Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Abraham Maslow, a partir de sua atuação como psicólogo clínico, elaborou um modelo a fim de explicar as necessidades essenciais para um desenvolvimento psicológico sadio. Ele incorporou a ênfase de MacClelland na importância da aceitação social, do controle pessoal, do reconhecimento e da realização, mas avançou vários passos ao propor conjuntos de necessidades adicionais e sugerindo classificá-los segundo uma ordem
racional.
emocional.
convencional.
pluralista.
naturalista.
Desenvolvimento infantil, consiste numa seqüência ordenada de transformações progressivas resultando num aumento de grau de complexidade do organismo, distingue-se de crescimento por referir-se as alterações da composição e funcionamento das células (diferenciação celular), à maturação dos sistemas e órgãos e a aquisição de novas funções. Para efeito de estudo tanto pode-se considerar a sucessão de fases um sistema orgânico isolado, por exemplo o timo e/ou o sistema imunológico como o organismo como um todo, a capacidade de locomoção que depende tanto da maturação do sistema nervoso como músculo esquelético. O desenvolvimento do exame neurológico evolutivo é capaz de detectar precocemente desde os primeiros sinais de disfunções graves como paralisia cerebral e deficiência mental até as denominadas________________, possibilitando uma intervenção capaz de minimizar a progressão de danos.
Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de _____________ .Essas 4 fases são: o Sensório-motor (0 2 anos), a Pré-operatória (2 7 anos), as Operações-concretas (8 11 anos) e o Operatório-formal (8 14 anos.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Com os progressos da cooperação social entre crianças e os progressos operatórios correlativos, a criança chega a relações morais novas, fundadas no respeito mútuo. Segundo Piaget (Psicologia da criança, 1998, p. 107-108), o produto essencial do respeito mútuo é o sentimento de
justiça.
angústia.
dependência.
impotência.
posse.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A fase do desenvolvimento moral denominada por Piaget (A psicologia da criança, 1998, p. 105) de heteronomia, identificada até por volta dos 8 anos de idade, caracteriza- -se pelo fato de que, nesse período, a lei
inexiste e, portanto, não pode provocar qualquer reação.
promove fortes sentimentos de culpa e angústia.
perde sua ação na ausência de quem a determinou.
integra-se ao imaginário da criança de forma autônoma.
atua somente nas relações que envolvem respeito mútuo.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para que uma criança ou jovem aceite instruções de uma figura de autoridade, é preciso que exista entre eles, pelo menos um sentimento de respeito unilateral. Segundo Bovet, citado por Piaget, (A psicologia da criança, 1998, p. 111), esse sentimento
sustenta-se exclusivamente no temor, pois o respeito envolve submissão incondicional.
brota de uma relação afetiva e não necessita de nenhuma imposição para que ocorra.
compõe-se de afeição e temor, pois a afeição sozinha não basta para impor obrigações.
é capaz de eliminar todo e qualquer tipo de oposição às ordens ou instruções dadas.
revela o conhecimento e aceitação de que as figuras de autoridade sempre têm razão.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Piaget (A psicologia da criança, 1998, p. 111) destacou que a condição prévia e necessária para o desenvolvimento afetivo e social do adolescente é uma transformação do pensamento que possibilita o
controle sobre um universo prático e organizado a partir de objetos que se movimentam com a ação do sujeito.
manejo das hipóteses e o raciocínio sobre proposições destacadas da constatação concreta e atual.
relacionamento com um espaço heterogêneo, centrado no próprio corpo e que ainda não engloba os objetos e acontecimentos.
controle dos impulsos e o deslocamento da energia vital para a concretização de objetivos mais elevados.
equilíbrio entre as estruturas e a substituição de todas as construções lógicas e sensoriais anteriores por uma nova organização.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Vigotsky (A formação social da mente, 2007, p. 103), o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. O aspecto essencial da hipótese desse teórico é a noção de que os processos de desenvolvimento
não coincidem com os processos de aprendizagem.
ocorrem simultaneamente com os de aprendizagem.
progridem de forma mais acelerada que os de aprendizagem.
são independentes dos processos de aprendizagem.
substituem os processos de aprendizagem.
Um dos testes mais conhecidos historicamente em psicologia versava sobre a inteligência e ficou conhecido como teste de quociente de inteligência ou simplesmente teste do QI. Esse teste pode ser classificado dentro da teoria de mensurações
Sobre o período pré-operatório proposto por Piaget, é CORRETO afirmar:
Nesse período, fica evidente que o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades;
Nesse período, fica evidente a superação do egocentrismo intelectual e social e inicia-se a construção lógica;
Nesse período, o mais importante é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança;
Nesse período, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal;
N.D.A.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...