Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Entendidos a partir de uma perspectiva desenvolvimental, os transtornos (distúrbios) da infância e adolescência são processos decorrentes:
de variáveis endógenas e exógenas que, juntas, influenciam o desenvolvimento humano.
da supremacia das variáveis endógenas sobre as exógenas no transcurso do desenvolvimento humano.
da supremacia das variáveis exógenas sobre as endógenas no transcurso do desenvolvimento humano.
exclusivamente de interações multifatoriais entre as variáveis exógenas e as variáveis sexo e faixa etária.
unicamente de interações multifatoriais entre as variáveis endógenas e as variáveis sexo e faixa etária.
Analise as assertivas a seguir e relacione-as às teorias respectivas.
(1). Cada estágio envolve uma crise na personalidade, uma questão de desenvolvimento que é particularmente importante naquele momento e que continuará a ter importância durante toda a vida. As crises, que vão surgindo de acordo com um cronograma de maturação, devem ser satisfatoriamente resolvidas para um saudável desenvolvimento do ego.
(2). Os seres humanos, em todas as idades, aprendem sobre o mundo da mesma forma que os outros organismos: reagindo a condições ou a aspectos de seu ambiente que acham agradáveis, dolorosos ou ameaçadores.
(3). A imitação de modelos é o elemento mais importante na forma como a criança aprende uma língua, lida com a agressividade e aprende o comportamento socialmente atribuído ao gênero a que pertencem.
(4). O desenvolvimento cognitivo ocorre em uma série de estágios qualitativamente diferentes. Em cada estágio, a mente da criança desenvolve um novo modo de operar. Esse desenvolvimento gradual ocorre através de três princípios inter-relacionados: organização, adaptação e equlibração.
( ) Teoria dos estágios cognitivos de Piaget.
( ) Teoria da aprendizagem social de Bandura.
( ) Teoria comportamentalista de Skinner.
( ) Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson.
Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Assinale a opção que apresenta a proposição CORRETA.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, a respeito de teorias e técnicas psicoterápicas.
Nas abordagens existencialistas, os terapeutas utilizam-se de técnicas fundamentadas no condicionamento operante ou no condicionamento clássico.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, a respeito de teorias e técnicas psicoterápicas.
A teoria de Skinner tem o condicionamento como base do tratamento.
Justifica-se a atenção dada à infância e à adolescência pelo fato de crianças e jovens serem pessoas
perigosas, cabendo monitorá-las para que não exerçam violência sobre suas famílias e comunidades.
fragilizadas, sujeitas a todas as modalidades de escravidão, tais como trabalho forçado, exploração sexual e tráfico de drogas.
indefesas, tanto que podem ser recrutadas e forçadas a participar de conflitos armados.
imaturas para lutar e garantir seus direitos por estarem em desenvolvimento, merecendo proteção especial.
manipuláveis para exercer trabalhos em atividades que requeiram posições político partidárias.
A cooperação é, segundo Piaget, uma das condições necessárias para o desenvolvimento cognitivo e moral das crianças, justamente por permitir que elas
vivenciem uma relação hierárquica entre pares, apreendida como igual à mantida com o adulto.
explorem reações emocionais, notadamente quando em interação com parceiros de outro sexo.
se coloquem no ponto de vista do outro, algo que exige a descentração do pensamento.
lidem com situações de dominação e submissão próprias da heteronomia para construir sua autonomia.
experimentem situações coletivas centrais e importantes para a trajetória escolar de sucesso.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.
Segundo os estudos do desenvolvimento humano, o ambiente tem mais influência no desenvolvimento de um indivíduo do que a hereditariedade.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.
O modelo sequencial de pesquisa em desenvolvimento humano combina características de estudos longitudinais e de corte transversal.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.
A psicologia do desenvolvimento restringe seus estudos aos processos de mudança no comportamento humano no decorrer da infância e da adolescência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...