Questões sobre Psicologia Organizacional

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Após a saída do coordenador do programa, dois membros da equipe iniciaram uma disputa com alto grau de agressividade para ocupar o cargo vago. Com muita hostilidade em relação ao outro e sem escrúpulos, ambos adotaram estratégias de sedução e de chantagem para com os colegas do setor, visando angariar aliados, resultando em um clima pesado para toda a equipe, cujos membros se viam constrangidos pela situação. Até que um outro participante da equipe foi nomeado ao cargo, gerando um ambiente crítico de trabalho.

Na situação acima descrita, para se obter a resolução de conflitos, de modo a restaurar o clima harmônico da equipe, deve-se

aprimorar as técnicas de resolução de conflitos, melhorando a habilidade em responder criativamente e preventivamente aos conflitos no contexto do trabalho, bem como nos outros meios sociais dos quais cada membro participa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O método de avaliação de desempenho da escala gráfica, apesar de reduzir as tendências do avaliador em relação a outros métodos, ainda é sujeito a subjetividade. Essas tendências são chamadas de propensões do avaliador. Entre elas tem-se a complacência e rigor que ocorre quando

  • A.

    o superior opta por concentrar sua avaliação mediante a percepção de terceiros, tais como: pares, fornecedores e outros gestores; obtendo mais dados e fatos para vir a ser complacente ou rigoroso no seu parecer.

  • B.

    o superior gosta de um colaborador, sua opinião pode ser distorcida em relação ao seu desempenho. Pelo fato de gostar do colaborador, sua opinião quanto ao desempenho é sempre boa.

  • C.

    um superior não aprecia o desempenho de um colaborador e, por isso, sua percepção negativa distorce o valor da avaliação de desempenho.

  • D.

    um superior se detém em avaliar somente os fatos mais recentes ao invés de se manter atento ao período que está sendo sugerido a ser avaliado. Este comportamento pode favorecer ou desfavorecer o colaborador, frente aos resultados que emitiu em curto prazo.

  • E.

    alguns superiores tendem a ser "bonzinhos" ao avaliar o desempenho dos colaboradores, ou quando usam de muito rigor. O resultado é que todos os colaboradores são classificados como ótimos ou péssimos.

Após a saída do coordenador do programa, dois membros da equipe iniciaram uma disputa com alto grau de agressividade para ocupar o cargo vago. Com muita hostilidade em relação ao outro e sem escrúpulos, ambos adotaram estratégias de sedução e de chantagem para com os colegas do setor, visando angariar aliados, resultando em um clima pesado para toda a equipe, cujos membros se viam constrangidos pela situação. Até que um outro participante da equipe foi nomeado ao cargo, gerando um ambiente crítico de trabalho.

Na situação acima descrita, para se obter a resolução de conflitos, de modo a restaurar o clima harmônico da equipe, deve-se

orientar as pessoas para a expressão positiva das emoções, de modo a expressar sentimentos de raiva e de frustração para desabafar com o colega e não deixar tais afetos atrapalharem as relações interpessoais no seio da equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma técnica de treinamento orientada para o conteúdo é

  • A.

    o treinamento de sensitividade.

  • B.

    o Role-playing.

  • C.

    a instrução programada.

  • D.

    o treinamento de grupos-T.

  • E.

    a simulação.

Após a saída do coordenador do programa, dois membros da equipe iniciaram uma disputa com alto grau de agressividade para ocupar o cargo vago. Com muita hostilidade em relação ao outro e sem escrúpulos, ambos adotaram estratégias de sedução e de chantagem para com os colegas do setor, visando angariar aliados, resultando em um clima pesado para toda a equipe, cujos membros se viam constrangidos pela situação. Até que um outro participante da equipe foi nomeado ao cargo, gerando um ambiente crítico de trabalho.

Na situação acima descrita, para se obter a resolução de conflitos, de modo a restaurar o clima harmônico da equipe, deve-se

mover a melhoria da comunicação, observando cuidadosamente, escutando sensivelmente, sendo preciso e honesto naquilo que se deseja expressar, independentemente do desagrado que possa se gerar.

  • C. Certo
  • E. Errado

O treinamento de sensitividade faz parte de uma das principais técnicas de intervenção em Desenvolvimento Organizacional e tem demonstrado ser um dos métodos mais eficazes na melhoria da competência

  • A.

    foco em resultados.

  • B.

    intrapessoal.

  • C.

    técnica.

  • D.

    interpessoal.

  • E.

    automotivação.

Após a saída do coordenador do programa, dois membros da equipe iniciaram uma disputa com alto grau de agressividade para ocupar o cargo vago. Com muita hostilidade em relação ao outro e sem escrúpulos, ambos adotaram estratégias de sedução e de chantagem para com os colegas do setor, visando angariar aliados, resultando em um clima pesado para toda a equipe, cujos membros se viam constrangidos pela situação. Até que um outro participante da equipe foi nomeado ao cargo, gerando um ambiente crítico de trabalho.

Na situação acima descrita, para se obter a resolução de conflitos, de modo a restaurar o clima harmônico da equipe, deve-se

avaliar, inicialmente, o desejo da equipe em sua recomposição e o interesse de cada membro em cooperar, ajudar e compartilhar com os demais colegas, para que cada um compreenda a importância de desempenhar seu trabalho de forma individual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma explicação completa dos quatro níveis de avaliação de treinamento pode ser encontrada no livro Evaluating training programs, de Donald Kirkpatrick (1998). A avaliação feita com um questionário que mede as impressões dos participantes sobre os programas de treinamento e desenvolvimento com relação a conteúdo, instrutores, materiais e recursos instrucionais, ambiente e instalações é denominada avaliação de

  • A.

    aplicação.

  • B.

    reação.

  • C.

    conhecimento.

  • D.

    resultado.

  • E.

    aprendizado.

No que se refere aos comportamentos considerados contraprodutivos no trabalho em equipe, julgue os itens subseqüentes.

A agressão interpessoal é um comportamento contraprodutivo para a equipe, causador de depressão na vítima e naqueles que testemunham a agressão. Esse tipo de agressão ameaça a integridade física e psicológica de um colega: a pessoa intimida, faz ameaças ou ignora um colega.

  • C. Certo
  • E. Errado

Escanear o futuro para antecipar uma nova onda de tendências, que permita incorporar práticas organizacionais que façam as pessoas trabalhar cada vez mais, melhor e mais rápido, é uma preocupação constante. Não por coincidência, as empresas interessadas em projetos de educação corporativa são as que realizam esforços intensos para mapear suas competências críticas e investem em gestão do conhecimento. Para o entendimento simplificado de competência, ela é resultante de três fatores básicos:

  • A.

    formação acadêmica, experiência e motivação.

  • B.

    performance, experiência e motivação.

  • C.

    performance, motivação e preferências organizacionais.

  • D.

    conhecimentos, habilidades e atitudes.

  • E.

    formação acadêmica, experiência e valores.

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