Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação à psicologia do desenvolvimento, assinale a opção correta.
Somente após o décimo oitavo mês de vida o bebê se torna capaz de reconhecer perfeitamente algumas pessoas.
O apego constitui um vínculo afetivo que a criança estabelece com as pessoas com as quais interage de forma estreita ou intensa.
Caracteriza sinal de patologia grave a reação do recém-nascido que, deitado de costas, ao ouvir palmas, abre os braços, joga-os para trás e, em seguida, fecha-os sobre si mesmo.
A lei cefalocaudal e a próximo-distal são importantes na avaliação do desenvolvimento auditivo do bebê.
A maturação cerebral do bebê para desenvolver processos psicológicos complexos, como, por exemplo, o de simbolização, só se verifica a partir dos dois anos de idade.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Segundo Freud,
quanto mais reprimido o ego em relação às invasões de elementos indesejados do id e do superego, mais o ego se agarra às catexias.
o sonho equivale a uma histeria de curta duração, visto que o ego abdica da função mental normal por instantes.
sobre o ego do psicótico e do neurótico grave atuam determinantes distintos assim como mecanismos patogênicos.
em face do paciente, o analista se depara com a regra fundamental da análise: o paciente dizer o que sabe e o que não sabe na associação livre.
a superação da transferência negativa é a parte do trabalho analítico que exige mais tempo e maior esforço do analista.
A orientação para a aprendizagem no modelo andragógico é
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Jean Piaget e Sigmund Freud foram importantes autores na área da psicologia, que contribuíram para o seu desenvolvimento enquanto ciência. Nos seus estudos, Jean Piaget propôs que o ser humano passa por diferentes fases desde o seu nascimento, e as nomeou de sensório motor, pré-operatório, operatório concreto, e operatório formal. Sigmund Freud também estabeleceu um conjunto de fases pela qual o ser humano passa desde seu nascimento, que denominou de fases oral, anal, fálica, e genital. Apesar das importantes diferenças conceituais e teóricas na obra desses dois autores, podese considerar que um ponto em comum de ambas é:
O período sensório motor proposto por Piaget acontece entre o nascimento e os 2 anos de idade, assim como a fase fálica proposta por freud.
Piaget inspirou-se na obra de freud para formular sua teoria, que tem muita influência deste autor, na medida em que propõe, assim como freud, as fases do desenvolvimento psicossexual para a formação da personalidade.
A fase chamada por Piaget de pré-operatório pode ser comparada à fase genital proposta por freud na medida em que ambas abordam questões da aprendizagem cognitiva de pré-escolares.
Ambos os estudos tratam-se de teorias acerca do desenvolvimento humano.
Reconheça as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F), de acordo com as etapas distintas do desenvolvimento humano.
( ) Atualmente, com as mudanças sociais nos papéis femininos e masculinos, o pai se sente mais autorizado a participar da criação dos filhos. Contudo, frente à íntima relação mãe-bebê, uma de suas primeiras reações poderá ser um sentimento de exclusão.
( ) Pode-se entender a latência como um período em que ocorre um esforço no sentido de organização, diferenciação, sofisticação e ampliação do aparato psíquico. Ocorre uma reorganização dinâmica e estrutural das pulsões.
( ) O púbere manifesta-se desde o princípio extrovertido, voltado para as relações com os outros, com o mínimo de preocupação com seu mundo interno. Dessa forma começa a anunciar as características marcantes da adolescência.
( ) As fases das famílias são distintas, embora, na prática, encontrem-se situações mistas, como aquela em que há um casal com filho adolescente e o segundo filho é um bebê temporão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V F V F.
F V F V.
V V F V.
F F V V.
V V F F.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das contribuições de Jean Piaget e Lev Vigotsky, assinale a opção correta.
De acordo com Piaget, a interação com o ambiente é um facilitador fundamental do desenvolvimento da criança, entendendo as mudanças maturacionais como fatores pouco significativos na aquisição do conhecimento.
Piaget entende que signos e palavras são, para as crianças, primeiramente, uma forma de contato social com outras pessoas. Nesse sentido, funções cognitivas e comunicativas da linguagem são fundamentais nas atividades desenvolvidas pelas crianças.
De acordo com Piaget, o conhecimento é funcional. Quanto maior a possibilidade de ser aplicado a comportamentos que realizam algo, mais profundo será o conhecimento. Ao contrário, Vigotsky entendia que a ação contínua da criança no mundo poderia transformar os reflexos básicos desse indivíduo.
De acordo com o conceito de permanência de objeto, as atividades desempenhadas pela criança possuem um sentido próprio num sistema de comportamento social e, sendo dirigidas a finalidades definidas e determinadas, são adaptadas ao ambiente vivenciado pela criança.
De acordo com a teoria proposta por Vigotsky, a capacidade para a linguagem viabiliza a criação de instrumentos auxiliares na solução de problemas, assim como planejar estratégias de resolução antes mesmo da execução.
Dentre as normalidades da atenção, a que consiste na sua diminuição global é a
A criança não possui instrumentos endógenos para o seu desenvolvimento. (Bock, 2008. p. 142.) A partir dessa perspectiva, Vigotsky construiu um conceito que se refere às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático. Trata-se do(a)
Sigmund Freud descreveu alguns tipos de resistência, sendo que a resistência da repressão consiste na
repressão que o ego faz de percepção que cause sofrimento.
manifestação do paciente contra uma transferência negativa ou sexual com o seu analista.
resistência de ganho secundário, pelo fato de que a própria doença concede um benefício a certos pacientes.
resistência provinda do Id, ligada à compulsão à repetição.
resistência oriunda do superego, acompanhada de sentimentos de culpa que exigem punição.
Jean Piaget e Lev S. Vygotsky são identificados como grandes estudiosos do desenvolvimento humano: Piaget apresenta uma tendência hiperconstrutivista em sua teoria, com ênfase no papel estruturante do sujeito; Vygotsky considera que é no plano intersubjetivo, isto é, na troca entre as pessoas, que têm origem as funções mentais
subordinadas, enfatizando o aspecto de simbolização.
inferiores, enfatizando o aspecto organicista.
superiores, enfatizando o aspecto interacionista.
pré-analíticas, enfatizando fatores objetivamente estruturados.
concretas, enfatizando o fator de submissão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...