Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir. Variáveis socioeconômicas, acesso à tecnologia, tempo livre e situação educacional influenciam a transição da adolescência para a vida adulta, no que se pode considerar uma ampliação da adolescência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todas as alternativas abaixo são relativas às características psicológicas da adolescência, EXCETO:

  • A. Pensamento abstrato.
  • B. Desenvolvimento do nível consciência social e julgamento moral.
  • C. Ênfase pensamento egocêntrico.
  • D. Busca da identidade, definição do próprio sentimento do eu.
  • E. Crescente influência dos colegas e decrescente influência parental.

De acordo com as teorias relacionadas às concepções de aprendizagem, assinale a opção que contém o nome de autores que contribuíram de forma significativa para o modelo educacional:

  • A. Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky, Henri Wallon, Jacques Lacan.
  • B. Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky, Henri Wallon, David Ausubel.
  • C. Jean Piaget, Sigmund Freud, Henri Wallon, David Ausubel.
  • D. Carl Gustav Jung, Lev Semenovitch Vygotsky, Henri Wallon, David Ausubel.
  • E. Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky, Erik H. Erikson, David Ausubel.

Sobre a Teoria das fases do desenvolvimento infantil descritas por Jean Piaget, é possível afirmar que:

  • A. O período Sensório-Motor compreende à idade de 0 a 5 anos.
  • B. O período Pré-Operatório compreende à idade de 2 a 10 anos.
  • C. O período das Operações Concretas compreende até a idade de 2 a 4 anos.
  • D. O período de Operações Informais Concretas compreende a idade de até 5 anos.
  • E. A Teoria das fases do desenvolvimento infantil segundo Piaget esta dividida em: Período Sensório- Motor (0-2 anos), Período Pré-Operatório (2 a 7 anos), Período das Operações Concretas (7 a 11 ou 12) anos e Período das Operações Formais (11-12 anos em diante).

De acordo com a teoria psicossocial do desenvolvimento humano de Erik Erikson é correto afirmar que:

  • A. Trata-se de uma teoria comportamentalista do desenvolvimento humano.
  • B. Ela concorda com muitos dos pensamentos de Freud sobre o desenvolvimento sexual e a influência das necessidades libidinosas na personalidade.
  • C. O foco é o desenvolvimento do comportamento social.
  • D. As crianças desenvolvem um sentido seguro de identidade quando aprendem o comportamento moralmente aceito.

A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson, psicanalista, propõe oito estágios durante o ciclo vital. Cada um deles envolve uma “crise” na personalidade, que surge de acordo com a maturação do indivíduo e deve ser satisfatoriamente resolvida para um desenvolvimento saudável do ego.

Segundo esta teoria, na adolescência,

  • A. a produtividade e a autoestima encontram-se como elementos principais da crise.
  • B. o esforço do adolescente para compreender sua identidade é parte de um processo saudável e vital, fundamentado nas realizações dos estágios anteriores, e estabelece as bases para enfrentar as crises da vida adulta.
  • C. a possibilidade de envolver-se de forma profunda com outras pessoas é um dos principais focos da crise de identidade.
  • D. não ocorrerá atualizações de períodos anteriores, pois, uma vez superados os conflitos da infância, esses não têm mais papel de importância na vida do sujeito.
  • E. a identidade pode se desenvolver de duas formas: 1) pelo processo de diferenciação e de integração; 2) pelo processo de substituição.

No campo da teoria do desenvolvimento,

  • A. de acordo com Piaget, o desenvolvimento do pensamento abstrato, que ocorre no período operatório-formal, possibilita a criação imaginativa, hipotética e metafórica de situações não vividas.
  • B. Piaget e Vygotsky são representantes da perspectiva interacionista do desenvolvimento, com estudos sobre a inteligência e a maturação cognitiva.
  • C. Piaget entende que, no período pré-operatório, a criança se desenvolve por meio da realização de atividades motoras e dos estímulos sensoriais.
  • D. Vygotsky entende a zona de desenvolvimento proximal como a avaliação do aprendizado obtido pela criança no período escolar.
  • E. Piaget entende que a adaptação está relacionada à busca do equilíbrio constante no processo de maturação cognitiva.

Sobre as consequências da privação do amor materno na primeira infância, causadas inclusive pela institucionalização, segundo John Bowlby, no livro “Cuidados Maternos e Saúde Mental”, analise as afirmativas a seguir.

I. O bebê pode deixar de sorrir para um rosto humano ou de reagir quando alguém brinca com ele.

II. Em crianças refugiadas foi identificada a enurese noturna, bem como a incapacidade de estabelecer relações e o aumento de agressividade e frustração.

III. A privação por longo prazo pode produzir sequelas mais graves, dentre outras a ligação calorosa, mas superficial, com qualquer adulto que se aproxime.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

No campo da inquirição de crianças e adolescentes, é digno de nota o Depoimento sem dano, cuja experiência no Brasil foi iniciada em Porto Alegre pelo juiz de direito José Antônio Daltoé Cezar e implantada em diversos tribunais no país. Tal proposta de inquirição foi fortemente criticada pelo Conselho Federal de Psicologia, assim como por diversos psicólogos de importância no campo jurídico. Entre as críticas que podem ser feitas ao Depoimento sem dano, pode-se dizer que:

  • A. o uso de bonecas anatomicamente corretas é comprovadamente o meio mais adequado para revelação de abuso sexual;
  • B. a criança deve ser respeitada em sua vontade de calar-se e não revelar aspectos de sua vida íntima;
  • C. a reinquirição da criança na condição de vítima e testemunha em juízo não gera danos a ela;
  • D. a inquirição judicial é similar à entrevista psicológica, não havendo necessidade de substituir esta pela primeira;
  • E. a punição do acusado atende aos anseios da criança, não havendo razão para ela participar da audiência.

Em A Verdade e as Formas Jurídicas, Foucault afirma que a prisão se tornou a punição por excelência e a matriz da vigilância panóptica nas sociedades disciplinares. Com efeito, a punição moderna passou a ser calculada essencialmente a partir do indivíduo em relação:

  • A. ao seu ato criminoso;
  • B. a sua virtualidade;
  • C. ao livre arbítrio;
  • D. à ofensa ao soberano;
  • E. ao pacto social.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...