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São aspectos relativos à motivação, EXCETO:
Resulta de aspectos da situação, externos ao indivíduo.
Para Chiavenato (1999), a tutoria e o aconselhamento são métodos utilizados pelas organizações com a finalidade de:
propiciar a melhoria do relacionamento interpessoal.
Segundo Dejours (1992), o sofrimento no trabalho se expressa através de sintomas como a ansiedade, a insatisfação, a fadiga e a depressão e relacionase ao conteúdo significativo do trabalho. Pode-se dizer que:
quanto mais a organização do trabalho é flexível e sem atribuições específicas para cada cargo, maior é o conteúdo significativo do trabalho e menor o sofrimento.
quanto mais o trabalho e os objetivos organizacionais são conhecidos por todos e divididos entre todos os trabalhadores de acordo com suas habilidades e conhecimentos, menor é o conteúdo significativo do trabalho e menor o sofrimento.
quanto mais a organização do trabalho é rígida e quanto maior a divisão do trabalho, menor é o conteúdo significativo do trabalho e maior o sofrimento.
o conteúdo significativo do trabalho é tanto maior quanto maior for o conhecimento que o trabalhador tem de suas funções e atribuições específicas.
O treinamento e o desenvolvimento profissionais são procedimentos muito utilizados nas organizações modernas. Desenvolver pessoas significa principalmente:
proporcionar informações e tecnologias, treinar habilidades e destrezas para o desempenho adequado e eficientes das funções.
a formação e o provimento de informações, visando fundamentalmente ao aumento da produtividade e, conseqüentemente, à maior lucratividade da empresa.
fornecer informações e propiciar o conhecimento da organização, seus objetivos, missão, produtos, serviços, políticas e sistemas de regras e regulamentos.
São componentes do sistema de recompensas das organizações, EXCETO:
Salário, promoções, auxílio transporte e auxílio alimentação.
Comissionamento de vendas, assistência médica e participação nos lucros.
Participação acionária, assistência médica, participação em congressos e eventos.
A avaliação de desempenho constitui-se num sistema de gestão do desempenho que objetiva principalmente:
melhorar o desempenho global e a produtividade das pessoas ao longo do tempo.
observar e mensurar os comportamentos e o desempenho dos indivíduos em seus cargos.
recompensar os comportamentos e resultados positivos alcançados pelos trabalhadores.
mensurar, formalizar e punir comportamentos e resultados considerados negativos pela organização.
A importância do Recrutamento e da Seleção de Pessoal se dá no planejamento do quadro de pessoas, na gestão do movimento de pessoas na organização. Para que esse processo ocorra de modo adequado e eficiente e para que supra as necessidades da empresa:
a captação de pessoas deve fundamentar-se nas necessidades de crescimento ou de enxugamento da empresa.
o Recrutamento e Seleção de Pessoal na empresa é etapa essencial do planejamento e deve preceder a todas as outras ações de RH.
o processo de Recrutamento e Seleção de pessoal deve basear-se na descrição de cargos e funções da empresa para haver escolha adequada de pessoal.
a captação de pessoas deve estar fundamentada na clareza de sua necessidade de pessoas em termos quantitativos e qualitativos a curto, médio e longo prazos.
Os conceitos de "entrega", de complexidade e de espaço ocupacional referemse, respectivamente:
ao saber agir responsavelmente e obter reconhecimento por isso, ao desenvolvimento e à capacidade do indivíduo de assumir e executar atribuições e responsabilidades maiores e mais importantes e à ampliação de atribuições e responsabilidades.
ao doar-se plenamente à organização e "vestir sua camisa", às dificuldades para que o trabalhador obtenha as habilidades e competências exigidas para o desempenho eficiente de suas funções e atribuições e à posição ocupada no setor e na equipe de trabalho.
ao desempenho prestimoso e eficiente de suas funções e atribuições, à competência para agir em situações diversas mutantes e desafiadoras e à sua posição na hierarquia organizacional.
à prestação de serviços profissionais de acordo com suas habilidades e talentos pessoais, ao saber agir criativamente, propor soluções para problemas e situações novas e à capacidade de galgar os degraus da hierarquia em direção a posições de liderança.
São aspectos relativos ao conceito de competência, EXCETO:
Assumir iniciativas, ir além das atividades prestadas.
Capacidade de compreender e dominar novas situações.
A estruturação e a descrição dos cargos da organização são etapas importantes do planejamento organizacional para a definição, construção e implementação de ações, EXCETO:
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