Questões sobre Psicologia Organizacional

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As entrevistas de seleção podem ser classificadas em função do formato das questões e das respostas requeridas. A entrevista do tipo não-diretiva é

  • A. totalmente livre não especificando nem as questões e nem as respostas requeridas. É também denominada entrevista exploratória, informal ou não estruturada.
  • B. a que determina o tipo de respostas desejadas, mas não especifica as questões, ou seja, deixa totalmente livre as perguntas a serem feitas, dando a sensação para o candidato que o encontro da entrevista nada mais é do que uma conversa informal.
  • C. aquela que faz uso de um roteiro de perguntas aberto. Esta entrevista pode também assumir uma variedade de formas, como escolha simples, escolha múltipla, etc. Apresenta a vantagem de proporcionar ao entrevistador a descontração, o que faz com que o entrevistado tenha a oportunidade de trazer à tona característica de personalidade que não conseguiriam ser observadas em outros tipos de entrevista.
  • D. a melhor técnica a ser utilizada nos processos de seleção para cargos gerenciais e de diretoria. O entrevistador neste tipo de entrevista se baseia em uma listagem de assuntos a questionar e colhe as respostas ou informações do candidato aleatoriamente.
  • E. acionada quando o entrevistado apresenta dificuldades em responder a perguntas fechadas. Basicamente a entrevista não-diretiva faz uso de perguntas comportamentais, o que revela as condições emocionais e técnicas do entrevistado para ocupar um cargo vago.

Quanto à atuação do psicólogo no processo de reinserção ao trabalho, julgue os itens subseqüentes.

O psicólogo deve propor o treinamento das pessoas recémcontratadas, com foco nas atitudes, buscando a prevenção de doenças.

  • C. Certo
  • E. Errado

O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito em quatro níveis de análise: organizacional, dos recursos humanos, da estrutura de cargos e do treinamento. A análise do treinamento ocorre a partir

  • A.

    do diagnóstico de toda a organização quanto às expectativas de cada colaborador, para que seu desempenho funcional consiga ser aperfeiçoado através de treinamentos comportamentais e técnicos a serem realizados na empresa.

  • B.

    dos objetivos e metas que deverão ser utilizados como critérios para avaliação da eficiência e eficácia do programa de treinamento.

  • C.

    do diagnóstico dos desejos e interesses presentes entre colaboradores e acionistas, para que os objetivos empresariais, durante um dado período, sejam alcançados.

  • D.

    do exame dos requisitos e especificações dos cargos e das destrezas esperadas que cada colaborador cumpra para a execução correta dos seus trabalhos.

  • E.

    do perfil das pessoas, determinando quais os comportamentos que são presentes e aqueles que devem ser alterados através de processos de treinamento no local de trabalho.

A seleção de pessoal comporta três modelos de tratamento: o modelo de colocação, o modelo de seleção e o modelo de classificação. No modelo de colocação há

  • A. vários candidatos para um cargo.
  • B. vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida.
  • C. há dois candidatos e uma vaga a ser preenchida.
  • D. várias vagas para vários candidatos.
  • E. um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato.

Um psicólogo de determinada empresa recebeu, para reabilitação, um empregado afastado do trabalho, havia seis meses, por LER/DORT e depressão. Na entrevista, o empregado fez o seguinte relato: "Eu passava o dia inteiro utilizando um computador, trabalhava nove horas por dia e até mais, era uma tarefa que exigia de mim esforço físico e mental e envolvia muita burocracia". Após oito encontros com o psicólogo, o empregado foi transferido para um setor diferente daquele em que trabalhava e, três meses depois, retornou ao acompanhamento, a fim de ser novamente remanejado para outro setor. Acerca da situação descrita no texto acima, julgue os itens a seguir.

O adoecimento do trabalhador por LER/DORT pode ter decorrido das exigências de alta produtividade e excelência no desempenho de sua função.

  • C. Certo
  • E. Errado

As teorias de motivação de abordagem do conteúdo ressaltam a compreensão dos fatores

  • A.

    externos que condicionam os comportamentos dos indivíduos a atuarem sempre buscando oferecer resultados superiores para a empresa.

  • B.

    externos gerenciados pelas empresas que reforçam positivamente os indivíduos que apresentam bom desempenho no trabalho.

  • C.

    internos dos indivíduos que fazem com que eles ajam de determinada maneira.

  • D.

    emocionais presentes no clima do trabalho, garantindo assim que todos os indivíduos tenham suas necessidades fisiológicas e sociais sempre satisfeitas, pois só assim conseguirão empreender energia para o trabalho.

  • E.

    emocionais e racionais presentes nos indivíduos para que possam ser satisfeitas todas as necessidades latentes presentes no ambiente de trabalho.

Ao longo da Revolução Industrial, o mercado de trabalho substituiu as fazendas pelas fábricas. Agora, na revolução da informação o mercado de trabalho está se deslocando rapidamente do setor

  • A. de bens para a economia de agricultura.
  • B. terciário para a economia informal.
  • C. agrícola para a economia de consumo.
  • D. industrial para a economia de serviços.
  • E. agrícola para a economia informal.

Um psicólogo de determinada empresa recebeu, para reabilitação, um empregado afastado do trabalho, havia seis meses, por LER/DORT e depressão. Na entrevista, o empregado fez o seguinte relato: "Eu passava o dia inteiro utilizando um computador, trabalhava nove horas por dia e até mais, era uma tarefa que exigia de mim esforço físico e mental e envolvia muita burocracia". Após oito encontros com o psicólogo, o empregado foi transferido para um setor diferente daquele em que trabalhava e, três meses depois, retornou ao acompanhamento, a fim de ser novamente remanejado para outro setor. Acerca da situação descrita no texto acima, julgue os itens a seguir.

O fracasso na reinserção do trabalhador decorreu principalmente da incompatibilidade entre as demandas das novas tarefas e as características da doença ocupacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No trabalho de Desenvolvimento Organizacional são várias as técnicas utilizadas. Dentre elas, podemos citar a Análise Transacional, que procura

  • A.

    auxiliar na identificação dos membros do grupo que necessitam melhorar suas formas de comunicação, diminuindo assim resistências para lidarem com mudanças.

  • B.

    aumentar a sensibilidade entre as pessoas de um grupo de trabalho, criando assim maior afinidade entre os participantes do grupo.

  • C.

    ajudar os membros de um grupo a reverem seu fluxo de atividades, diminuindo possíveis gargalos.

  • D.

    diminuir os hábitos destrutivos de comunicação, no qual o intuito ou o pleno significado das mensagens fica obscuro.

  • E.

    aumentar a capacidade dos membros da equipe em dar feedback negativo no cotidiano do trabalho.

O processo de seleção de pessoal baseia-se fundamentalmente

  • A. na seleção das melhores técnicas de avaliação de conhecimentos e de personalidade.
  • B. na análise comparativa das exigências do cargo versus características do candidato.
  • C. na avaliação técnica de conhecimentos do candidato para o cargo vago frente às características positivas de personalidade apresentadas pelo candidato.
  • D. nas condições de mercado versus as condições oferecidas pela empresa.
  • E. na seleção das melhores técnicas de avaliação de conhecimentos e nas condições oferecidas pela empresa quanto ao pacote de remuneração.
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