Questões sobre Psicologia Organizacional

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O método de avaliação de desempenho, no qual os fatores de avaliação são previamente selecionados para definir em cada empregado as qualidades que se pretendem avaliar e em que cada fator é definido como uma descrição sumária, simples e objetiva, para evitar distorções, é denominado método

  • A.

    da pesquisa de campo.

  • B.

    de pontos.

  • C.

    da escolha forçada.

  • D.

    da escala gráfica.

  • E.

    misto.

Os objetivos do diagnóstico da cultura e do clima organizacional incluem

a elaboração do perfil organizacional e das estratégias para a gestão da carreira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Likert enfatiza que entre as características básicas do grupo encontram-se metas, coesão, normas e acordo. A coesão refere-se

  • A.

    ao grau de atração que o grupo sente em relação a cada um dos seus membros.

  • B.

    ao grau de comprometimento que cada elemento do grupo tem para com os resultados que devem ser alcançados.

  • C.

    às tendências que demandam uniformidade e conformidade quanto às críticas manifestadas pelos participantes do grupo uns para com os outros.

  • D.

    à criação de um clima aberto para dar e receber feedback, desde que sejam respeitados os padrões estabelecidos como aceitáveis pela empresa.

  • E.

    ao estabelecimento de normas claras e precisas de regras que indicam as melhores práticas de relacionamento interpessoal a serem aplicadas pelo grupo de trabalho.

Os objetivos do diagnóstico da cultura e do clima organizacional incluem

a retroalimentação dos subsistemas de seleção e treinamento de pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os quatro campos a serem analisados para determinar o universo de exigências encontrados nos contornos de um cargo são: condições de trabalho, responsabilidades, requisitos mentais e requisitos

  • A. físicos.
  • B. funcionais.
  • C. financeiros.
  • D. sociais.
  • E. ambientais.

Os objetivos do diagnóstico da cultura e do clima organizacional incluem

o estabelecimento de indicadores para prevenir doenças ocupacionais e melhorar a qualidade de vida do trabalhador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Frederick Herzberg salienta que os fatores responsáveis pela satisfação profissional das pessoas são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional. Para ele,

  • A. "o oposto da satisfação profissional é a frustração das necessidades básicas e evolutivas do ser humano que fará com que haja dentro das organizações um clima de trabalho favorável ou desfavorável para o alcance das metas estabelecidas de produção."
  • B. "a satisfação profissional está ligada diretamente à posição da empresa em alinhar as expectativas pessoais às profissionais, que auxiliarão o profissional a satisfazer ou contra-satisfazer suas necessidades primárias."
  • C. "a oposição, ou seja, a dicotomia satisfação – insatisfação é a mola propulsora da motivação humana, que sempre estará à disposição do profissional para, no ambiente de trabalho, realizar ou não suas atividades."
  • D. "o oposto da satisfação profissional não seria a insatisfação, mas sim nenhuma satisfação profissional e, da mesma forma, o oposto da insatisfação profissional seria nenhuma insatisfação profissional e não a satisfação."
  • E. "o ser humano é vulnerável ao ambiente de trabalho que pode favorecer ou desfavorecer o comprometimento do profissional para o cumprimento de suas tarefas, cabendo a organização satisfazer ou contra-satisfazer as necessidades humanas."

Os objetivos do diagnóstico da cultura e do clima organizacional incluem

a compatibilização das necessidades individuais e organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A visão bidimensional da liderança permitiu oferecer explicação para conciliar a eficácia do líder com as duas orientações. Blake e Mouton, uma dupla de pesquisadores da liderança, desenvolveram a idéia da grade gerencial. De acordo com esse modelo explicativo da liderança, o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e, ao mesmo tempo, muita ou pouca ênfase para

  • A. o resultado.
  • B. a produção
  • C. as pessoas.
  • D. os clientes internos.
  • E. os processos de trabalho.

Uma análise ergonômica do posto de trabalho pode ser essencial para a resolução de conflitos nas relações socioprofissionais e para melhorar o desempenho das equipes. Essas relações

permitem a elaboração de estratégias de intervenção para potencializar a satisfação com o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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