Questões sobre Psicologia Organizacional

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Considerando que Treinamento é a educação profissional que visa adaptar o homem para determinada empresa ou instituição, pode-se afirmar que:

  • A.

    Todas as pessoas são treinadas para ocupar um cargo.

  • B.

    Todas as empresas/instituições possuem uma área que realiza o treinamento.

  • C.

    As empresas/instituições possuem uma pessoa que realiza o treinamento.

  • D.

    Todas as empresas/instituições têm estrutura para realizar o treinamento.

  • E.

    O treinamento pode ser aplicado a todos os níveis de funcionários ou setores da empresa.

O role-playing é uma técnica de treinamento grupal

  • A. indicada para aquisição de conhecimentos técnicos e operacionais.
  • B. baseada na representação dramatizada ou teatralizada de situações hipotéticas de trabalho.
  • C. que tem como objetivo único a identificação do grau de inteligência demonstrado pelos indivíduos envolvidos em solucionar problemas lógicos.
  • D. que visa criar um ambiente adequado para que grupos em conflito no trabalho consigam encontrar soluções para seus problemas.
  • E. baseada na representação dramatizada ou teatralizada de situações reais de trabalho.

Há diversos meios utilizados para processar o levantamento de necessidade de treinamento à luz da análise empresarial. Esses recursos devem ser elaborados em função das características de cada empresa; da filosofia operacional da organização e

  • A. do orçamento disponível para custear os treinamentos que serão desenvolvidos.
  • B. de necessidades específicas de formação de quadros.
  • C. da política de recursos humanos aplicada pela empresa.
  • D. das relações estabelecidas pela empresa e sindicato dos funcionários.
  • E. da disponibilidade dos colaboradores em estarem engajados na construção de um mapa de competências que represente efetivamente os conhecimentos e práticas que devem ser aplicados no ambiente de trabalho.

A validade de um determinado teste de seleção refere-se ao seu grau de representação da característica pessoal que leva o candidato a preencher satisfatoriamente o critério de desempenho correspondente a determinado cargo. São três os tipos de validade relacionada com os diversos objetivos de um teste: a validade de conteúdo, a validade relativa ao critério e a validade do conceito. A validade relativa ao critério é determinada pela

  • A. estimativa de quão bem o conteúdo de um teste serve como amostra do campo ou tipos de situações que o candidato será avaliado.
  • B. comparação dos resultados no teste com um ou mais critérios classificados como dependentes.
  • C. comparação dos resultados no teste com um ou mais critérios independentes.
  • D. precisão em definir características de personalidade do candidato, como por exemplo: introversão e extroversão.
  • E. demonstração estatística dos resultados apresentados por uma dada amostragem.

Raymon V. Lesikar descreveu quatro fatores que influenciam a eficácia da comunicação nas organizações: os canais formais de comunicação, a estrutura de autoridade da organização, a especialização do trabalho e o que Lesikar chama de "propriedade da informação". A expressão propriedade da informação quer dizer que as pessoas

  • A. carecem apropriar-se dos resultados que apresentam.
  • B. geralmente fazem uso de comunicações entre pares para obterem dados que possam auxiliá-las no desenvolvimento dos seus trabalhos.
  • C. sentem-se abertas para expressar suas opiniões colocando em prática todo o conhecimento que possuem sobre suas áreas de atuação.
  • D. necessitam a todo momento sentirem-se "donas" dos seus trabalhos, para que possam contribuir de forma significativa com os resultados da empresa.
  • E. possuem informações e conhecimentos peculiares sobre seu trabalho.

Pela teoria da Liderança Situacional, desenvolvida por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, existem quatro estilos que norteiam o comportamento do superior em relação a cada atividade que o colaborador realiza. Tais estilos são

  • A. dirigir, persuadir, compartilhar e delegar.
  • B. ensinar, treinar, apoiar e controlar.
  • C. comandar, influenciar, apoiar e acompanhar.
  • D. comandar, influenciar, treinar e controlar.
  • E. apoiar, treinar, controlar e acionar.

O método de avaliação de desempenho que é baseado em reuniões de um analista em avaliação de desempenho com as chefias visando a identificar as causas e motivos do desempenho de cada colaborador, através da análise de fatos e situações é chamado de método de

  • A. escalas de desempenho.
  • B. pesquisa de campo.
  • C. escalas de competência.
  • D. avaliação por objetivos.
  • E. incidentes críticos.

O método de avaliação de desempenho da escala gráfica, apesar de reduzir as tendências do avaliador em relação a outros métodos, ainda é sujeito a elas, devido ao seu alto grau de subjetividade. Uma das propensões é o Efeito de Halo que ocorre quando o superior

  • A.

    tende a ser ""bonzinho"" ao avaliar o desempenho dos colaboradores, ou quando usam de muito rigor.

  • B.

    não gosta do colaborador e assim o avalia com pontuações que giram em torno da mediana.

  • C.

    avalia o colaborador levando em consideração somente o desempenho recente, contaminando desta forma todo o histórico de realizações que tal colaborador apresentou durante o período em que está sendo avaliado.

  • D.

    gosta de um colaborador, sua opinião pode ser distorcida em relação ao seu desempenho, gerando sempre uma opinião boa sobre o desempenho do colaborador.

  • E.

    acredita que não há colaborador que possa vir a superar qualquer expectativa de resultado, posto que todos têm algo ainda a desenvolver.

A cultura organizacional

  • A. é representada pelos resultados obtidos por cada área da empresa através da prática da pesquisa de clima organizacional e do nível de satisfação dos clientes para com os serviços/produtos.
  • B. estabelece um conjunto de políticas de recursos humanos que refletem todas as crenças e valores a serem praticados por todos os colaboradores, visando desta forma criar a identidade da organização.
  • C. determina um conjunto de acepções diferentes onde cada colaborador poderá expressar seus sentimentos sobre o trabalho que realiza, principalmente através da prática de pesquisas de clima.
  • D. representa o universo simbólico da organização e proporciona um referencial de padrões de desempenho entre os funcionários, influenciando a pontualidade, produtividade e a preocupação com qualidade e serviço ao cliente.
  • E. é um conjunto de práticas de recursos humanos que evidenciam o inconsciente coletivo do grupo de gestores que impingem um modo de trabalhar junto aos colaboradores.

Assinale a alternativa CORRETA sobre a síndrome de burnout.

  • A.

    É sinônimo de estresse.

  • B.

    É uma variante do transtorno de pânico.

  • C.

    É uma síndrome associada ao trabalho que tem por características a despersonalização, a exaustão emocional e a redução da realização pessoal e profissional.

  • D.

    Seu tratamento é principalmente medicamentoso.

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