Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Pensando na juventude x projeto de vida, Piaget (apud Bock, p. 125) afirma que “a personalidade começa a se formar no final da infância, entre 08 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores e a afirmação da vontade. Esses aspectos subordinam‐se num sistema único e pessoal e vão se exteriorizar na construção de um projeto de vida, que irá nortear o indivíduo em sua adaptação ativa à realidade, por meio de sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação para ele.”

De acordo com o desenvolvimento da personalidade por Piaget, é correto afirmar que

  • A. diferente da antiguidade, no século XX não se usava mais indicadores para marcar a entrada na vida adulta. Antigamente, esses indicadores eram a ingressão no mundo do trabalho e a constituição de uma nova família.
  • B. na idade adulta não surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivíduo caminha, então, para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo, em profundidade, e uma maior compreensão dos problemas e das realidades significativas que o atingem. Isso influencia os conteúdos afetivo‐emocionais e sua forma de estar no mundo.
  • C. no processo juventude x projeto de vida não ocorre um equilíbrio entre o real e os ideais do indivíduo, isto é, de revolucionário, no plano das ideias, ele se torna transformador, no plano da ação. Contudo, os interesses do adolescente são diversos e mutáveis, sendo que a estabilidade chega com a proximidade da vida adulta.
  • D. não se deve considerar correto o fato de que em nossa cultura, em determinadas classes sociais que “protegem” a infância e a juventude, a prorrogação do período da adolescência é seja cada vez maior, caracterizando‐se por uma dependência em relação aos pais e uma postergação do período em que o indivíduo se torna socialmente produtivo e, portanto, entra na idade adulta.

Ao tratar da questão do pensamento, Piaget afirma a diferença entre o pensamento dirigido e o pensamento autístico, situando o pensamento egocêntrico em relação àqueles. Seus trabalhos iniciais são cuidadosamente lidos e criticados por Vigotski. As críticas às conclusões de Piaget ocorrem porque, para Vigotski, a(o)

  • A. fala egocêntrica compreende uma tentativa de comunicação.
  • B. desenvolvimento da linguagem e do pensamento partem do individual para o social.
  • C. desenvolvimento do pensamento e da linguagem não estão vinculados.
  • D. desenvolvimento ocorre da fala social para a egocêntrica, que se transformará em fala interior.
  • E. pensamento egocêntrico infantil deve ser enfatizado e não tomado como transitório e secundário.

Sobre o desenvolvimento intelectual e aprendizagem, Piaget esquematizou:

A sequência está correta em

  • A. 3, 2, 5, 1, 4
  • B. 1, 3, 4, 5, 2
  • C. 2, 4, 1, 3, 5
  • D. 4, 5, 3, 2, 1
  • E. 5, 1, 2, 4, 3

A psicologia e muitas outras áreas científicas têm-se dedicado ao estudo da adolescência, buscando contribuir para a compreensão dos problemas sociais que envolvem a juventude. Pesquisas e materiais técnicos e científicos têm sido produzidos com o objetivo de auxiliar pais, professores e educadores em geral a lidar com os adolescentes. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos ligados e essa fase da vida, julgue os itens seguintes.

A clínica psicológica de adolescentes deve investigar as transformações por que passa o adolescente, a fim de compreender a crise do desenvolvimento do adolescente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A psicologia e muitas outras áreas científicas têm-se dedicado ao estudo da adolescência, buscando contribuir para a compreensão dos problemas sociais que envolvem a juventude. Pesquisas e materiais técnicos e científicos têm sido produzidos com o objetivo de auxiliar pais, professores e educadores em geral a lidar com os adolescentes. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos ligados e essa fase da vida, julgue os itens seguintes.

A adolescência é um momento do desenvolvimento que é significada, interpretada e construída pelas pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A psicologia e muitas outras áreas científicas têm-se dedicado ao estudo da adolescência, buscando contribuir para a compreensão dos problemas sociais que envolvem a juventude. Pesquisas e materiais técnicos e científicos têm sido produzidos com o objetivo de auxiliar pais, professores e educadores em geral a lidar com os adolescentes. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos ligados e essa fase da vida, julgue os itens seguintes.

O que os jovens fazem e como eles se comportam nos dias atuais é fruto das relações sociais, das condições de vida e dos valores sociais da cultura em que estão inseridos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito da violência na infância e na adolescência.

A violência presente no comportamento dos adolescentes é uma característica inerente a essa etapa de desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a perspectiva histórico-cultural, o desenvolvimento humano é produzido a partir da interação do homem com o grupo social no qual está inserido. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A apropriação da cultura por parte da criança é produto de suas interações com os elementos culturais e com as pessoas que a introduzem nesse mundo de significações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a perspectiva histórico-cultural, o desenvolvimento humano é produzido a partir da interação do homem com o grupo social no qual está inserido. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A evolução filogenética da espécie humana representa a totalidade e a potencialidade do desenvolvimento humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a perspectiva histórico-cultural, o desenvolvimento humano é produzido a partir da interação do homem com o grupo social no qual está inserido. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

O processo de desenvolvimento humano consiste na individualização da criança, ou seja, na expressão de habilidades e funções mentais programadas biologicamente.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...