Questões sobre Psicologia Organizacional

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Um psicólogo deseja usar um método de análise de cargo que tenha como vantagens possibilitar a participação máxima de funcionários, preparar os empregados para a entrevista de acompanhamento e poupar tempo e dinheiro. Ele deve, então, usar o método denominado

  • A. técnica do incidente crítico.
  • B. diário do ocupante do cargo
  • C. dinâmica de grupo.
  • D. questionário.
  • E. observação

Considere as afirmativas a seguir.

• As pessoas reagem ao ambiente social em que estão.

• A motivação depende mais das necessidades sociais do que das necessidades econômicas.

• Quem está satisfeito trabalha melhor do que os insatisfeitos.

Essas são premissas básicas da(dos)

  • A. Teoria X.
  • B. teoria clássica da Administração.
  • C. teoria da motivação de McClleland
  • D. Escola das Relações Humanas.
  • E. estudos de Hawthorne

Um debate sobre conflito nas organizações deu ensejo às afirmações apresentadas a seguir, sendo correta apenas a que considera que

  • A. competição e conflito são conceitos semelhantes, sendo o segundo naturalmente derivado do primeiro.
  • B. conflitos nas organizações devem ser evitados a qualquer custo, já que são a fonte estrita de processos negativos
  • C. conflitos dão origem, em geral, a cinco tipos de reações, envolvendo competição, colaboração, concessão, fuga e acomodação
  • D. estratégias de estímulo ao conflito entre indivíduos e grupos são injustificáveis em qualquer organização
  • E. a inexistência de conflitos entre indivíduos e grupos indica que a organização é bastante amadurecida e encontra-se em estágio ideal.

A questão do método em Psicologia do Trabalho é discutida por Lima (2002), quando argumenta que o psicólogo deve abordar da forma mais direta possível as situações de trabalho, buscando desvendá-las e compreendê-las para, só então, agir sobre elas. Nesse sentido, descreve duas metodologias: Análise psicossocial do trabalho e Análise ergonômica do trabalho. Enquanto a Análise psicossocial do trabalho apoia-se fundamentalmente no discurso dos trabalhadores, tentando apreender as dimensões subjetivas e intersubjetivas, a Análise ergonômica do trabalho se caracteriza por

  • A. buscar coletar dados referentes às condições concretas de realização das atividades no ambiente de trabalho, por meio da observação direta.
  • B. buscar resgatar as experiências vividas pelos indivíduos ao realizarem seu trabalho
  • C. privilegiar o estudo da adaptação do homem ao ambiente, enfocando o papel ativo do trabalhador no processo de construção do conhecimento.
  • D. privilegiar a forma pela qual o indivíduo percebe o trabalho e sua satisfação com o salário
  • E. ter como base fundamental o interesse pelo estudo do histórico ocupacional dos funcionários, sobretudo os de nível operacional

De acordo com Robbins (2005), para que uma organização sobreviva, tem que responder às mudanças em seu ambiente. Entretanto, não só os indivíduos, mas também as organizações podem resistir à mudança. Segundo o autor, dentre as fontes de resistência organizacional à mudança, destaca(m)-se

  • A. a segurança
  • B. a ameaça às alocações de recurso estabelecidas
  • C. o medo do desconhecido
  • D. o processamento seletivo das informações
  • E. os hábitos.

Nos últimos anos as grandes empresas investem para reforçar a socialização por meio da disseminação dos valores culturais da organização e treinar o funcionário dentro das necessidades da empresa. Buscam atingir os objetivos da organização através do desenvolvimento de competências específicas voltadas aos objetivos da organização, através de ferramentas como a:

  • A.

    Dinâmica de grupo.

  • B.

    Educação corporativa.

  • C.

    Seleção por competências.

  • D.

    Avaliação de desempenho.

Quando falamos no sistema motivacional humano, várias teorias são abordadas, entre elas a teoria onde o mais importante para a determinação do comportamento é aquilo que é percebido como determinante, e não os determinantes reais, que é conhecida como:

  • A.

    Teoria da equidade, de Adams.

  • B.

    Teoria da atribuição e posição de controle, de Heider.

  • C.

    Teoria da dissonância cognitiva, de Festinger.

  • D.

    Teoria do intercâmbio, de Homans.

Tendo como referência a definição de clima apresentada acima, extraída de uma pesquisa publicada no Brasil em 2004, julgue os itens que se seguem.

Os membros de uma organização possuem percepções de clima que não mudam ao longo de suas vidas profissionais e que não são afetadas por mudanças organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A afirmação de A. S. Neill: "Acho que eu também conseguiria aprender de cor o Corão, se me espancassem para isso. Haveria um resultado, naturalmente: eu detestaria para sempre o Corão, o espancador e a mim mesmo", em seu livro Liberdade sem medo – Summerhill, caracteriza uma das etapas no processo de aprendizagem, que é a:

  • A.

    Motivação.

  • B.

    Generalização.

  • C.

    Preparação.

  • D.

    Resposta.

Tendo como referência a definição de clima apresentada acima, extraída de uma pesquisa publicada no Brasil em 2004, julgue os itens que se seguem.

O conceito de clima organizacional é constituído por duas dimensões, que são a insatisfação e a satisfação do indivíduo com a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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