Lista completa de Questões sobre Psicologia Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A cultura organizacional ou cultura corporativa é
a maior expressão da essência do inconsciente na prática das relações humanas no ambiente formal de uma organização estruturada em uma empresa.
o universo simbólico da estrutura familiar se repetindo no mundo corporativo, que é regido por normas e procedimentos formais e informais dentro de um contexto fechado.
o reflexo da expectativa de valores presentes no ambiente social, que manifestam de forma inconsciente a prática dos valores presentes na empresa.
o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização.
a expressão verdadeira da forma pela qual a empresa manifesta sua ação junto ao mercado externo.
A seleção de pessoal comporta três modelos de tratamento: o de colocação, o de seleção e o de classificação. No modelo de colocação há
vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida.
um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato.
vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato.
uma vaga a ser preenchida por um grupo de candidatos recrutados internamente na empresa.
Existem grupos formais e informais nas organizações. Os grupos informais permitem que
haja simplificação na coordenação: desenvolvem o talento administrativo e a concentração de poder num único indivíduo.
os valores sejam compartilhados: dão satisfação social, status e segurança.
haja uma coordenação aplicada pelos líderes designados pela empresa e os membros das diversas comissões das empresas empreendam esforços na direção de uma força-tarefa, estabelecidas em normas e procedimentos.
as comissões permanentes continuem existindo para atender a uma necessidade constante da organização.
haja respeito coerente à estrutura formal da organização.
As provas ou testes de conhecimentos e ou de capacidade visam a avaliar
o quanto os candidatos estão envolvidos e comprometidos com os resultados que produzem.
as capacidades inatas dos candidatos para exercerem tarefas rotineiras e de baixa complexidade, conforme as vagas existentes.
o tipo de personalidade que mais se adequa às características da cultura da organização.
o resultado efetivo que um candidato poderá oferecer para o acréscimo da produtividade da empresa.
objetivamente, tanto quanto possível, o grau de noções, conhecimentos e habilidades adquiridas por meio do estudo, da prática ou do exercício.
Um dos melhores indicadores de que a necessidade de treinamento não foi eficazmente atendida é a
Um dos objetivos da avaliação de desempenho é
Dentre os meios de apuração de necessidades de treinamento, encontram-se:
A atividade de descrição e a análise de cargos têm como objetivo principal
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito do adoecimento no trabalho, julgue os itens subseqüentes. O fato de haver alta incapacitação por transtornos mentais paralelamente à incapacitação por outras doenças é uma das razões da dificuldade dos empregadores em relacionar o adoecimento mental ao trabalho.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Vou dizer logo: a culpa foi da empresa. Quer dizer, eu também sou culpado, mas foram eles que começaram. Parece ridículo hoje, mas a diretoria toda da empresa bebia muito. Trabalho intenso, salários altos e estresse faziam parte do jogo. Entre as virilidades gerenciais pontificava a de saber beber. No fim do dia, os gerentes das 5 filiais localizadas na cidade iam para o edifício da matriz para um happy hour com os diretores. Na verdade, era uma reunião de trabalho, de muito batepapo e cobrança, mas sempre regada a uísque. A bebida relaxava, e até os indivíduos mais fechados falavam. Em torno de 70% dos gerentes eram alcoólatras. O vicepresidente era do tipo que fazia discurso bêbado. O clima era de suposta amizade, mas de competição velada. Todos procuravam se valorizar uns diante dos outros. Era muito estressante. Como eu era tímido e queria agradar, bebia para me liberar. Foi aí que aprendi a beber bem. Fui convidado para um cargo estratégico em outra empresa. Nessa empresa não havia essa cultura. Eles eram sérios. Só que eu já estava dependente de bebida. Comecei, então, a esconder o hábito. Bebia só. Minha relação com a família foi deteriorando.
Considerando o relato hipotético acima, julgue os próximos itens.
O uso do álcool, no caso apresentado, pode ser interpretado como uma estratégia de mediação individual ou coletiva no trabalho, com o objetivo de amenizar o sofrimento.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...