Lista completa de Questões sobre Psicologia Jurídica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Jurídica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre os valores culturais no processo educacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente, determina que
no processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social do adolescente, mas não deixando de trazer, aos mesmos, os valores culturais intrínsecos à família.
o processo educacional não deve respeitar os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social do adolescente, para, assim, desenvolver neles a idéia de limite.
o processo educacional deve respeitar apenas os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social no qual está inserido o adolescente, não dando margem para confusão de valores.
no processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.
Psicologia - Psicologia Jurídica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Em geral, os alunos de um CEFET são bastante jovens, constituindo uma clientela adolescente significativa. Essa clientela requer um manejo especial. Em algumas visões, a adolescência é um estado de espírito; em outras, a adolescência hoje se prolongaria até os 25 anos de idade; finalmente, ainda em outras visões, se é adulto já a partir dos 16 anos. No entanto, para o Estatuto da Criança e do Adolescente, a adolescência vai até
os 18 anos.
os 21 anos.
os 15 anos.
o Estatuto da Criança e do Adolescente não delimita o período que compreenderia a adolescência.
Considerando-se a relação entre os gêneros, observe a seguinte situação: "O Sr. BC, primo da Sra. ML, realizou um conjunto de atitudes de conotação sexual com ela, ou seja, disse frases sedutoras, beijou-a, alisou-a nas costas etc., sendo que, para tanto, se apoiou na relação hierárquica profissional que mantinha com esta e que lhe era favorável. Com medo, em função de sua condição econômica, a Sra. ML, constrangida, manteve relação sexual com o Sr. BC". Dias depois, ela pediu ajuda a uma Psicóloga, pois se sentia violentada e desejava saber de que tipo de violência tinha sido vítima. Assinale a alternativa que identifica corretamente a resposta dada pela Psicóloga à Sra. ML.
Estupro.
Assédio Moral
Assédio Sexual
Abuso Incestuoso.
Sexo Forçado.
Ainda que a lei seja universal, o projeto PAI-PJ, através da intervenção interdisciplinar, propõe a individualização na aplicação da medida judicial a pacientes portadores de doença mental e o acolhimento desses pacientes com o objetivo de:
Julgue os próximos itens, referentes ao exercício do psicólogo em uma perícia forense.
Na área de direito da família, em casos de maus-tratos, guarda de filhos e interdições, a perícia ocorre somente quando se esgotam os recursos de acordos entre as partes, ou quando é necessária a avaliação de competências específicas. Em caso de guarda dos filhos, é indicada a permanência dos filhos menores com o genitor que exerce o papel de guardião maternalizante, papel que, muitas vezes, não é exercido pela mãe.
À luz dos ensinamentos da vitimologia, a atenção às pessoas em unidades socioeducativas parte de alguns pressupostos e ensinamentos específicos. Julgue os itens seguintes de acordo com os princípios da vitimologia.
Devem ser descritas as características pessoais da vítima que confirmem sua responsabilidade no processo de agressão.
À luz dos ensinamentos da vitimologia, a atenção às pessoas em unidades socioeducativas parte de alguns pressupostos e ensinamentos específicos. Julgue os itens seguintes de acordo com os princípios da vitimologia.
Assistência é oferecida à pessoa que foi sujeita a qualquer tipo de crime e a toda sua família.
À luz dos ensinamentos da vitimologia, a atenção às pessoas em unidades socioeducativas parte de alguns pressupostos e ensinamentos específicos. Julgue os itens seguintes de acordo com os princípios da vitimologia.
Os focos de intervenção são as ações reparatórias de assistência à vítima e a punição ao agressor.
Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.
A restrição da liberdade poderia ser negativa para a recuperação do jovem porque, entre outros, retira dele a oportunidade de adquirir e de ensaiar respostas adequadas, socialmente desejáveis, no contexto natural em que será reintegrado.
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O maior índice de meninos entre os jovens internados é dado suficiente para se concluir que as medidas sociais vêm obtendo sucesso na redução da delinqüência entre meninas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...