Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Abraham Maslow, a partir de sua atuação como psicólogo clínico, elaborou um modelo a fim de explicar as necessidades essenciais para um desenvolvimento psicológico sadio. Ele incorporou a ênfase de MacClelland na importância da aceitação social, do controle pessoal, do reconhecimento e da realização, mas avançou vários passos ao propor conjuntos de necessidades adicionais e sugerindo classificá-los segundo uma ordem

  • A.

    racional.

  • B.

    emocional.

  • C.

    convencional.

  • D.

    pluralista.

  • E.

    naturalista.

Desenvolvimento infantil, consiste numa seqüência ordenada de transformações progressivas resultando num aumento de grau de complexidade do organismo, distingue-se de crescimento por referir-se as alterações da composição e funcionamento das células (diferenciação celular), à maturação dos sistemas e órgãos e a aquisição de novas funções. Para efeito de estudo tanto pode-se considerar a sucessão de fases um sistema orgânico isolado, por exemplo o timo e/ou o sistema imunológico como o organismo como um todo, a capacidade de locomoção que depende tanto da maturação do sistema nervoso como músculo esquelético. O desenvolvimento do exame neurológico evolutivo é capaz de detectar precocemente desde os primeiros sinais de disfunções graves como paralisia cerebral e deficiência mental até as denominadas________________, possibilitando uma intervenção capaz de minimizar a progressão de danos.

  • A. disfunções anormais mínimas.
  • B. disfunções normais mínimas.
  • C. disfunções especiais mínimas.
  • D. disfunções cerebrais mínimas.
  • E. disfunções reflexivas mínimas.

Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de _____________ .Essas 4 fases são: o Sensório-motor (0 – 2 anos), a Pré-operatória (2 – 7 anos), as Operações-concretas (8 – 11 anos) e o Operatório-formal (8 – 14 anos.

  • A. transição
  • B. oposição
  • C. maturação
  • D. identificação
  • E. focalização

Com os progressos da cooperação social entre crianças e os progressos operatórios correlativos, a criança chega a relações morais novas, fundadas no respeito mútuo. Segundo Piaget (Psicologia da criança, 1998, p. 107-108), o produto essencial do respeito mútuo é o sentimento de

  • A.

    justiça.

  • B.

    angústia.

  • C.

    dependência.

  • D.

    impotência.

  • E.

    posse.

A fase do desenvolvimento moral denominada por Piaget (A psicologia da criança, 1998, p. 105) de heteronomia, identificada até por volta dos 8 anos de idade, caracteriza- -se pelo fato de que, nesse período, a lei

  • A.

    inexiste e, portanto, não pode provocar qualquer reação.

  • B.

    promove fortes sentimentos de culpa e angústia.

  • C.

    perde sua ação na ausência de quem a determinou.

  • D.

    integra-se ao imaginário da criança de forma autônoma.

  • E.

    atua somente nas relações que envolvem respeito mútuo.

Para que uma criança ou jovem aceite instruções de uma figura de autoridade, é preciso que exista entre eles, pelo menos um sentimento de respeito unilateral. Segundo Bovet, citado por Piaget, (A psicologia da criança, 1998, p. 111), esse sentimento

  • A.

    sustenta-se exclusivamente no temor, pois o respeito envolve submissão incondicional.

  • B.

    brota de uma relação afetiva e não necessita de nenhuma imposição para que ocorra.

  • C.

    compõe-se de afeição e temor, pois a afeição sozinha não basta para impor obrigações.

  • D.

    é capaz de eliminar todo e qualquer tipo de oposição às ordens ou instruções dadas.

  • E.

    revela o conhecimento e aceitação de que as figuras de autoridade sempre têm razão.

Piaget (A psicologia da criança, 1998, p. 111) destacou que a condição prévia e necessária para o desenvolvimento afetivo e social do adolescente é uma transformação do pensamento que possibilita o

  • A.

    controle sobre um universo prático e organizado a partir de objetos que se movimentam com a ação do sujeito.

  • B.

    manejo das hipóteses e o raciocínio sobre proposições destacadas da constatação concreta e atual.

  • C.

    relacionamento com um espaço heterogêneo, centrado no próprio corpo e que ainda não engloba os objetos e acontecimentos.

  • D.

    controle dos impulsos e o deslocamento da energia vital para a concretização de objetivos mais elevados.

  • E.

    equilíbrio entre as estruturas e a substituição de todas as construções lógicas e sensoriais anteriores por uma nova organização.

Para Vigotsky (A formação social da mente, 2007, p. 103), o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. O aspecto essencial da hipótese desse teórico é a noção de que os processos de desenvolvimento

  • A.

    não coincidem com os processos de aprendizagem.

  • B.

    ocorrem simultaneamente com os de aprendizagem.

  • C.

    progridem de forma mais acelerada que os de aprendizagem.

  • D.

    são independentes dos processos de aprendizagem.

  • E.

    substituem os processos de aprendizagem.

Um dos testes mais conhecidos historicamente em psicologia versava sobre a inteligência e ficou conhecido como teste de quociente de inteligência ou simplesmente teste do QI. Esse teste pode ser classificado dentro da teoria de mensurações

  • A. categoriais.
  • B. inconscientes.
  • C. de nível ordinal.
  • D. de escala racional.
  • E. de nível intervalar.

Sobre o período pré-operatório proposto por Piaget, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Nesse período, fica evidente que o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades;

  • B.

    Nesse período, fica evidente a superação do egocentrismo intelectual e social e inicia-se a construção lógica;

  • C.

    Nesse período, o mais importante é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança;

  • D.

    Nesse período, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal;

  • E.

    N.D.A.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...