Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na obra “Desenvolvimento psicológico e educação – Psicologia da Educação Escolar”, Coll, Marchesi & Palacios (2004) escrevem: “boa parte da pesquisa atual sobre a dinâmica da sala de aula orienta‐se para a análise dos complexos fenômenos de interação entre alunos e de interação entre professores e alunos ao longo dos quais se exerce a influência educacional e se produz a aprendizagem. Nesse sentido, a sala de aula transforma‐se em um contexto

  • A. mais mental do que físico – compartilhado por professores e alunos e indissoluvelmente vinculado aos processos de construção do conhecimento que nela ocorrem.
  • B. de educação familiar – no qual professores se colocam primeiramente como pais dos alunos a serem educados primeiro com relação aos modos de se comportarem.
  • C. com embate constante – deixou‐se de ter a sala de aula como lugar de ensino e de aprendizagem considerando que a violência cotidiana impede relações de ensino e aprendizagem.
  • D. próprio de intencionalidades – levando todos os trabalhadores da educação ao planejamento e controle das atividades desenvolvidas no contexto escolar em busca de suas metas.

No que diz respeito aos processos cognitivos, julgue os itens subsequentes. A perspectiva cognitiva experimental foi a primeira que surgiu na psicologia e firmou-se como a abordagem hegemônica entre os psicólogos durante a primeira metade do século XX.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos processos cognitivos, julgue os itens subsequentes. Um motorista bem treinado que fala ao celular enquanto dirige aloca recursos atencionais focalizados e apresenta processamento serial.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos processos cognitivos, julgue os itens subsequentes. A memória de trabalho tem recursos de armazenamento limitados, porém apresenta componentes com capacidades de armazenamento independentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em consonância com a capacidade de reter informação ou uma representação de experiência passada e seus diversos tipos, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A. II, I, III, IV.
  • B. I, II, III, IV.
  • C. II, III, IV, I.
  • D. IV, III, II, I.

Em uma pesquisa acerca do desenvolvimento, um psicólogo coloca à frente de duas crianças 4 quadrados azuis, 4 quadrados vermelhos e 4 círculos azuis, cortados em cartolina. O investigador afirma que alguém disse que todos os círculos são azuis e pergunta o que as crianças acham disso. A criança A diz que isso é falso, pois também há quadrados azuis. A criança B diz que é verdade, pois não há círculos vermelhos. De acordo com a teoria piagetiana, essas duas crianças estão, respectivamente, nos seguintes estágios de seu desenvolvimento:

  • A. operacional formal; pré-operacional
  • B. operacional formal; operacional concreto
  • C. operacional concreto; operacional formal
  • D. pré-operacional; operacional concreto
  • E. sensório-motor; operacional formal

A posição de Vygotsky sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é que o

  • A. desenvolvimento é dependente da maturação e condiciona o aprendizado.
  • B. desenvolvimento é definido como a substituição de respostas inatas a partir do aprendizado.
  • C. aprendizado e o desenvolvimento são coincidentes e contemporâneos.
  • D. aprendizado alavanca o desenvolvimento devido ao estabelecimento das relações sociais.
  • E. processo de desenvolvimento da criança é independente do aprendizado.

Leia as informações e escolha a alternativa INCORRETA:

  • A. Desenvolvimento é um processo razoavelmente ordenado e cumulativo, que abrange tanto as mudanças biológicas como as comportamentais decorrentes do envelhecimento das pessoas.
  • B. Psicologia Social é o ramo da psicologia que se preocupa com a maneira pela qual os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos são influenciados por outras pessoas.
  • C. Um traço de personalidade é uma disposição duradoura a comportar-se de determinada forma em uma diversidade de situações, portanto, adjetivos como honesto, digno de confiança, temperamental, impulsivo, desconfiado, ansioso, excitável, dominador e amigável descrevem tendências que denominam traços de personalidade.
  • D. Para Skinner o reforço ocorre quando um evento seguido de uma resposta aumenta a tendência de um ser vivo produzir aquele reforço. Em outras palavras, uma resposta é reforçada porque leva a consequências compensadoras.

Em uma organização de trabalho, os colaboradores de uma determinada função recebem seu salário-base mensalmente, acrescido de um diferencial proporcional à sua produtividade naquele mês. De acordo com a teoria da aprendizagem, o programa de reforçamento que está sendo utilizado é o esquema de

  • A. reforço contínuo
  • B. intervalo e razão fixos
  • C. intervalo fixo e razão variável
  • D. intervalo e razão variáveis
  • E. intervalo variável e razão fixa

Em uma organização de trabalho, cada vez que um colaborador alcança as metas de desempenho mensais, propostas por sua gerência, ele tem a possibilidade de escolher um dia da semana em que trabalhará apenas meio período, no mês seguinte, sem perda de remuneração. Essa redução da carga horária vigora por um mês, até seu desempenho ser novamente avaliado, de tal modo que o seu meio período de folga seja mantido ou modificado. De acordo com a teoria da aprendizagem, o comportamento no sentido de cumprir as metas mensais de um funcionário, cuja carga horária foi reduzida, está sendo

  • A. reforçado negativamente
  • B. reforçado positivamente
  • C. modelado vicariamente
  • D. estimulado aversivamente
  • E. apreendido cognitivamente
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...