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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Uma grande empresa de seguro-saúde que opera em vários estados apresenta, em sua sede coorporativa, forte dependência dos serviços do departamento de processamento de dados, composto por vinte e dois empregados, um supervisor e um assistente. O trabalho desses empregados consiste em digitar e revisar os documentos encaminhados pelos diversos setores da empresa, e parte desse trabalho é executada com prazos previstos. O procedimento realizado por esse departamento inicia-se com a entrega de material ao digitador, realizada pelo supervisor, que é o responsável por distribuir igualmente o trabalho e controlar o andamento do processo, com o objetivo de assegurar que possíveis erros sejam identificados antes da digitação definitiva e, dessa forma, dirimir o retrabalho. Finalizada essa etapa, os documentos são entregues aos revisores, que, após análise, encaminham ou devolvem os documentos para correção. A respeito desse procedimento, além de subsistirem muitos erros, a inobservância às datas-limite é uma ocorrência permanente. O absenteísmo e a alta rotatividade de pessoal são outros problemas enfrentados por esse departamento.
Com referência a essa situação hipotética e à análise de cargos, julgue os itens a seguir.
Caso a análise de cargos da empresa em questão seja feita para fins de recrutamento e seleção ou treinamento e desenvolvimento, as especificações das características para ocupação do cargo serão mais importantes do que a sua descrição.
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Uma grande empresa de seguro-saúde que opera em vários estados apresenta, em sua sede coorporativa, forte dependência dos serviços do departamento de processamento de dados, composto por vinte e dois empregados, um supervisor e um assistente. O trabalho desses empregados consiste em digitar e revisar os documentos encaminhados pelos diversos setores da empresa, e parte desse trabalho é executada com prazos previstos. O procedimento realizado por esse departamento inicia-se com a entrega de material ao digitador, realizada pelo supervisor, que é o responsável por distribuir igualmente o trabalho e controlar o andamento do processo, com o objetivo de assegurar que possíveis erros sejam identificados antes da digitação definitiva e, dessa forma, dirimir o retrabalho. Finalizada essa etapa, os documentos são entregues aos revisores, que, após análise, encaminham ou devolvem os documentos para correção. A respeito desse procedimento, além de subsistirem muitos erros, a inobservância às datas-limite é uma ocorrência permanente. O absenteísmo e a alta rotatividade de pessoal são outros problemas enfrentados por esse departamento.
Com referência a essa situação hipotética e à análise de cargos, julgue os itens a seguir.
No caso descrito, para a análise do cargo de digitador, é necessário registrar detalhadamente as atividades realizadas pelos ocupantes do cargo, contudo não há necessidade de efetuar especificação das características para o cargo.
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A respeito de competências interpessoais e gerenciamento de conflitos, julgue os itens a seguir.
No ambiente de trabalho, o contato frequente entre os membros dos grupos em conflito tende a reduzir o atrito entre eles.
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A respeito de competências interpessoais e gerenciamento de conflitos, julgue os itens a seguir.
A análise prévia das condições de trabalho, a definição de papéis e a existência de regras claras são fatores fundamentais para a redução de conflitos intragrupais associados a relacionamento.
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Determinado dirigente de organização, com o propósito de favorecer a aquisição de conhecimentos sistematizados no próprio ambiente organizacional e permitir a interação entre os profissionais, proporcionou aos empregados o acesso a todo tipo de mecanismo estruturado e planejado, como fóruns on-line, bases de conhecimento e informação, painéis informativos, bibliotecas eletrônicas e salas de reuniões virtuais. Dessa forma, os empregados começaram a partilhar informações, propostas, apresentações, planilhas, especificações técnicas, bem como a resolver problemas, sem precisarem se deslocar.
Com base na situação hipotética acima, julgue os próximos itens.
O levantamento das necessidades de treinamento é feito com base nas descrições de lacunas de competências no trabalho, que, a partir de processo diagnóstico, podem ser transformadas em objetivos para o processo de aprendizagem.
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Determinado dirigente de organização, com o propósito de favorecer a aquisição de conhecimentos sistematizados no próprio ambiente organizacional e permitir a interação entre os profissionais, proporcionou aos empregados o acesso a todo tipo de mecanismo estruturado e planejado, como fóruns on-line, bases de conhecimento e informação, painéis informativos, bibliotecas eletrônicas e salas de reuniões virtuais. Dessa forma, os empregados começaram a partilhar informações, propostas, apresentações, planilhas, especificações técnicas, bem como a resolver problemas, sem precisarem se deslocar.
Com base na situação hipotética acima, julgue os próximos itens.
As práticas que os empregados da organização começaram a desenvolver retratam a dinâmica das universidades corporativas.
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Determinado dirigente de organização, com o propósito de favorecer a aquisição de conhecimentos sistematizados no próprio ambiente organizacional e permitir a interação entre os profissionais, proporcionou aos empregados o acesso a todo tipo de mecanismo estruturado e planejado, como fóruns on-line, bases de conhecimento e informação, painéis informativos, bibliotecas eletrônicas e salas de reuniões virtuais. Dessa forma, os empregados começaram a partilhar informações, propostas, apresentações, planilhas, especificações técnicas, bem como a resolver problemas, sem precisarem se deslocar.
Com base na situação hipotética acima, julgue os próximos itens.
A oportunidade dada aos empregados dessa organização constitui exemplo de e-learning, processo por meio do qual o conhecimento é transferido para um grande número de pessoas que estão geograficamente dispersas.
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Determinado dirigente de organização, com o propósito de favorecer a aquisição de conhecimentos sistematizados no próprio ambiente organizacional e permitir a interação entre os profissionais, proporcionou aos empregados o acesso a todo tipo de mecanismo estruturado e planejado, como fóruns on-line, bases de conhecimento e informação, painéis informativos, bibliotecas eletrônicas e salas de reuniões virtuais. Dessa forma, os empregados começaram a partilhar informações, propostas, apresentações, planilhas, especificações técnicas, bem como a resolver problemas, sem precisarem se deslocar.
Com base na situação hipotética acima, julgue os próximos itens.
A iniciativa do referido dirigente possibilita situações de aprendizagem como as oferecidas na educação a distância, modalidade de ensino-aprendizagem que rompe as barreiras do tempo e espaço, promovendo diferentes formas de interação dos alunos com os professores.
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Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
A entrevista é considerada o mecanismo mais eficaz de seleção de recursos humanos, visto que, além de fornecer dados detalhados dos candidatos, o que favorece uma análise isenta de subjetividade, pode ser utilizada tanto como procedimento exclusivo quanto como método complementar de seleção.
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Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.
A utilização dos métodos de seleção permite a comparação do perfil dos diferentes candidatos, com a finalidade de selecionar os potencialmente mais capazes e prever o comportamento dos candidatos no cargo a ser ocupado.
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