Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entendidos a partir de uma perspectiva desenvolvimental, os transtornos (distúrbios) da infância e adolescência são processos decorrentes:

  • A.

    de variáveis endógenas e exógenas que, juntas, influenciam o desenvolvimento humano.

  • B.

    da supremacia das variáveis endógenas sobre as exógenas no transcurso do desenvolvimento humano.

  • C.

    da supremacia das variáveis exógenas sobre as endógenas no transcurso do desenvolvimento humano.

  • D.

    exclusivamente de interações multifatoriais entre as variáveis exógenas e as variáveis sexo e faixa etária.

  • E.

    unicamente de interações multifatoriais entre as variáveis endógenas e as variáveis sexo e faixa etária.

Analise as assertivas a seguir e relacione-as às teorias respectivas.

(1). Cada estágio envolve uma “crise” na personalidade, uma questão de desenvolvimento que é particularmente importante naquele momento e que continuará a ter importância durante toda a vida. As crises, que vão surgindo de acordo com um cronograma de maturação, devem ser satisfatoriamente resolvidas para um saudável desenvolvimento do ego.

(2). Os seres humanos, em todas as idades, aprendem sobre o mundo da mesma forma que os outros organismos: reagindo a condições ou a aspectos de seu ambiente que acham agradáveis, dolorosos ou ameaçadores.

(3). A imitação de modelos é o elemento mais importante na forma como a criança aprende uma língua, lida com a agressividade e aprende o comportamento socialmente atribuído ao gênero a que pertencem.

(4). O desenvolvimento cognitivo ocorre em uma série de estágios qualitativamente diferentes. Em cada estágio, a mente da criança desenvolve um novo modo de operar. Esse desenvolvimento gradual ocorre através de três princípios inter-relacionados: organização, adaptação e equlibração.

( ) Teoria dos estágios cognitivos de Piaget.

( ) Teoria da aprendizagem social de Bandura.

( ) Teoria comportamentalista de Skinner.

( ) Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A. 4, 3, 1, 2
  • B. 1, 2, 3, 4
  • C. 2, 3, 4, 1
  • D. 3, 4, 2, 1
  • E. 4, 3, 2, 1

Assinale a opção que apresenta a proposição CORRETA.

  • A. São princípios da abordagem do desenvolvimento no ciclo vital de Bates: contextualidade, unidimensionalidade, multidirecionalidade e plasticidade.
  • B. Os estudiosos costumam classificar o desenvolvimento em três principais aspectos: físico, cognitivo e psicossocial.
  • C. De acordo com Papalia, a vida adulta se divide em três fases: juventude (25-40 anos), meia-idade (40-65 anos) e terceira idade (65 anos em diante).
  • D. Os fatores que influenciam o desenvolvimento podem ser classificados em genéticos, ambientais e maturacionais.
  • E. O modo como a família se organiza (nuclear ou extensa) é uma variável maturacional bastante influente.

Julgue os itens a seguir, a respeito de teorias e técnicas psicoterápicas.

Nas abordagens existencialistas, os terapeutas utilizam-se de técnicas fundamentadas no condicionamento operante ou no condicionamento clássico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito de teorias e técnicas psicoterápicas.

A teoria de Skinner tem o condicionamento como base do tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Justifica-se a atenção dada à infância e à adolescência pelo fato de crianças e jovens serem pessoas

  • A.

    perigosas, cabendo monitorá-las para que não exerçam violência sobre suas famílias e comunidades.

  • B.

    fragilizadas, sujeitas a todas as modalidades de escravidão, tais como trabalho forçado, exploração sexual e tráfico de drogas.

  • C.

    indefesas, tanto que podem ser recrutadas e forçadas a participar de conflitos armados.

  • D.

    imaturas para lutar e garantir seus direitos por estarem em desenvolvimento, merecendo proteção especial.

  • E.

    manipuláveis para exercer trabalhos em atividades que requeiram posições político partidárias.

A cooperação é, segundo Piaget, uma das condições necessárias para o desenvolvimento cognitivo e moral das crianças, justamente por permitir que elas

  • A.

    vivenciem uma relação hierárquica entre pares, apreendida como igual à mantida com o adulto.

  • B.

    explorem reações emocionais, notadamente quando em interação com parceiros de outro sexo.

  • C.

    se coloquem no ponto de vista do outro, algo que exige a descentração do pensamento.

  • D.

    lidem com situações de dominação e submissão próprias da heteronomia para construir sua autonomia.

  • E.

    experimentem situações coletivas centrais e importantes para a trajetória escolar de sucesso.

Julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

Segundo os estudos do desenvolvimento humano, o ambiente tem mais influência no desenvolvimento de um indivíduo do que a hereditariedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

O modelo sequencial de pesquisa em desenvolvimento humano combina características de estudos longitudinais e de corte transversal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

A psicologia do desenvolvimento restringe seus estudos aos processos de mudança no comportamento humano no decorrer da infância e da adolescência.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...