Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a teoria de Piaget, assinale a alternativa correta:
Piaget distingue quatro grandes estágios de desenvolvimento como forma da atividade mental (tanto afetiva como intelectual). Assinale a alternativa correta:
Conforme a teoria de Piaget analise as afirmativas abaixo:
I) Para Piaget, o conhecimento da criança é construído, isto é, a inteligência é construída num processo de interação ativa da criança com o mundo externo.
II) O pensamento deriva da ação da criança sobre o meio em que vive, Piaget não compartilha da ideia de que a inteligência é apenas um traço hereditário (inatismo) ou apenas influência de estímulos externos (empirismo).
III) Após o nascimento, a criança inicia um processo de adaptação, através de assimilação e acomodação, que são os processos básicos de formação de estruturas de pensamento.
IV) Piaget entende assimilação como a incorporação de elementos novos a estruturas já existentes, e acomodação toda modificação dos esquemas de assimilação, por influência de situações exteriores.
Considerando as informações acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca de competências e inteligências múltiplas, julgue os itens subsequentes. De acordo com Howard Gardner, uma das formas de inteligência humana é a cinestésica, considerada como a capacidade de autoconhecimento e a consciência do próprio potencial e de debilidades e temores.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com base nos conceitos relacionados à teoria da complexidade e à relação entre psicanálise e educação, julgue os itens a seguir. De acordo com a psicanálise, a educação deve ensinar a criança a controlar seus instintos de modo a alcançar a psique saudável.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com base nos conceitos relacionados à teoria da complexidade e à relação entre psicanálise e educação, julgue os itens a seguir. Segundo a psicanálise freudiana, o conceito de transferência explica como a relação afetiva possibilita ao aluno aprender com o professor.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
Segundo a teoria de mediação de Vygotski, as funções psicológicas superiores organizam a relação entre o homem e o mundo real por meio de mediadores denominados
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com referência aos processos de aprendizagem e à relação entre professor e aluno no processo educativo, julgue os itens que se seguem. Piaget compreende as aprendizagens como processos de assimilação e considera o erro parte do processo de aprendizagem, ou seja, elemento da construção do conhecimento.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
A abordagem psicoterapêutica que se baseia em princípios e teorias da aprendizagem para explicar tanto o surgimento quanto a eliminação de sintomas psicopatológicos por meio da aplicação de suas técnicas chama-se
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
Segundo Piaget, o processo de desenvolvimento cognitivo pode ser definido como um passo progressivo e continuado de níveis de equilíbrio inferiores a níveis superiores nos intercâmbios cognitivos entre os indivíduos e o meio. Esse mecanismo de equilibração é possível devido ao
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...