Questões sobre Psicologia Organizacional

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No que se refere aos comportamentos considerados contraprodutivos no trabalho em equipe, julgue os itens subseqüentes.

A utilização de forma inapropriada dos recursos colocados à disposição da equipe é contraprodutiva: o sujeito desperdiça materiais, causa danos aos equipamentos e prejudica os colegas da equipe que se servem dos mesmos materiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

É possível distinguir dois tipos de conhecimento no ambiente organizacional: o explícito e o tácito. Na visão de Spender (2001), tácito não significa conhecimento que não pode ser codificado, mas que ainda não foi explicado. O autor menciona que o conhecimento tácito, no local de trabalho, apresenta três componentes: consciente, automático e

  • A.

    diversificado.

  • B.

    integrativo.

  • C.

    coletivo.

  • D.

    espontâneo.

  • E.

    assimilado.

No que se refere aos comportamentos considerados contraprodutivos no trabalho em equipe, julgue os itens subseqüentes.

A supervalorização pessoal é um comportamento produtivo, consiste em superestimar o valor do seu próprio trabalho, sem esperar o reconhecimento dos outros: a pessoa tem atitude competitiva e muito produtiva; para ela seus méritos é que trazem sucesso para a equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma organização, o processo de aprendizagem pode ocorrer nos três níveis: do indivíduo, do grupo e da organização. No nível do grupo, a aprendizagem pode vir a constituir um processo

  • A.

    social partilhado pelas pessoas do grupo.

  • B.

    carregado de emoções positivas ou negativas, por meio de caminhos diversos.

  • C.

    na compreensão e interpretação partilhados pelo grupo interno e externo à organização que o torna institucionalizado e se expressa em diversos artefatos organizacionais, como estrutura, regras e procedimentos.

  • D.

    na aquisição e no desenvolvimento de habilidades físicas para produções e ações.

  • E.

    na aquisição e desenvolvimento da capacidade para articular conhecimentos conceituais sobre uma experiência passada.

No que se refere aos comportamentos considerados contraprodutivos no trabalho em equipe, julgue os itens subseqüentes.

O comportamento de paralelismo é contraprodutivo para a equipe: manifesta-se quando um de seus membros não faz sua parte do trabalho considerando que os outros o farão, trabalha lentamente, finge estar sobrecarregado, inventa um mal-estar para sair antes de uma reunião.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como técnica utilizada principalmente em programas de desenvolvimento gerencial, a avaliação 360 graus consiste em

  • A.

    inferir ações de melhoria para com o trabalho apresentado por todas as equipes envolvidas, focalizando de forma sistêmica ações que fortaleçam a integração e o aumento da sinergia de todos os componentes da corporação para atingirem metas classificadas como de alta complexidade.

  • B.

    identificar os principais problemas de comunicação dos gestores para com o mercado de trabalho.

  • C.

    analisar comportamentos adequados e inadequados apresentados pelos líderes somente sob a ótica dos seus colaboradores.

  • D.

    analisar comportamentos adequados e inadequados apresentados pelos líderes somente sob a ótica dos seus colaboradores e pares.

  • E.

    coletar feedbacks dos comportamentos de liderança dos principais gestores no ambiente interno e externo da organização.

Sibele é membro da equipe de planejamento e projetos e encontra-se muito insatisfeita com a mesma, a ponto de desejar mudar de setor, imaginando que sua permanência ali a fará adoecer. As contrariedades são muitas em relação a alguns membros da equipe e seus comportamentos hostis e excessivamente críticos. Não tem registro de ter recebido elogios ou qualquer reconhecimento, pois, quando chega a atingir uma meta, o coordenador considera como obrigação de todos, portanto não merece comentários, mas deixa claro que o erro deve ser visto e comentado para que seja reparado. Para Sibele está impossível atingir as metas que lhe foram atribuídas, o que a deixa triste. Apesar de seu bom salário, prefere ir para outro local, mesmo tendo de abrir mão da gratificação que recebe nesta função.

Com base na situação hipotética acima e na teoria das relações humanas, julgue os itens a seguir.

Após mais de uma década dominando a gestão de pessoas, a teoria das relações humanas entrou em declínio, passando a ser criticada por sua oposição severa à teoria clássica, sua concepção romântica do operário e seu enfoque de manipulação das relações humanas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem várias técnicas de seleção e treinamento. Aquelas relacionadas às tarefas do cargo, como um teste de digitação e a operação de uma empilhadeira, são classificados como

  • A.

    objetivas.

  • B.

    psicodramáticas.

  • C.

    dinâmicas de grupo.

  • D.

    situcionais.

  • E.

    projetivas.

Sibele é membro da equipe de planejamento e projetos e encontra-se muito insatisfeita com a mesma, a ponto de desejar mudar de setor, imaginando que sua permanência ali a fará adoecer. As contrariedades são muitas em relação a alguns membros da equipe e seus comportamentos hostis e excessivamente críticos. Não tem registro de ter recebido elogios ou qualquer reconhecimento, pois, quando chega a atingir uma meta, o coordenador considera como obrigação de todos, portanto não merece comentários, mas deixa claro que o erro deve ser visto e comentado para que seja reparado. Para Sibele está impossível atingir as metas que lhe foram atribuídas, o que a deixa triste. Apesar de seu bom salário, prefere ir para outro local, mesmo tendo de abrir mão da gratificação que recebe nesta função.

Com base na situação hipotética acima e na teoria das relações humanas, julgue os itens a seguir.

Uma solução para as queixas de Sibele seria a dinâmica de grupo, que considera que a equipe não pode participar do processo de mudança, mas sim que cada um trabalhando, individualmente, para resolver seus problemas pessoais pode influenciar seus colegas a mudar os comportamentos que causam desarmonias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais; resistência generalizada à necessidade de mudança interna; dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios; tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes; mais recursos dispendidos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes são sintomas de

  • A.

    socialização da cultura organizacional.

  • B.

    disfunções da cultura organizacional.

  • C.

    mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para manifestarem seus descontentamentos com os benefícios aplicados pela empresa.

  • D.

    mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para sinalizarem suas insatisfações quanto às políticas de remuneração praticadas pela empresa.

  • E.

    fontes de informações que devem ser analisadas pelos gestores da empresa, visando a adotar uma ação no grupo de trabalho para que possam apresentar resultados de trabalho mais homogêneos, facilitando assim o desenvolvimento de boas práticas de trabalho percebidas pelo mercado.

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