Questões sobre Psicologia Organizacional

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Um psicólogo de determinada empresa recebeu, para reabilitação, um empregado afastado do trabalho, havia seis meses, por LER/DORT e depressão. Na entrevista, o empregado fez o seguinte relato: "Eu passava o dia inteiro utilizando um computador, trabalhava nove horas por dia e até mais, era uma tarefa que exigia de mim esforço físico e mental e envolvia muita burocracia". Após oito encontros com o psicólogo, o empregado foi transferido para um setor diferente daquele em que trabalhava e, três meses depois, retornou ao acompanhamento, a fim de ser novamente remanejado para outro setor. Acerca da situação descrita no texto acima, julgue os itens a seguir.

Depreende-se das informações apresentadas que o empregado apresenta tendência à neurose e, por isso, desenvolveu depressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um problema fundamental na comunicação interpessoal e talvez, principalmente, entre pessoas com cargos de autoridade, é despertar a capacidade de defesa nos receptores. Quando um empregado inventa justificativas para um comportamento que adotou no trabalho e que ele inconscientemente considera que este comportamento é injustificável, está fazendo uso do mecanismo de defesa de

  • A.

    negação.

  • B.

    sublimação.

  • C.

    rejeição.

  • D.

    formação reativa.

  • E.

    racionalização.

Todo recrutamento externo tem seu início a partir da tomada de decisão com relação a dois tópicos que definem, para o gestor de Recrutamento e Seleção, qual o melhor caminho a ser seguido na escolha das fontes utilizadas na prospecção de candidatos. As variáveis são:

  • A. demandas de mercado e competências estabelecidas para a função vaga.
  • B. descrição de cargos e salários.
  • C. salário a ser oferecido e pacote de benefícios.
  • D. clima e cultura organizacional.
  • E. tempo e custo.

Um psicólogo de determinada empresa recebeu, para reabilitação, um empregado afastado do trabalho, havia seis meses, por LER/DORT e depressão. Na entrevista, o empregado fez o seguinte relato: "Eu passava o dia inteiro utilizando um computador, trabalhava nove horas por dia e até mais, era uma tarefa que exigia de mim esforço físico e mental e envolvia muita burocracia". Após oito encontros com o psicólogo, o empregado foi transferido para um setor diferente daquele em que trabalhava e, três meses depois, retornou ao acompanhamento, a fim de ser novamente remanejado para outro setor. Acerca da situação descrita no texto acima, julgue os itens a seguir.

Infere-se do texto que o adoecimento do empregado foi causado pelas condições físicas do local de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A estrutura organizacional que propõe que os empregados sejam designados para um departamento funcional básico e, ao mesmo tempo, são indicados para trabalhar em um determinado produto ou para um determinado cliente é denominada organização

  • A.

    informal.

  • B.

    formal.

  • C.

    de matriz.

  • D.

    ocasional.

  • E.

    hierarquizada.

Na cultura organizacional faz-se necessário lembrar as posturas empresariais mais freqüentemente encontradas em empresas que direta ou indiretamente mantêm vínculo com culturas estrangeiras: a postura etnocêntrica, a postura policêntrica e a postura geocêntrica. A postura geocêntrica é

  • A. da empresa que pratica exatamente o oposto à cultura etnocêntrica, pois acredita que deve manter os pressupostos da cultura original.
  • B. uma política empresarial que adota uma postura proveniente das características da cultura etnocêntrica, mantendo firme o propósito de criar ritos específicos que respeitem as etnias mais diversas encontradas na população empresarial.
  • C. uma política empresarial que adota uma postura proveniente de um mix entre as culturas policêntrica e etnocêntrica: enquanto mantém os seus valores e crenças básicas originais, procura adaptar-se às diferenças regionais do local onde está inserida.
  • D. da empresa que pratica exatamente o oposto da cultura policêntrica, ou seja, mantém rígido controle sobre as práticas locais adotadas, buscando eliminálas para que não influenciem a cultura que deve ser instalada.
  • E. aquela adotada por organizações que se consideram superiores às demais culturas, portanto, em seu interior fazem prevalecer os seus valores originais em detrimento da participação espontânea dos membros do grupo empresarial.

Um psicólogo de determinada empresa recebeu, para reabilitação, um empregado afastado do trabalho, havia seis meses, por LER/DORT e depressão. Na entrevista, o empregado fez o seguinte relato: "Eu passava o dia inteiro utilizando um computador, trabalhava nove horas por dia e até mais, era uma tarefa que exigia de mim esforço físico e mental e envolvia muita burocracia". Após oito encontros com o psicólogo, o empregado foi transferido para um setor diferente daquele em que trabalhava e, três meses depois, retornou ao acompanhamento, a fim de ser novamente remanejado para outro setor. Acerca da situação descrita no texto acima, julgue os itens a seguir.

O fator gerador de patologias conhecidas como sobrecarga, que vem acometendo trabalhadores de escritórios, é conseqüência do aumento exacerbado do esforço físico e mental exigido para a realização de tarefas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma premissa-chave do Desenvolvimento Organizacional é que, uma vez que as organizações são conjuntos de grupos sobrepostos, se for possível

  • A.

    aumentar a eficácia desses grupos, disso resultará uma maior eficácia da organização como um todo.

  • B.

    interferir na dinâmica do grupo através de programas de sensibilização, o nível de consciência e o desenvolvimento de novas práticas de trabalho poderão ocorrer durante um prazo curto de tempo.

  • C.

    controlar as pessoas para que se mantenham dirigidas para o alcance dos resultados, os fatores desmotivacionais não ocorrerão.

  • D.

    manipular a motivação dos empregados através de premiações financeiras, os resultados acontecerão com maior naturalidade.

  • E.

    criar um sistema de reforçamento positivo para que todos os empregados sejam premiados diariamente, isto fará com que o clima organizacional seja percebido por todos como altamente favorável.

Pesquisas realizadas por McClelland (1961), na Universidade de Harvard, provam que as forças motivacionais das pessoas refletem elementos da cultura na qual elas cresceram e se dividem em três campos diferenciados:

  • A. motivação para a realização, motivação para afiliação e motivação para o poder.
  • B. fatores higiênicos, fatores de satisfação e fatores de insatisfação.
  • C. motivação para segurança, motivação para autodesenvolvimento e fatores higiênicos.
  • D. fatores de satisfação, fatores de insatisfação e fatores extrínsecos.
  • E. fatores higiênicos, fatores de insatisfação e motivação para organização.

Depois de formados, os grupos podem diferir sobremaneira em sua aparência e comportamento. Interiormente, no entanto, todos têm três elementos básicos: interação, atividades e sentimentos. A interação refere-se

  • A.

    ao padrão mental adotado pelos participantes frente às exigências de resultados a serem apresentados por cada participante da organização.

  • B.

    aos processos mentais e emocionais.

  • C.

    ao grau de interdependência que um indivíduo, dentro de um sistema organizacional, possui em relação aos demais.

  • D.

    ao sistema pelo qual os trabalhos são divididos entre as pessoas que fazem parte da organização.

  • E.

    ao comportamento interpessoal.

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