Questões sobre Psicologia Jurídica

Lista completa de Questões sobre Psicologia Jurídica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A abordagem transformativa à prática de terceiros baseiase em determinadas suposições sobre os efeitos e a dinâmica da intervenção. Uma suposição importante da abordagem é que processos como a mediação possuem o potencial de gerar efeitos transformativos e que esses efeitos são extremamente valiosos para as partes e para a sociedade. Como efeito transformativo potencial da mediação tem-se que o processo pode reforçar a capacidade das pessoas de

  • A.

    manipularem o contexto na direção de seus interesses individuais, pois o importante é estabelecer um acordo e não compreender a perspectiva ou situação de vida do outro.

  • B.

    defenderem interesses coletivos e de agirem com relativa estratégia, não sendo necessário esclarecer o que está em jogo para as partes, mas garantir a decisão em relação à situação em questão.

  • C.

    pensarem como advogados e assistentes sociais de si mesmos, sendo o mediador o conselheiro.

  • D.

    identificarem os interesses ocultos por trás das propostas de ambas as partes e atuarem como conselheiros e administradores de si mesmos, sendo o mediador o psicólogo.

  • E.

    tomarem decisões sozinhas e de verem e considerarem as perspectivas dos outros.

O mediador desempenha numerosas funções no processo de mediação, entre elas, facilita a comunicação, cria contextos alternativos, busca a clareza de todas as idéias e atribui a decisão

  • A.

    final ao mediador.

  • B.

    aos protagonistas.

  • C.

    a uma das partes.

  • D.

    à parte contratante.

  • E.

    aos advogados das partes envolvidas.

A mediação é um método de resolução de conflitos

  • A.

    e um meio de resolução de controvérsias, referentes exclusivamente a direitos patrimoniais disponíveis, no qual ocorre a intervenção de um terceiro independente e imparcial.

  • B.

    no qual o procedimento restringe-se a uma reunião entre as partes e o conciliador.

  • C.

    em que um terceiro independente e imparcial coordena reuniões conjuntas ou separadas com as partes envolvidas em conflito.

  • D.

    em que ocorre a intervenção de um terceiro independente e imparcial, que recebe poderes de uma convenção denominada arbitral para decidir por elas.

  • E.

    que não requer o conhecimento da inter-relação das partes em conflito, para que se possa obter maior imparcialidade.

A mediação é um dos vários métodos chamados de alternativos para a resolução de conflito, constituindo-se em opção ao sistema tradicional de justiça. Uma característica marcante dos métodos alternativos de resolução de conflitos é o emprego da negociação. Existem alguns recursos à disposição dos mediadores. A técnica de enquadrar ou contextualizar diretamente o problema em outro âmbito, que pode ser mais ou menos amplo ou apenas diferente, dependendo das circunstâncias, é denominada de

  • A.

    conotação positiva.

  • B.

    reenquadramento.

  • C.

    reformulação ou ressignificação.

  • D.

    pautas técnicas.

  • E.

    formas de questionamento.

As metodologias para a resolução alternativa de conflitos facilitam a definição e a administração – por indivíduos, organizações e comunidades – dos próprios conflitos e o caminho para as soluções. A mediação e outras metodologias podem facilitar o diálogo e prover destrezas para a resolução de situações conflituosas. As novas metodologias levam precisamente a resolver os conflitos entre as partes de forma

  • A.

    consensual, em que se busca obter a concordância de sentimentos ou idéias, obtendo-se a pacificação dos vínculos.

  • B.

    interventiva, promovendo o entendimento entre as partes, por intermédio de seus legítimos representantes, para concluir tratados, contratos ou convênios.

  • C.

    avaliativa, de modo a conseguir um acordo entre duas ou mais pessoas que transferem entre si algum direito ou se sujeitam a alguma obrigação.

  • D.

    colaborativa, promovendo a mudança mediante a busca de soluções consensuais e a construção de "lugares" sociais legítimos para os participantes.

  • E.

    altruísta, promovendo a dissolução de conflitos e a tranqüilidade da alma, a favor do sossego das pessoas envolvidas.

Uma mulher de 28 anos de idade morreu atropelada pelo marido, de 33 anos de idade. O casal discutia dentro do carro parado quando a mulher desceu e tentou atravessar a rua. O marido colocou o veículo em movimento, atingiu a mulher e a arrastou até imprensá-la contra um muro. Ela caiu sobre o capô do carro e morreu em conseqüência de traumatismo craniano e hemorragia. Os filhos do casal, um de 5 e outro de 11 anos de idade, estavam no carro e assistiram à cena. O criminoso disse à polícia que matou a mulher porque ela havia se decidido pelo divórcio e acabara de lhe reafirmar essa decisão. Disse ainda que não havia planejado o atropelamento, estava arrependido e agira motivado por ciúmes. Ainda assim, ele poderá ser condenado a 30 anos de prisão.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Se o pai agressor for condenado, durante o cumprimento da pena seu contato familiar com os demais membros da família e com os amigos deve ser restringido ao mínimo necessário, de modo a favorecer suas chances de reabilitação social e psicológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Christopher W. Moore, em seu livro O Processo de Mediação – estratégias práticas para a resolução de conflitos, aponta que, no trabalho de pré-negociação, ocorrem cinco estágios e mais sete, depois de iniciadas as sessões formais e que, se uma tarefa crítica adequada a um estágio inicial das negociações não foi cumprida pelos negociadores ou pelo mediador, provavelmente haverá problema na passagem para o estágio seguinte da negociação. Moore apresenta um gráfico com os doze estágios dos Movimentos do Mediador. No Estágio 9, Gerando Opções para o Acordo, o mediador

  • A.

    ajuda as partes a avaliar várias abordagens do manejo e da resolução de conflitos, ajuda as partes a selecionar uma abordagem e coordena as abordagens das partes.

  • B.

    identifica os passos de procedimentos para se operacionalizar o acordo, estabelece uma avaliação e um procedimento de monitoração, formaliza o acordo e cria um mecanismo de imposição e compromisso.

  • C.

    desenvolve entre as partes uma consciência da necessidade de múltiplas opções, reduz o compromisso com posições ou com alternativas isoladas e gera opções usando negociação baseada na posição ou no interesse.

  • D.

    coleta e analisa dados importantes sobre as pessoas, a dinâmica e a essência de um conflito, verifica a precisão dos dados e minimiza o impacto dos dados inexatos ou indisponíveis.

  • E.

    abre a negociação entre as partes, estabelece um tom aberto e positivo e estabelece regras básicas e diretrizes comportamentais.

Quanto à redução de danos como modelo de política pública de saúde, julgue os itens seguintes.

A redução de danos enfatiza o apoio dos parceiros e companheiros, mas também pode incentivar sua separação. Ela ajuda os jovens a desenvolver uma grande variedade de habilidades na avaliação, na comunicação, na resolução de conflitos e nas decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à redução de danos como modelo de política pública de saúde, julgue os itens seguintes.

No pressuposto da redução de danos, o adulto, seja na escola, na instituição de saúde, na comunidade ou na família, tem a função de instrutor dessa orientação do lidar com as drogas, informando e punindo conforme a necessidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à redução de danos como modelo de política pública de saúde, julgue os itens seguintes.

A abordagem de redução de danos incluiu, conforme novos pressupostos educacionais, as experiências dos jovens, suas condutas e códigos de comunicação, motivando sua capacidade de compreender, decidir e abordar a questão, fortalecendo sua autonomia.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...