Questões sobre Psicologia Organizacional

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A estabilização como organização a que os grupos terapêuticos alcançam é

  • A.

    desorganizativa

  • B.

    racionalizante.

  • C.

    antiterapêutica.

  • D.

    maníaca.

  • E.

    segregadora.

Quanto a suporte organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    Suporte organizacional refere-se a crenças globais mantidas pelo empregado acerca do quanto a organização em que trabalha cuida do seu bem-estar e valoriza suas contribuições.

  • B.

    Percepções sobre suporte organizacional podem estar relacionadas a absenteísmo, menores níveis de desempenho e de comprometimento global dos empregados.

  • C.

    Salário não está associado com satisfação no trabalho.

  • D.

    Percepções favoráveis sobre a justiça dos procedimentos organizacionais relativos à determinação do montante de compensações que o empregado receberá por sua contribuição são conseqüências de impressões favoráveis de suporte organizacional.

  • E.

    O conceito de suporte organizacional está relacionado com o princípio ou norma de reciprocidade, que trata de motivação no trabalho.

Assinale a opção correta acerca de análise e desenvolvimento organizacional.

  • A.

    Centralização, hierarquia e esfera de controle são exemplos de mecanismos organizacionais de coordenação, importante dimensão de análise organizacional.

  • B.

    A criação de departamentos funcionais em uma organização é uma forma de especialização vertical.

  • C.

    Uma organização em rede combina duas formas de departamentalização: a divisional e a funcional.

  • D.

    Organizações pré-burocráticas são arquiteturas organizacionais encontradas mais freqüentemente em organizações antigas e de grande porte.

  • E.

    Estruturas organizacionais do tipo burocracia divisional caracterizam-se por definir unidades e posições organizacionais a partir de atividades especializadas executadas por grupos de trabalhadores.

Com relação a fatores psicossociais, trabalho e saúde psíquica, assinale a opção correta.

  • A.

    Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) são caracterizadas por um conjunto de sintomas como dor, parestesia, sensação de peso e(ou) fadiga nos membros inferiores do corpo.

  • B.

    A relação entre a atividade profissional e o aparecimento de distúrbios osteomusculares é historicamente recente, tendo surgido como efeito da automação e das novas exigências do mundo contemporâneo automatizado.

  • C.

    Postura estática, espaço insuficiente para as pernas e tempo de permanência em uma mesma posição são variáveis psicossociais que influenciam o surgimento de DORT.

  • D.

    Características da organização do trabalho, como rotatividade da tarefa, horas extras, número insuficiente de pausas no trabalho e pressão de tempo, são variáveis psicossociais que influenciam o surgimento de DORT.

  • E.

    A inadequação de aspectos físicos do ambiente de trabalho é o principal fator causador de DORT.

Alguns programas de desenvolvimento organizacional baseiam-se no conhecimento experimental e a abordagem utilizada é o treinamento em laboratório. São fornecidas situações em que os próprios aprendizes experimentam através de suas interações algumas das condições de que estão falando. Este tipo de treinamento tende, assim, a ter um impacto maior sobre eles do que métodos convencionais. Com relação ao método de modelagem de comportamento, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Ele se baseia nos processos de aprendizado social de observação (reforço vicário) e imitação (modelação).

  • B.

    Ele ensina primeiro o comportamento, assim, a mudança de comportamento antecede a mudança de atitude.

  • C.

    A modelagem de comportamento fundamenta-se em demonstração, explicação, prática e retorno.

  • D.

    O método é usado, por exemplo, para ajudar supervisores a mostrar reconhecimento a um empregado que se sobressai.

  • E.

    A presunção é que mudanças de atitudes devem preceder as mudanças de comportamento.

A importância das necessidades humanas varia conforme a cultura de cada indivíduo e de cada organização. Portanto, a Qualidade de Vida no Trabalho não é determinada apenas pelas características individuais ou situacionais, mas, sobretudo

  • A. pelo orgulho em fazer parte da empresa.
  • B. pelo clima de trabalho construído pelo gestor de cada área da empresa.
  • C. pela atuação sistêmica dessas características individuais e organizacionais.
  • D. pelos programas de responsabilidade social promovidos pela empresa junto à comunidade.
  • E. pela construção de relações interpessoais abertas e dirigidas ao bem-estar de todos, sem perder o foco no estabelecimento de metas e resultados que indicarão o sucesso ou insucesso da empresa.

As técnicas de treinamento podem ser classificadas quanto ao uso, tempo e local de aplicação. Nessa medida, pode-se dizer que, no que se refere ao uso, as técnicas são orientadas para o

  • A.

    conteúdo e para o processo.

  • B.

    conteúdo.

  • C.

    conteúdo, para o trabalho ou mistas.

  • D.

    conteúdo do trabalho.

  • E.

    conteúdo, para o processo ou mistas.

Os psicólogos Atkins e Katcher elaboraram um teste chamado LIFO (Life Orientations), que permite avaliar o uso que fazemos de nossos atributos positivos e negativos, baseando-se em idéias de Erich Fromm sobre orientação produtiva e improdutiva no relacionamento euoutros. Os quatro estilos LIFO são

  • A. controle/organização; influência/dominância; poder de posição/estrutura e análise/programação.
  • B. direção/indução; influência/coerção; controle/organização e análise/programação.
  • C. controle/organização; direção/indução; influência/dominância e persuasão/coerção.
  • D. apoio/concessão; liderança/dominação; conservação/ apego e adaptação/negociação.
  • E. influência/controle; inclusão/aceitação; dominância/ submissão e direção/indução.

Na execução do treinamento existe sempre o binômio: instrutor x aprendiz. Os aprendizes são

  • A.

    as pessoas que não têm escolaridade, que necessitam aprender ou melhorar seus conhecimentos sobre alguma atividade.

  • B.

    os funcionários novos que iniciam na instituição, que necessitam aprender seus conhecimentos sobre as atividades.

  • C.

    as pessoas que ocupam posição de destaque e que necessitam aprender ou melhorar seus conhecimentos sobre alguma atividade.

  • D.

    as pessoas situadas em qualquer nível hierárquico que necessitam aprender ou melhorar seus conhecimentos sobre alguma atividade.

  • E.

    os funcionários antigos na instituição, que necessitam aprender sobre as atividades.

A avaliação de treinamento que procura aferir, principalmente, as impressões, opiniões e atitudes do treinando face ao treinamento que recebe é chamada de avaliação do nível de

  • A. resultados.
  • B. aprendizagem.
  • C. conhecimento.
  • D. reações.
  • E. habilidades.
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