dirigidos aos sintomas e problemática atual. Dadas as afirmativas seguintes s Psicoterapia Breve,

I. O planejamento de metas e a duração do tratamento devem ser previamente fixados somente pelo terapeuta.

II. Os precursores da Psicoterapia Breve foram Alexander & French na década de 40. Estes cunharam o conceito de experiência emocional corretiva.

III. Nas décadas de 60 e 70, Malan, Balint e Sifneos realizaram novos avanços teóricos e técnicos a essa abordagem psicoterápica.

IV. A mudança teórica na compreensão da constituição psíquica e as psicopatologias, centrada no intrapsíquico e pulsional passaram para um modelo estrutural-relacional.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III, apenas.

Marque a alternativa CORRETA.

“G-36” é um teste psicológico utilizado para medir:

  • A.

    Interesse.

  • B.

    Inteligência.

  • C.

    Habilidade.

  • D.

    Aptidão

Considerando as diferenças entre a amostragem teórica e amostragem estatística, analise as afirmativas seguintes.

I. Na amostragem estatística não há definição quanto à interrupção do estudo da amostra, enquanto que na amostragem teórica esta interrupção ocorre quando toda a amostra tiver sido estudada.

II. Na amostragem teórica se desconhece anteriormente a extensão da população básica, enquanto que na amostragem estatística é necessário se conhecer esta extensão.

III. Na amostragem estatística estima-se a distribuição dos aspectos na população básica, enquanto que na amostragem teórica estes aspectos não são conhecidos com antecedência.

IV. Na amostragem teórica o tamanho da amostra não é definido previamente, enquanto que na amostragem estatística esta definição é imprescindível.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III, apenas.

O desenvolvimento humano se caracteriza como campo clássico de estudos em Psicologia. Não obstante suas diferenças conceituais e/ou metodológicas, esses estudos, particularmente nas últimas duas décadas, têm comungado de aspectos ou princípios gerais. A esse respeito, identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as afirmativas abaixo:

( ) A busca pela compreensão dos indivíduos tem considerado sua inserção e vínculos em suas redes ou sistemas de interação social.

( ) Relações entre componentes advindos da bagagem genética e aquisições posteriores não têm sido consideradas, como forma de melhor compreender os fatores desenvolvimentais.

( ) As influências religiosas e suas manifestações de caráter anômalo nos diferentes estágios do desenvolvimento, sobretudo na infância, têm tido grande destaque na maior parte das teorias.

 ( ) A busca pela compreensão dos indivíduos tem considerado a dialética entre os sistemas biopsicossociais inseridos nos diferentes contextos de origem e/ou inserção desses indivíduos.

( ) A dinâmica do curso de vida em sua totalidade (ciclo vital), incluindo gerações anteriores e posteriores, tem sido focalizada, sobretudo por teorias do campo sistêmico.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – F – V

  • B.

    V – F – V – V – V

  • C.

    V – F – F – V – V

  • D.

    F – V – F – F – F

  • E.

    F – F – V – V – F

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...