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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.
Nas ações de recrutamento e seleção de pessoal, cada vez mais, os testes psicológicos são utilizados, abandonando-se a tendência à adoção de novos instrumentos de avaliação.
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As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.
objetivo do recrutamento e seleção de pessoal é combinar as características dos candidatos, ou seja, seus conhecimentos, habilidades e atitudes, com os requisitos do cargo (incluídas as tarefas a serem executadas e as condições de trabalho).
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As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.
No processo seletivo, o recrutamento é uma etapa cuja função única é tornar pública a necessidade da organização em contratar novos funcionários.
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As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.
O processo de seleção consiste em recrutar e selecionar pessoas que preencham o perfil profissiográfico no qual conhecimentos, habilidades e atitudes mais se aproximem ao desejado para o cargo. Para tanto, o psicólogo deve empregar técnicas que, reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia, fazem parte do escopo de atuação do psicólogo. Entre elas, destacam-se: entrevistas, testes de conhecimento, testes psicométricos e testes grafológicos.
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Julgue os itens que se seguem, relativos a desenvolvimento do trabalho e das organizações.
Entende-se por organização virtual uma forma organizacional caracterizada por uma coleção permanente ou temporária de pessoas, grupos e departamentos dispersos geograficamente, não necessariamente da mesma organização, e dependentes de comunicação eletrônica para conduzir seus processos produtivos.
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Julgue os itens que se seguem, relativos a desenvolvimento do trabalho e das organizações.
As organizações modernas devem ser estruturadas como sistemas fechados, ou seja, devem ser independentes do ambiente em que se encontram.
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Julgue os itens que se seguem, relativos a desenvolvimento do trabalho e das organizações.
A chamada terceira revolução industrial que se configura ainda hoje apresenta, entre outros, os seguintes marcos conjunturais: crescimento lento da economia, intensificação das desigualdades sociais decorrentes da distribuição de renda, generalizada percepção de instabilidade no emprego.
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Julgue os itens que se seguem, relativos a desenvolvimento do trabalho e das organizações.
Compreender como se articulam as características estruturais de uma organização, o ambiente em que ela se insere e as estratégias para lidar com esse ambiente demanda análise organizacional nos níveis individual, grupal, organizacional e contextual.Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A liderança e o poder são variáveis de âmbito grupal, cuja compreensão é relevante no mundo corporativo. Com relação a essa temática, julgue os itens que se seguem.
Com relação à liderança organizacional, a literatura aponta que as mulheres mais do que os homens adotam um estilo democrático, e os homens adotam mais um estilo diretivo.
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A liderança e o poder são variáveis de âmbito grupal, cuja compreensão é relevante no mundo corporativo. Com relação a essa temática, julgue os itens que se seguem.
O empowerment consiste em os gerentes centralizarem as decisões e o poder, não compartilhando a liderança com nenhuma pessoa da sua equipe.
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