Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A duração de um Psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subsequentes até a comunicação dos resultados. Para tanto, torna-se imprescindível nesse processo o contrato de trabalho, ou seja, o estabelecimento de termos em que o Psicodiagnóstico vai desenvolver-se. Sobre o contrato de trabalho, é incorreto afirmar:
deve priorizar no processo do Psicodiagnóstico a realização de um cronograma de atividades entre profissional e paciente de modo a facilitar o início das entrevistas e a aplicação dos testes, instrumentos centrais na consecução de uma avaliação correta.
envolve um comprometimento de ambas as partes no cumprimento das obrigações formais.
deve envolver certo grau de flexibilidade, devendo ser revisto sempre que o desenvolvimento do processo tiver de sofrer modificações.
o momento mais propício para o estabelecimento de um contrato de trabalho é variável, pois depende da precisão das questões iniciais e dos objetivos, bem como da experiência do psicólogo.
a definição de papéis, as obrigações e responsabilidades mútuas compõem o centro de um contrato de trabalho.
Marque a alternativa CORRETA.
Transtorno caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste, em algumas ocasiões, de uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade e, em outras, de um rebaixamento do humor e de redução da energia e da atividade. Estas características permitem estabelecer o seguinte psicodiagnóstico:
Metáfora Delirante.
Transtorno Afetivo Bipolar.
Conflito Intra-Psíquico.
Transtorno Simbólico.
Os estudos de Piaget constituíram toda uma época no desenvolvimento da teoria da linguagem e do pensamento da criança e ficaram marcados por sua importância histórica. Em seus estudos sobre o desenvolvimento mental da criança, este autor propõe uma série de estágios que se associam, ainda que sem rigidez, às idades. Dadas as afirmativas sobre os estágios de desenvolvimento intelectual,
I. O mais importante da contribuição dos estudos de Piaget sobre o Estágio Sensório-Motor (0 a 2 anos) consiste na ênfase à importância das atividades realizadas como fundamento de toda a atividade intelectual superior futura.
II. O principal progresso do Estágio Pré-Operacional (2 a 6 anos) em relação ao Estágio Sensório-Motor é o desenvolvimento da capacidade simbólica.
III. O Estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) se caracteriza por um tipo de pensamento que demonstra que a criança já possui uma organização assimilativa rica e integrada, funcionando em equilíbrio com um mecanismo de acomodação.
IV. No Estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) a criança já é capaz de resolver problemas a respeito de todas as relações possíveis entre eventos. Nessa fase, já é capaz de pensar em termos abstratos de formular hipóteses e testá las sistematicamente.
V. No Estágio de Operações Formais (12 anos em diante) o adolescente já tem todos os elementos necessários para utilizar o método experimental da ciência. Também consegue refletir sobre problemas abstratos de valores, ideologias e preocupações com o futuro.
verifica-se que estão corretas apenas
I, II e III.
I, II, III e IV.
I, II, III e V.
I, III e IV.
II, IV e V.
Marque a alternativa CORRETA.
Patologia que se apresenta, em geral, com distorções fundamentais do pensamento e da percepção, e com afetos inapropriados ou embotados. Usualmente, mantém-se clara a consciência e a capacidade intelectual, embora certos déficits cognitivos possam evoluir no curso do tempo. Os fenômenos psicopatológicos mais importantes incluem o eco do pensamento, a imposição ou o roubo do pensamento, a divulgação do pensamento, a percepção delirante, ideias delirantes de controle, de influência ou de passividade, vozes alucinatórias que comentam ou discutem com o paciente na terceira pessoa, transtornos do pensamento e sintomas negativos. Esta patologia é diagnosticada como:
Esquizofrenia.
Histeria.
Denegação
Contratransferência.
A avaliação psicológica é uma das áreas mais comumente associadas à prática profissional do psicólogo, sendo o teste seu instrumento de maior visibilidade. Considerando que o teste psicológico é, fundamentalmente, uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento, torna importante atentar em seu processo de construção para alguns elementos como a padronização, a precisão, a objetividade e a validade. Sobre estes elementos, é incorreto afirmar:
um passo importante na padronização de um teste é o grau de significância obtida a partir das respostas dos sujeitos frente às questões postuladas. Este elemento possibilita que os resultados nos testes possam ser interpretados.
a aplicação, a avaliação e a interpretação dos resultados de um teste são objetivos à medida que independem do julgamento subjetivo de determinado examinador.
a precisão sempre significa estabilidade ou consistência. Precisão do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando testado novamente com o mesmo instrumento, ou com uma forma equivalente.
a validade é o grau em que o teste mede, efetivamente, o que pretende medir.
Marque a alternativa CORRETA.
A entrevista totalmente livre e que não especifica nem as questões e nem as respostas requeridas é conhecida como:
Entrevista diretiva.
Entrevista padronizada apenas nas perguntas.
Entrevista totalmente padronizada.
Entrevista não diretiva.
A Psicoterapia Breve não é definida apenas pelo tempo de duração. O essencial é que, a partir do diagnóstico do paciente, seja estabelecido um foco de trabalho e objetivos terapêuticos delimitados e dirigidos aos sintomas e problemática atual. Dadas as afirmativas seguintes s Psicoterapia Breve,
I. O planejamento de metas e a duração do tratamento devem ser previamente fixados somente pelo terapeuta.
II. Os precursores da Psicoterapia Breve foram Alexander & French na década de 40. Estes cunharam o conceito de experiência emocional corretiva.
III. Nas décadas de 60 e 70, Malan, Balint e Sifneos realizaram novos avanços teóricos e técnicos a essa abordagem psicoterápica.
IV. A mudança teórica na compreensão da constituição psíquica e as psicopatologias, centrada no intrapsíquico e pulsional passaram para um modelo estrutural-relacional.
verifica-se que está(ão) correta(s)
I, II, III e IV.
I, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Marque a alternativa CORRETA.
G-36 é um teste psicológico utilizado para medir:
Interesse.
Inteligência.
Habilidade.
Aptidão
Considerando as diferenças entre a amostragem teórica e amostragem estatística, analise as afirmativas seguintes.
I. Na amostragem estatística não há definição quanto à interrupção do estudo da amostra, enquanto que na amostragem teórica esta interrupção ocorre quando toda a amostra tiver sido estudada.
II. Na amostragem teórica se desconhece anteriormente a extensão da população básica, enquanto que na amostragem estatística é necessário se conhecer esta extensão.
III. Na amostragem estatística estima-se a distribuição dos aspectos na população básica, enquanto que na amostragem teórica estes aspectos não são conhecidos com antecedência.
IV. Na amostragem teórica o tamanho da amostra não é definido previamente, enquanto que na amostragem estatística esta definição é imprescindível.
Verifica-se que está(ão) correta(s)
I, II, III e IV.
I, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
O desenvolvimento humano se caracteriza como campo clássico de estudos em Psicologia. Não obstante suas diferenças conceituais e/ou metodológicas, esses estudos, particularmente nas últimas duas décadas, têm comungado de aspectos ou princípios gerais. A esse respeito, identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as afirmativas abaixo:
( ) A busca pela compreensão dos indivíduos tem considerado sua inserção e vínculos em suas redes ou sistemas de interação social.
( ) Relações entre componentes advindos da bagagem genética e aquisições posteriores não têm sido consideradas, como forma de melhor compreender os fatores desenvolvimentais.
( ) As influências religiosas e suas manifestações de caráter anômalo nos diferentes estágios do desenvolvimento, sobretudo na infância, têm tido grande destaque na maior parte das teorias.
( ) A busca pela compreensão dos indivíduos tem considerado a dialética entre os sistemas biopsicossociais inseridos nos diferentes contextos de origem e/ou inserção desses indivíduos.
( ) A dinâmica do curso de vida em sua totalidade (ciclo vital), incluindo gerações anteriores e posteriores, tem sido focalizada, sobretudo por teorias do campo sistêmico.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V V F F V
V F V V V
V F F V V
F V F F F
F F V V F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...