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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que se refere aos comportamentos considerados contraprodutivos no trabalho em equipe, julgue os itens subseqüentes.
A utilização de forma inapropriada dos recursos colocados à disposição da equipe é contraprodutiva: o sujeito desperdiça materiais, causa danos aos equipamentos e prejudica os colegas da equipe que se servem dos mesmos materiais.
É possível distinguir dois tipos de conhecimento no ambiente organizacional: o explícito e o tácito. Na visão de Spender (2001), tácito não significa conhecimento que não pode ser codificado, mas que ainda não foi explicado. O autor menciona que o conhecimento tácito, no local de trabalho, apresenta três componentes: consciente, automático e
diversificado.
integrativo.
coletivo.
espontâneo.
assimilado.
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No que se refere aos comportamentos considerados contraprodutivos no trabalho em equipe, julgue os itens subseqüentes.
A supervalorização pessoal é um comportamento produtivo, consiste em superestimar o valor do seu próprio trabalho, sem esperar o reconhecimento dos outros: a pessoa tem atitude competitiva e muito produtiva; para ela seus méritos é que trazem sucesso para a equipe.
Em uma organização, o processo de aprendizagem pode ocorrer nos três níveis: do indivíduo, do grupo e da organização. No nível do grupo, a aprendizagem pode vir a constituir um processo
social partilhado pelas pessoas do grupo.
carregado de emoções positivas ou negativas, por meio de caminhos diversos.
na compreensão e interpretação partilhados pelo grupo interno e externo à organização que o torna institucionalizado e se expressa em diversos artefatos organizacionais, como estrutura, regras e procedimentos.
na aquisição e no desenvolvimento de habilidades físicas para produções e ações.
na aquisição e desenvolvimento da capacidade para articular conhecimentos conceituais sobre uma experiência passada.
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No que se refere aos comportamentos considerados contraprodutivos no trabalho em equipe, julgue os itens subseqüentes.
O comportamento de paralelismo é contraprodutivo para a equipe: manifesta-se quando um de seus membros não faz sua parte do trabalho considerando que os outros o farão, trabalha lentamente, finge estar sobrecarregado, inventa um mal-estar para sair antes de uma reunião.
Como técnica utilizada principalmente em programas de desenvolvimento gerencial, a avaliação 360 graus consiste em
inferir ações de melhoria para com o trabalho apresentado por todas as equipes envolvidas, focalizando de forma sistêmica ações que fortaleçam a integração e o aumento da sinergia de todos os componentes da corporação para atingirem metas classificadas como de alta complexidade.
identificar os principais problemas de comunicação dos gestores para com o mercado de trabalho.
analisar comportamentos adequados e inadequados apresentados pelos líderes somente sob a ótica dos seus colaboradores.
analisar comportamentos adequados e inadequados apresentados pelos líderes somente sob a ótica dos seus colaboradores e pares.
coletar feedbacks dos comportamentos de liderança dos principais gestores no ambiente interno e externo da organização.
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Sibele é membro da equipe de planejamento e projetos e encontra-se muito insatisfeita com a mesma, a ponto de desejar mudar de setor, imaginando que sua permanência ali a fará adoecer. As contrariedades são muitas em relação a alguns membros da equipe e seus comportamentos hostis e excessivamente críticos. Não tem registro de ter recebido elogios ou qualquer reconhecimento, pois, quando chega a atingir uma meta, o coordenador considera como obrigação de todos, portanto não merece comentários, mas deixa claro que o erro deve ser visto e comentado para que seja reparado. Para Sibele está impossível atingir as metas que lhe foram atribuídas, o que a deixa triste. Apesar de seu bom salário, prefere ir para outro local, mesmo tendo de abrir mão da gratificação que recebe nesta função.
Com base na situação hipotética acima e na teoria das relações humanas, julgue os itens a seguir.
Após mais de uma década dominando a gestão de pessoas, a teoria das relações humanas entrou em declínio, passando a ser criticada por sua oposição severa à teoria clássica, sua concepção romântica do operário e seu enfoque de manipulação das relações humanas.
Existem várias técnicas de seleção e treinamento. Aquelas relacionadas às tarefas do cargo, como um teste de digitação e a operação de uma empilhadeira, são classificados como
objetivas.
psicodramáticas.
dinâmicas de grupo.
situcionais.
projetivas.
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Sibele é membro da equipe de planejamento e projetos e encontra-se muito insatisfeita com a mesma, a ponto de desejar mudar de setor, imaginando que sua permanência ali a fará adoecer. As contrariedades são muitas em relação a alguns membros da equipe e seus comportamentos hostis e excessivamente críticos. Não tem registro de ter recebido elogios ou qualquer reconhecimento, pois, quando chega a atingir uma meta, o coordenador considera como obrigação de todos, portanto não merece comentários, mas deixa claro que o erro deve ser visto e comentado para que seja reparado. Para Sibele está impossível atingir as metas que lhe foram atribuídas, o que a deixa triste. Apesar de seu bom salário, prefere ir para outro local, mesmo tendo de abrir mão da gratificação que recebe nesta função.
Com base na situação hipotética acima e na teoria das relações humanas, julgue os itens a seguir.
Uma solução para as queixas de Sibele seria a dinâmica de grupo, que considera que a equipe não pode participar do processo de mudança, mas sim que cada um trabalhando, individualmente, para resolver seus problemas pessoais pode influenciar seus colegas a mudar os comportamentos que causam desarmonias.
Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais; resistência generalizada à necessidade de mudança interna; dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios; tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes; mais recursos dispendidos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes são sintomas de
socialização da cultura organizacional.
disfunções da cultura organizacional.
mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para manifestarem seus descontentamentos com os benefícios aplicados pela empresa.
mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para sinalizarem suas insatisfações quanto às políticas de remuneração praticadas pela empresa.
fontes de informações que devem ser analisadas pelos gestores da empresa, visando a adotar uma ação no grupo de trabalho para que possam apresentar resultados de trabalho mais homogêneos, facilitando assim o desenvolvimento de boas práticas de trabalho percebidas pelo mercado.
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