Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que indica os estágios do desenvolvimento cognitivo que, segundo Piaget, integram a compreensão de números, o pensamento egocêntrico e o mundo do aqui e do agora, respectivamente.

  • A. estágio das operações concretas; estágio das operações formais; sensório-motor
  • B. estágio das operações concretas; pré-operacional preconceitual; sensório-motor
  • C. pré-operacional intuitivo; pré-operacional preconceitual; estágio das operações concretas
  • D. estágio das operações formais; pré-operacional intuitivo; estágio das operações concretas
  • E. pré-operacional intuitivo; estágio das operações concretas; pré-operacional intuitivo

Natália, bebê de oito meses de idade, sorri quando seu pai entra em seu quarto e a retira do berço, iniciando uma série de brincadeiras e afagos. Normalmente, pela manhã, ao perceber a entrada do pai, Natália movimenta-se voluntariamente e costuma gargalhar, demonstrando alegria com a presença do pai.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta a respeito do processo de aprendizagem.

  • A. portamentos humanos são ações involuntárias que se tornam menos prováveis de acontecer em situações que gerem consequências agradáveis.
  • B. As gargalhadas emitidas por Natália constituem reforços negativos que estimulam o pai a realizar novamente as brincadeiras e os afagos.
  • C. A atenção, o afago e a disposição para brincar ofertadas pelo pai funcionam como reforço positivo para emissão do comportamento de sorrir por Natália.
  • D. Caso Natália levasse uma bronca decorrente do barulho de sua gargalhada, essa repreensão consistiria em punição negativa, cuja consequência provável seria a diminuição ou a interrupção do ato de gargalhar.
  • E. O comportamento de Natália pode ser explicado pelos princípios básicos do condicionamento clássico.

São aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento infantil, respectivamente,

  • A. os hábitos da vida diária e o brincar.
  • B. a cognição e o aparato orgânico.
  • C. o psiquismo e a constituição subjetiva.
  • D. a psicomotricidade e a linguagem.
  • E. a estrutura psíquica e a aprendizagem.

A capacidade que um bebê tem de distinguir o familiar do desconhecido é denominada de

  • A. reforço.
  • B. contracondicionamento.
  • C. desabituação.
  • D. dislexia.
  • E. extinção.

Atente ao seguinte excerto do relatório dos Debates Técnicos sobre a Saúde dos Jovens (1989) da Organização Mundial da Saúde (OMS): “[...] A adolescência é sempre um período de transição, no qual os jovens desenvolvem suas capacidades experimentando novos tipos de comportamento”. Considerando essa afirmação da OMS, é correto afirmar que a concepção de adolescência diz respeito

  • A. ao reconhecimento da diversidade cultural e desigualdade social entre os jovens.
  • B. à compreensão da adolescência como parte do desenvolvimento humano, comportando as dimensões biológica, psicológica e sociocultural.
  • C. ao entendimento de que o critério biológico não basta, pois em um meio inteiramente socializado, as determinações biológicas tomam um sentido social.
  • D. a um programa genético/psicogenético que se irá cumprindo ao longo do tempo vital.

De acordo com Jacques Lacan, em determinada fase do desenvolvimento da criança constitui-se uma demarcação de sua unidade corporal, separada do corpo da mãe. Esse primeiro corte com o exercício pleno da pulsão ocorre por meio

  • A. do afeto.
  • B. da foraclusão.
  • C. do imaginário.
  • D. do registro do simbólico.
  • E. do registro do real.

Diversos pesquisadores formularam teorias para compreender de que maneira ocorre o desenvolvimento infantil. Dentre eles, Lev Vygotsky e Jean Piaget apresentaram seus estudos que são considerados referências para diversas pesquisas científicas nessa temática. Sobre o assunto, assinale a única alternativa CORRETA.

  • A. No estágio das operações concretas, Piaget estabelece que já se verifica um pensamento lógico bem estruturado e que as operações já repousam sobre proposições de enunciados verbais.
  • B. Piaget considera que a passagem das condutas sensório-motoras para as ações conceitualizadas ocorre sob a forma de uma revolução brusca, ao contrário do que é defendido por Vygotsky, que considera as zonas de desenvolvimento proximal como etapas de desenvolvimento conquistadas num processo lento e laborioso.
  • C. Para Piaget, no estágio sensório-motor já podem ser percebidas as operações propriamente ditas, bem como ações que expressam um pensamento lógico, ainda que incipiente.
  • D. Vygotsky considera que aquilo que é zona de desenvolvimento proximal hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã, ou seja, aquilo que uma criança pode fazer com assistência hoje, ela será capaz de fazer sozinha amanhã.
  • E. De acordo com Vygotsky, a criança já nasce com as funções psicológicas superiores e o próprio desenvolvimento biológico da criança correspondente a cada ciclo etário, promovendo o seu desenvolvimento cognitivo.

Com base no modelo bioecológico do desenvolvimento humano, analise as alternativas a seguir.

I. O ambiente/contexto ecológico é constituído por um conjunto de sistemas interdependentes vistos como organização de encaixe de estruturas concêntricas.

II. Para Bronfenbrenner, na compreensão do desenvolvimento humano, a herança genética é fundamental, definirá o desenvolvimento e se sobrepõe ao fenótipo.

III. Para compreender o desenvolvimento humano, é necessário considerar o ambiente ecológico, o qual é composto por oito subsistemas.

IV. Desenvolvimento é o processo por meio do qual a pessoa se transforma e adquire uma concepção mais ampliada, diferenciada e válida do meio.

V. O desenvolvimento acontece na sucessão de estágios, sendo que em cada estágio o ego passa por uma crise. O desenvolvimento do indivíduo está relacionado ao seu contexto social, o qual influencia as crises.

Estão CORRETAS somente

  • A. I e IV.
  • B. II, III, V.
  • C. II, III, IV.
  • D. I, II, III, IV.
  • E. I e V.

Sobre as Teorias do Desenvolvimento apresentadas nas proposições a seguir.

I. Psicogenética (Piaget).

II. Psicossocial (Erikson).

III. Histórico-cultural (Vygostky).

É CORRETO apenas o que se afirma em:

  • A. As teorias apontadas nas proposições I e III compreendem o desenvolvimento como estágios e/ou períodos que se sucedem.
  • B. Segundo a teoria apontada na proposição III, o nível de desenvolvimento real de uma criança define funções que já amadureceram, ou seja, os produtos finais do desenvolvimento.
  • C. As teorias apontadas nas proposições I e II apresentam como foco de estudo e pesquisa o desenvolvimento sócio-cognitivo.
  • D. Para a teoria apontada na proposição III, o adulto experiente atua como um mediador do conhecimento, enquanto que para a teoria apontada na proposição II, o adulto deve ser uma figura de afeto.
  • E. Para a teoria apontada na proposição I, o ponto crítico do desenvolvimento é a relação entre as bases biológicas do comportamento e os acontecimentos sociais, sendo o conceito fundamental o de sistema funcional do aprendizado.

Quando os indivíduos se sentem adaptados e felizes no meio em que vivem, tendem a estabelecer relações pessoais e profissionais mais satisfatórias, duradouras, portanto mais produtivas. Para identificar o comportamento satisfatório, ou não, é necessário saber o significado de três palavras e/ou dimensões: 1. DESEMPENHO SOCIAL; 2. HABILIDADE SOCIAL; 3. COMPETÊNCIA SOCIAL. Portanto leia as proposições a seguir:

I. Emissão de um comportamento ou uma sequência de comportamentos em uma situação social qualquer.

II. Existência de deferentes classes de comportamentos sociais no repertorio do individuo para responder ás demandas das relações que estabelece socialmente.

III. Avaliação que se remete aos efeitos do desempenho social nas situações vividas pelos indivíduos.

Assinale a alternativa correta quanto à descrição de DESEMPENHO SOCIAL.

  • A. I apenas
  • B. II apenas
  • C. III apenas
  • D. I, II apenas
  • E. II, III apenas
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...