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Assinale a alternativa correta baseando-se no termo neurose:
Também conhecida como psiconeurose ou distúrbio neurótico;
É um termo que refere-se a qualquer desequilíbrio mental que causa angústia e ansiedade, porém ao contrário da psicose e algumas outras desordens mentais, não impede ou afeta o pensamento racional;
Neurose é particularmente associada ao campo da psicanálise;
Todas as alternativas estão corretas.
Assinale a alternativa que melhor define o termo psicopatologia:
O ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental; suas causas, mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação;
O ramo da psicologia que trata as doenças mentais;
O ramo da ciência que busca a cura do sofrimento mental;
O ramo da psicologia que trata da natureza essencial aprendizado; suas conseqüências e manifestações.
Considere os seguintes modelos de psicoterapia:
1) Psicanálise e Psicoterapia de Orientação Analítica
2) Psicoterapia Breve Dinâmica
3) Terapia Cognitiva
Enumere os enunciados a seguir, relacionando-os com o modelo correspondente.
( ) A obtenção dos resultados propostos se dá por intermédio de um processo que leve a eliminar as resistências, utilizando elementos como a associação livre, a interpretação e a transferência.
( ) Caracteriza-se por ser uma abordagem ativa, diretiva, educativa, estruturada e utilizar tarefas de casa como atividade integrada ao processo terapêutico.
( ) Tratamento com objetivos terapêuticos bem delimitados, baseado na formulação inicial de uma hipótese psicodinâmica que engloba os sintomas, sua relação com o conflito, suas possíveis manifestações na transferência e critérios de melhora.
A sequência correta, de cima para baixo, está na opção
3 2 1
3 1 2
1 3 2
2 1 3
1 2 3
Qual opção a seguir melhor apresenta a definição atual de transtorno psicológico?
Um conjunto de sintomas de ordem comportamental, emocional e cognitiva, que se desenvolvem gradualmente e produzem deterioração mental permanente.
Uma anomalia psicológica que leva o indivíduo a comportamentos bizarros, suscetível ao fenômeno de contágio emocional.
Uma disfunção com causas exclusivamente biológicas, associada com depressão e que eventualmente produz respostas disfuncionais.
Uma disfunção psicológica do indivíduo, associada com angústia, diminuição da capacidade adaptativa e respostas inesperadas no seu contexto cultural.
Uma disfunção psicológica e orgânica, associada com quadros patológicos e inadequação de funcionamento, que independem do contexto cultural.
Considere as seguintes teorias do desenvolvimento:
1) Teoria do desenvolvimento psicanalítica (Sigmund Freud)
2) Teoria do desenvolvimento psicossocial (Erik Erikson)
3) Teoria psicogenética (Jean Piaget)
Enumere os enunciados a seguir, relacionando-os com a abordagem correspondente.
( ) A inteligência é um sistema de operações vivas e atuantes e a realidade deve ser construída pela criança.
( ) Destaca dois processos maturacionais: o desenvolvimento psicossexual (maturação afetiva) e a maturação do ego (maturação cognitiva).
( ) O foco deixa de ser a preocupação unilateral com as forças intrapsíquicas e passa a ser uma análise histórica da estrutura da organização social em que a criança se encontra e das relações interpsíquicas entre a criança e seu meio, a estrutura e a dinâmica deste.
A sequência correta, de cima para baixo, está na opção
3 2 1
2 3 1
3 1 2
2 1 3
1 2 3
Os transtornos de humor (afetivos) são classificados no CID- 10 como pertencentes à classe dos transtornos mentais e comportamentais. Sobre este tipo de transtorno, é incorreto afirmar:
são transtornos nos quais a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma depressão (com ou sem ansiedade associada) ou de uma elação.
a maioria destes transtornos tende a ser recorrente e a ocorrência dos episódios individuais pode frequentemente estar relacionada com situações ou fatos estressantes.
o transtorno afetivo bipolar e os episódios depressivos compõem a classificação dos transtornos de humor.
os transtornos fóbico-ansiosos pertencem ao grupo de transtornos de humor e são caracterizados por uma ansiedade desencadeada exclusiva ou essencialmente por situações nitidamente determinadas que não apresentam atualmente nenhum perigo real.
no episódio depressivo leve, um dos transtornos de humor, o paciente usualmente sofre com a presença de sintomas como um rebaixamento do humor, uma redução da energia e a diminuição da atividade, mas provavelmente será capaz de desempenhar a maior parte das atividades.
Tomando como critério o objetivo de uma entrevista, no campo da saúde mental podemos falar na existência de cinco tipos, quais sejam: a Entrevista Diagnóstica, Entrevista Terapêutica, Entrevista de Encaminhamento, Entrevista de Desligamento e Entrevista de Pesquisa. Sobre a Entrevista Diagnóstica, é correto afirmar:
visa estabelecer o diagnóstico e o prognóstico do paciente e as indicações terapêuticas adequadas. Para tal, é necessário que o processo de entrevista se caracterize por uma ampla coleta de dados sobre a história do paciente e sobre sua motivação para tratamento.
visa colocar em prática estratégias de intervenção psicológica para, ao acompanhar o paciente, esclarecer suas dificuldades, tentando solucionar os problemas trazidos por ele.
é aquela que desde o início tem por objetivo indicar um tratamento ao paciente que não será conduzido pelo analista que o entrevistou.
visa investigar temas diversos de interesse da investigação clínica e que é realizada com o consentimento documentado do paciente.
visa ver com o paciente os benefícios derivados do tratamento por ocasião da alta, assim como examinar com ele planos pós-alta ou trabalhar algum problema pendente.
A Psicoterapia Breve Dinâmica tem sua base teórica fundamentada na psicanálise e surge da percepção de que um grupo de pacientes busca tratamento com objetivos definidos e circunscritos em torno do que se poderia definir como um foco. Sobre ela, é incorreto afirmar:
o terapeuta adota atividades ativas utilizando, além de intervenções que visam ao insight, outras de caráter de apoio como: sugestão e educação, clarificação e aconselhamento.
é indispensável uma boa relação terapêutica, na qual o terapeuta é ativo e o paciente um colaborador; e associa técnicas comportamentais como exposição, associação livre, prevenção da resposta, modelagem, role-playing, relaxação.
o trabalho psicoterápico se baseia na formulação inicial de uma hipótese psicodinâmica que engloba os sintomas apresentados pelo paciente, sua relação com o conflito atual, com o conflito nuclear, suas possíveis manifestações na transferência e o estabelecimento dos critérios de melhora.
a avaliação dos resultados obtidos na terapia implica a identificação dos mecanismos inconscientes envolvidos nas mudanças globais de vida observáveis.
embora o paciente traga o material sob a forma de associações livres, cabe ao terapeuta endereçar a atenção para o exame do conflito principal, que constitui o foco. Assim, o uso de perguntas, clarificações e confrontações é muito frequente neste tipo de tratamento, ao lado de interpretações que são basicamente extratransferenciais e dirigidas ao foco.
A Terapia Cognitiva é um sistema psicoterapêutico fundamentado no modelo cognitivo, segundo o qual a emoção e o comportamento são determinados pela forma como o indivíduo interpreta o mundo. Dadas as afirmativas sobre ela,
I. Seus principais conceitos são: as crenças centrais (esquemas), as crenças intermediárias, os pensamentos automáticos e as distorções cognitivas.
II. Pode ser aplicada a pacientes de diversas idades e de diferentes níveis educacionais, econômicos ou culturais, podendo ser realizada individualmente ou em grupo. O que permanece como ponto comum no tratamento de todos os transtornos, em qualquer modalidade, é a identificação e a modificação dos pensamentos e crenças disfuncionais.
III. A avaliação dos resultados obtidos na terapia implica a identificação dos mecanismos inconscientes envolvidos nas mudanças globais de vida observáveis.
IV. A eficácia da terapia depende do estabelecimento de um claro plano de tratamento que deve incluir, entre outros elementos, a educação do paciente sobre o modelo cognitivo, o desenvolvimento de uma relação transferencial, a formulação do problema, o estabelecimento de metas e a postulação de um insight.
V. A alta em Terapia Cognitiva é dada quando o paciente é capaz de utilizar os recursos adquiridos na terapia para solucionar problemas cotidianos e quando está apto a identificar seus pensamentos e crenças disfuncionais e substituí-los por outros mais realistas.
verifica-se que estão corretas apenas
I, II e III.
I, II, III e IV.
I, II e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
Marque a alternativa CORRETA.
Transtorno caracterizado essencialmente por ideias ou por comportamentos recorrentes. As ideias são pensamentos, representações ou impulsos, que se intrometem na consciência da pessoa de modo repetitivo e estereotipado. Em regra geral, elas perturbam muito o sujeito, que tenta, frequentemente, resistir-lhes, mas sem sucesso, reconhecendo, entretanto, que se trata de seus próprios pensamentos, mas estranhos à sua vontade e, em geral, desprazerosos. Os comportamentos e os rituais são atividades também estereotipadas e repetitivas. O sujeito reconhece habitualmente o absurdo e a inutilidade de tais comportamentos e faz esforços para resistir-lhes. O transtorno é acompanhado, quase sempre, de ansiedade. Estes sintomas definem o:
Transtorno obsessivo-compulsivo.
Transtorno de identificação.
Transtorno depressivo.
Transtorno do imaginário.
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