Questões sobre Psicologia Organizacional

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Para Lucena (1995), a área de RH deve fundamentar suas iniciativas, ações e atividades, e também suas políticas, normas e procedimentos em suas bases de referência que são:

  • A.

    a análise dos cargos chaves e críticos, a definição das linhas de sucessão, dos perfis profissionais e a formulação dos planos de sucessão e dos planos de desenvolvimento da organização.

  • B.

    o diagnóstico organizacional, o levantamento de necessidades de treinamento, a pesquisa sobre clima e cultura organizacionais que fornecem dados e informações fidedignas para o suporte de intervenções.

  • C.

    a estrutura e a dinâmica das diversas áreas e unidades que compõem a organização – produção, marketing, finanças e outras unidades de apoio, a composição das funções e dos cargos e as descrições de cargos.

  • D.

    a estrutura e a dinâmica organizacionais que estabelecem relações entre a organização do trabalho, seus processos operacionais e a capacitação profissional correspondente, e ainda, os objetivos organizacionais, os resultados esperados, os riscos e desafios, o ambiente externo mutante.

São fatores essenciais para um planejamento abrangente de Recursos Humanos numa organização, EXCETO:

  • A.

    Integração com o negócio e os objetivos da empresa.

  • B.

    Integração das diversas áreas e setores da organização.

  • C.

    Participação gerencial enquanto líder e gestor de pessoas.

  • D.

    Integração de políticas, programas, sistemas e atividades de RH.

Trata-se de algo que, dentro do planejamento de carreira, constitui-se em oportunidades temporárias para adquirir experiência, conhecimento, competências e contatos. Estão, na verdade, cada vez menos distintos, à proporção que mais organizações rumam em direção às equipes autodirigidas como unidade de trabalho básica. Considerados bens portáteis, podem ser aplicados aos planos de carreira baseados nos sistemas mais estáveis dos setores de mercado e das profissões. Esse conceito se refere à definição de

  • A.

    cargos.

  • B.

    pessoas.

  • C.

    organizações.

  • D.

    profissões.

A questão atual dentro das organizações gira em torno de qual seria uma nova motivação que sustentaria as organizações, depois de tantas demissões, aposentadorias antecipadas e restruturações. Para que a organização diante dos aspectos levantados, se sustente, é necessário que

  • A.

    a empresa forneça garantia de estabilidade no emprego.

  • B.

    o empregado escolha a organização em função do trabalho a ser realizado e dos clientes que serão beneficiados.

  • C.

    o empregado procure a organização pela expectativa de promoção.

  • D.

    o empregado se preocupe com o desenvolvimento de competências profissionais para impressionar os líderes.

A gerência de produção e montagem da empresa X solicitou ao setor de recursos humanos (SRH) o provimento de uma vaga de supervisor técnico para coordenar o trabalho dos montadores da área de produção. O SRH decidiu prover a vaga com um dos técnicos do referido setor que acabou de ser contratado após recente aprovação em processo seletivo.

Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que o tipo de recrutamento realizado para o provimento da vaga é o

  • A.

    externo.

  • B.

    misto.

  • C.

    aplicado.

  • D.

    interno com promoção

Acerca das concepções e premissas da teoria da motivação humana, segundo a abordagem da psicologia organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    O homem é motivado por incentivos econômicos.

  • B.

    O homem é um agente passivo que precisa ser administrado, motivado e controlado pela organização.

  • C.

    Os objetivos individuais em geral se opõem aos objetivos da organização, impondo-se, pois, um controle mais rígido.

  • D.

    As pessoas têm motivação básica, potencial e padrões de comportamento adequados e capacitados para assumir plenas responsabilidades.

Assinale a opção em que a atividade da psicologia do trabalho e suas especificidades estão corretamente relacionadas.

  • A.

    Seleção de pessoal – elaboração de perfil profissiográfico, de análise de tarefa, de análise e descrição de função, aplicação de testes e técnicas psicológicas, elaboração e aplicação de provas situacionais, emprego de dinâmica de grupos, pesquisa da cultura organizacional, análise de potencial dos empregados, validação de instrumento de seleção.

  • B.

    Treinamento de pessoal – realização de levantamento de necessidades de treinamento, de estudos sobre saúde no trabalho, de avaliação de reação, de conteúdos e de serviço, capacitação psicopedagógica de instrutores, programas de preparação para aposentadoria, estabelecimento de critérios de seleção para participação em cursos.

  • C.

    Avaliação de desempenho – escolha de tecnologia de elaboração do programa, implementação de programas de avaliação de desempenho nas organizações, coordenação de realização periódica do programa, análise de resultados específicos para programas afins, como treinamento, desenvolvimento de RH, elaboração de propostas de mudança organizacional baseada nos resultados do programa de avaliação de desempenho.

  • D.

    Plano de cargos e salários – realização de análise organizacional, descrição e especificação de cargos, realização de análise de cargos, implantação de plano de cargos e salários em equipe multidisciplinar, avaliação periódica do plano implantado, intervenção junto aos empregados, mediante palestras e outros meios de comunicação, para a implantação do plano, realização e análise de entrevistas de desligamento, elaboração e gestão de programas de incentivos.

Há um mês, Pedro, de 35 anos de idade, recebeu o diagnóstico de câncer no cérebro, cujo prognóstico vislumbra poucos meses de vida. De imediato, sua preocupação era se conseguiria conciliar o tratamento com o trabalho, recusando terminantemente a proposta do médico para afastar-se temporariamente desta atividade, que representa sua ligação com a vida. No trabalho, fez um acordo com seu chefe de se ausentar apenas nos dias da quimioterapia, uma vez a cada quinze dias. Após três meses de tratamento, Pedro se apresentava fisicamente debilitado, com sintomas de desequilíbrio físico, sofrendo repetidas quedas ao tentar se levantar sozinho, mas continuava a ir trabalhar. Os colegas percebiam a dificuldade de Pedro em realizar suas tarefas, a falta de concentração e de organização, mas ficavam apreensivos de lhe pedir que se afastasse do trabalho com receio de induzi-lo a um quadro depressivo.

Acerca da intervenção do psicólogo organizacional nessa situação de doença terminal no âmbito do trabalho, assinale a opção correta.

  • A.

    O psicólogo deve interpretar a negação de Pedro em relação a sua incapacidade para o trabalho como patológica, acarretando prejuízos para a empresa, e deve comunicar à família seu afastamento de forma compulsória, caso ele se recuse a entrar em licença.

  • B.

    O psicólogo, informado das dificuldades enfrentadas pelo paciente e também da importância que ele dá ao seu trabalho, visando proporcionar a ele algumas ilusões positivas, deverá propor um afastamento temporário, apenas o suficiente para que se restabeleça dos sintomas que o tornam inoperante para o trabalho.

  • C.

    O psicólogo deverá convocar a família de Pedro para avaliar o impacto da situação vivida por todos diante da doença terminal, e propor que juntos tentem convencer Pedro a afastar-se do trabalho tendo em vista sua falta de condições físicas.

  • D.

    O psicólogo deve considerar que estando em estágio avançado da doença, Pedro pode beneficiar-se, juntamente com sua família, de um acompanhamento psicológico com foco na qualidade de vida. Nesse processo, é importante que a família possa aconselhá-lo até que sejam definidas outras metas alcançáveis, levando em consideração as limitações atuais, e ele decida afastar-se do trabalho.

É função da área de treinamento do setor de recursos humanos promover ou auxiliar a elaboração de projetos pedagógicos e de inovação curricular. Acerca dos princípios que fundamentam essas atividades, analisando uma situação de reformulação do curso de formação em psicologia, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma inovação curricular no cenário da graduação em psicologia fundamenta-se no método de construção do conhecimento que inclua sua relevância social, sua contemporaneidade e promova posturas críticas e éticas diante do conhecimento a ser produzido e socializado.

  • B.

    Uma disciplina de psicologia organizacional, que questione a relação entre trabalho, saúde mental e organização, seria inovadora se incluísse uma abordagem clínica do trabalhador, que define a dinâmica subjetiva e inconsciente do cidadão.

  • C.

    A reformulação da grade curricular do curso de formação em psicologia exige uma condução democrática com o envolvimento dos alunos em um processo no qual as funções e os princípios do projeto devem ser norteados pelas necessidades inconscientes do cidadão.

  • D.

    Diante dos elementos conjunturais do cenário atual, uma formação em psicologia inovará sua técnica se conseguir estabelecer uma formação especialista que promova a explicação efetiva da subjetividade do sujeito humano.

Assinale a opção correta acerca das questões suscitadas pela saúde mental no trabalho.

  • A.

    A crescente dedicação de profissionais especializados às questões de saúde mental no trabalho, proporcionando a total compreensão desse fenômeno, levou à criação oficial de estratégias adaptadas ao combate do sofrimento no trabalho e do estresse profissional.

  • B.

    A saúde do trabalhador depende do respeito à ética no trabalho. É indispensável para uma boa comunicação e cooperação a mobilização individual, promovendo uma pluralidade de concepções do bem.

  • C.

    No trabalho, o risco de uma doença física ou mental está mais ligado à submissão a um forte nível de pressão do que à falta de espaço de expressão ou de desenvolvimento para as realizações pessoais e profissionais.

  • D.

    A abordagem clínica da saúde mental no trabalho defende o auxílio ao trabalhador a fim de que ele próprio possa ser capaz de identificar em seus sofrimentos individuais as causas geradas por aspectos do trabalho e vice-versa.

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