Questões sobre Psicologia Organizacional

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Acerca da ênfase a ser dada a cada tipo de cargo durante sua revisão e descrição, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Nos cargos administrativos, a ênfase recai em tarefas, sobre as quais buscará se analisar o fluxo, o ciclo, a periodicidade e os prazos.

  • B.

    Nos cargos técnicos e especializados, para uma boa descrição, analisa-se o campo de conhecimento, o processo de trabalho e o objetivo da prestação do serviço.

  • C.

    Nos cargos operacionais, a ênfase recai na produtividade, buscando-se analisar a quantidade e a qualidade, os tipos de máquinas operadas e os tipos de materiais e ferramentas utilizados para a execução das tarefas.

  • D.

    Nos cargos gerenciais, procura-se analisar as responsabilidades do cargo em relação a estratégias, políticas, objetivos, planos de ação, responsabilidades por supervisão e controle.

Os indicadores genéricos que podem proporcionar uma avaliação dos resultados da seleção incluem

  • A.

    expectativa de que o novo empregado ajuste-se e integre-se às suas funções.

  • B.

    maior estabilidade do pessoal e conseqüente aumento do turnover.

  • C.

    maior produtividade pelo aumento da capacidade do pessoal e diminuição do rendimento durante o processo de adaptação ao cargo.

  • D.

    menores investimentos e esforços em treinamento, pela maior facilidade em aprender as tarefas do cargo.

Cláudio sempre exerceu sua função de técnico de produção com excelente nível de competência, sendo por isso promovido a gerente de produção, como reconhecimento pelo seu desempenho. Após assumir sua nova posição, visando ajustar sua equipe, solicitou por várias vezes ao DRH a realização de processos seletivos, determinando a demissão dos novos empregados ao menor deslize deles. Iniciou então um procedimento de recrutamento interno, que resultou na demissão de antigos empregados, que, ao passarem pela área de produção, eram demitidos, e, em dois casos, os próprios empregados pediram para sair, alegando a rispidez de Cláudio no trato com a equipe. A diretoria, informada pelo relatório mensal de rotatividade de pessoal na empresa, solicitou ao DRH uma avaliação sobre as possíveis causas do alto turnover no setor gerenciado por Cláudio, desde a sua promoção.

Acerca da situação hipotética acima, assinale a opção que apresenta uma possível causa para o turnover descrito.

  • A.

    Com o objetivo de trazer novas pessoas para a equipe, Cláudio buscou renovar e enriquecer seu setor com novas experiências e competências, porém percebeu o alto custo com anúncios e que essa modalidade era mais insegura e demorada que o recrutamento interno.

  • B.

    Cláudio optou pelo recrutamento interno por ser mais econômico para a empresa, mais rápido, mais seguro, e por ser fonte de motivação para os empregados. Porém, provavelmente, desconhece que iniciou uma situação de conflito de interesses entre os candidatos internos.

  • C.

    Cláudio pode ter sido vítima de um processo seletivo equivocado. Ele deveria ter optado por um recrutamento misto, priorizando o recrutamento interno, oferecendo aos próprios empregados a disputa das oportunidades existentes.

  • D.

    Ao ser promovido a gerente de produção, Cláudio pode ter sido vítima do "princípio de Peter", segundo o qual todos têm um nível de incompetência, sendo provável que o fato de ser um excelente técnico não garante que Cláudio apresente habilidades para gerente.

É estruturada sob a ótica da ergonomia e da organização do trabalho, com uma visão integral do trabalhador, considerandoo como um ser independente física e mentalmente, estruturando e prevendo todas as conseqüências de trabalho impostas à saúde e integridade do trabalhador, proporcionando-lhe qualidade de vida dentro e fora da empresa.

O texto acima se refere à(s)

  • A. Comissão de Estudos do Trabalho (CET).
  • B. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
  • C. Norma Regulamentadora (NR-5).
  • D. Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Após a conclusão sobre o resultado do processo seletivo, a psicóloga coordenadora do setor de pessoal enviou para o responsável pela divulgação o nome do candidato X como o escolhido para assumir o cargo. Esse candidato, ao saber da sua aprovação, organizou, imediatamente, entre os amigos, uma comemoração pelo seu sucesso no difícil processo que durara duas semanas de avaliação, com cinco etapas eliminatórias. Logo em seguida, a coordenadora percebeu que cometeu um erro: no resultado final, o candidato X deveria ter sido desclassificado.

Acerca das providências a serem tomadas para resolver o problema acima descrito, assinale a opção correta.

  • A.

    A coordenadora poderá considerar que o candidato X, tendo chegado à última etapa do processo seletivo, tem o direito de ser admitido com ressalva, devendo ser reavaliado no período máximo de três meses. Com essa providência, ela resguardará sua imagem de líder e manifestará sua segurança para decidir e assumir riscos.

  • B.

    Baseada na premissa de que errar é humano, a coordenadora poderá empenhar-se em corrigir seu erro, convocando o candidato X para uma entrevista individual, tratando com objetividade e clareza do seu equívoco. Com essa providência, ela demonstrará sua dominância e sua capacidade de confrontação, ao ser assertiva, franca e diplomática.

  • C.

    Preocupada com os efeitos de seu erro para o candidato X, a coordenadora poderá decidir por não relatar seu equívoco, zelando pela imagem que ficará da instituição para o público, mas deverá realizar uma supervisão próxima do candidato durante os primeiros meses de seu exercício no cargo. Com essa providência evitará a exposição da empresa.

  • D.

    A coordenadora com equilíbrio consegue entender que seu equívoco diz respeito a algo de seu próprio inconsciente manifestando a escolha dela para o cargo. Com esta providência, estará mostrando que pondera suas ações e aplica mudanças considerando todas as implicações do fato.

Visa estabelecer um modelo explícito e legível para o trabalho do operador. Constitui excelente suporte para projetos, desenvolvimento e testes de sistemas de trabalho. Fornece uma linguagem operacional que facilita a localização de informações, possibilita a distinção entre procedimentos e conceitos. Subsidia o treinamento, além de propiciar a redefinição do trabalho.

O texto acima se refere ao conceito de

  • A. tarefa.
  • B. ergonomia.
  • C. análise de tarefa.
  • D. desenho de cargos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os distúrbios de saúde ou doenças relacionados ao trabalho dividem-se em duas categorias: doença profissional e doença do trabalho ou relacionada ao trabalho. Acerca dessas categorias, assinale a opção correta.

  • A.

    As doenças profissionais correspondem a doenças inerentes às atividades laborais, que, ao exporem necessariamente o profissional aos agentes causadores, tornam-se inevitáveis. Nem mesmo as medidas de controle adotadas pela organização são eficazes para evitá-las.

  • B.

    As doenças do trabalho são totalmente causadas por condições de trabalho adversas, que são agravadas, aceleradas ou exacerbadas por exposições nos locais de trabalho.

  • C.

    Entre as doenças do trabalho ou relacionadas ao trabalho, são enquadrados distúrbios nos quais não se identifica apenas um agente causal, mas vários, entre os quais os laborais.

  • D.

    O reconhecimento de determinados distúrbios de saúde que se relacionam ao trabalho, como a LER, não difere de outras doenças, todas dependem de negociações entre setores sociais e a legislação de cada país. Em todos os distúrbios, o conhecimento científico está atrelado à interferência social.

O trabalho como regulador social é fundamental para a subjetividade humana, e essa condição mantém a vida do sujeito. Acerca das situações que podem ocorrer quando a produtividade exclui o sujeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma alta exigência de qualificação, com maiores habilidades, mais ágil e eficaz, vem-se tornando um desafio que contribui para a qualidade de vida do homem no trabalho, o qual, ao ambicionar galgar postos de poder e de liderança, fortalece-se e sente-se valorizado nessa busca constante.

  • B.

    Para um pessoa, a perda do trabalho pode criar doenças psíquicas específicas, como os surtos psicóticos e a formação das neuroses. Essas são aspectos cada vez mais abordados, por envolverem a psicodinâmica do trabalho, tornando-se pontos fundamentais de preocupação para os que lidam com a saúde das pessoas no trabalho.

  • C.

    A ameaça de perder seu trabalho causa a sensação de inutilidade, acompanhada de progressiva deterioração identitária, fazendo que as pessoas sintam-se sobressaltadas, pois a força de trabalho de que dispõem pode ser dispensada a qualquer momento, mas isso motiva a pessoa a manter-se no trabalho, que se a única forma de sobrevivência para muitos.

  • D.

    Manter-se em seu trabalho sem nenhuma realização, associado ao defeito crônico de uma vida mental sem saída mantida pela organização do trabalho, tem provavelmente um efeito que favorece as descompensações psiconeuróticas.

Os erros de avaliação de desempenho mais comuns são resultantes de julgamentos e observações equivocadas e podem ser identificados quando se observam discrepâncias entre o desempenho real do avaliado e o julgamento feito pelo avaliador. Nesse sentido, para que não ocorram desmotivação, queda dos níveis de produtividade e ainda o fracasso do modelo de avaliação de desempenho, deve-se evitar

  • A.

    olhar o todo, pois uma impressão geral favorável sobre o desempenho de um fator pode resultar em pontuações positivas em todos os fatores.

  • B.

    ser complacente, pois isso pode gerar uma desconsideração pelas diferenças existentes entre os avaliados quanto aos padrões de desempenho.

  • C.

    retratar fielmente o empregado, pois é desnecessário identificar as diferenças sutis de desempenho expressas no dia-a-dia de cada avaliado.

  • D.

    avaliar pelas ações mais antigas e valorizar as mais recentes, que são mais representativas do comportamento do empregado ao longo do período de avaliação.

A empresa X&Z solicitou um programa de treinamento de habilidades sociais (THS) para seus empregados, visando eliminar dificuldades específicas como: falar em público, coordenar grupos, desenvolver solidariedade e lidar com críticas. No trabalho com vivências grupais para suprir esses déficits e maximizar essas habilidades sociais, cada uma exige um foco específico. Assinale a opção que relaciona, respectivamente, o foco da vivência e as dificuldades a serem eliminadas por solicitação da empresa X&Z.

  • A.

    Iniciar e manter conversação; opinar, concordar e discordar; expressar sentimentos positivos; expressar empatia.

  • B.

    Resolver problemas e tomar decisões; exercitar a automonitoria; expressar sentimentos positivos; iniciar e manter conversação.

  • C.

    Fazer e recusar pedidos; expressar empatia; identificar diferentes reações; expressar raiva e pedir mudança de comportamento.

  • D.

    Opinar, concordar e discordar; expressar sentimentos positivos; iniciar e manter conversação; expressar empatia.

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