Questões sobre Psicologia Organizacional

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Em relação às diferentes abordagens por meio das quais o poder é estudado, assinale a opção correta.

  • A.

    A abordagem sistêmica enfatiza o perfil profissiográfico do gestor e sua capacidade de influenciar resultados.

  • B.

    A abordagem humanista tem foco na relação indivíduoambiente- cliente como uma das bases de poder.

  • C.

    Um dos princípios da abordagem psicossociológica considera que o inconsciente organizacional é um depositário dos simbolismos recalcados, e, como tal, exerce influência sobre os jogos de poder.

  • D.

    Na abordagem comportamental-cognitivista, prevalece o foco nas relações sociopsíquicas e nos processos mentais da organização.

A mudança no mundo do trabalho ocorre dentro de um contexto de mudança de paradigmas da sociedade em geral. Paulatinamente, a sociedade desconstrói o paradigma mecanicista, substituindo-o por um novo paradigma. Marque, dentre os itens abaixo, aquele que corresponde a características do novo paradigma

  • A.

    Trabalho como obrigação para receber uma remuneração

  • B.

    Competição

  • C.

    Ênfase em soluções de curto prazo.

  • D.

    A eficiência a longo prazo deve considerar um ambiente de trabalho harmonioso, a saúde do trabalhador e o respeito ao consumidor.

  • E.

    Tecnologia desenfreada e subserviência à mesma.

O comportamento organizacional é composto por diversos fatores interdependentes e multivariados. Acerca desses fatores, assinale a opção correta.

  • A.

    Satisfação e motivação dos trabalhadores são fatores indiretamente relacionados.

  • B.

    O comprometimento com a carreira tende a ser maior do que o comprometimento organizacional para aqueles trabalhadores mais motivados.

  • C.

    A liderança depende do perfil do líder e do trabalho prescrito.

  • D.

    Quanto maior a satisfação do trabalhador, melhor é o seu desempenho.

Assinale a alternativa que não corresponde a uma afirmação correta acerca do modelo de Hackman e Oldman sobre o conteúdo do trabalho:

  • A.

    Resultados positivos, como alta qualidade no desempenho, baixo absenteísmo e rotatividade, seriam obtidos quando os estados de significação percebida, responsabilidade percebida e conhecimento dos reais resultados do trabalho estivessem presentes.

  • B.

    A significação percebida é o grau de percepção do indivíduo sobre a importância, o valor e o significado de seu trabalho.

  • C.

    A responsabilidade percebida é o sentimento de responsabilidade pelos resultados de seu trabalho.

  • D.

    O conhecimento dos reais resultados do trabalho diz respeito a em que medida o indivíduo entende, o quanto está efetivamente executando a tarefa

  • E.

    A motivação para o trabalho não está relacionada à presença desses estados nos indivíduos.

As organizações públicas atuais realizam continuamente pesquisa de clima organizacional, com o objetivo de avaliar políticas de recursos humanos e seus efeitos no desempenho e nas relações socioprofissionais de trabalho. A respeito dessas pesquisas, assinale a opção correta.

  • A.

    O salário é um dos principais fatores considerados em pesquisas de clima organizacional.

  • B.

    Os fatores de clima que envolvem comunicação, gestão e valores são os que permitem avaliar políticas de recursos humanos.

  • C.

    A técnica de coleta de dados mais significativa é a entrevista individual e não a coletiva.

  • D.

    A pesquisa deve ser quantitativa, considerando os números das amostras, especialmente em empresas grandes.

Na década de 80 um grupo de pesquisadores ingleses, chamado Meaning of Working Research Team (MOW), conduziu uma pesquisa em oito países sobre o conceito de significado do trabalho. Uma das dimensões encontradas foi a de resultados e objetivos valorizados do trabalho, que responderia ao que faz o indivíduo trabalhar. Nos itens abaixo encontram-se exemplos dessas funções motivacionais, com exceção de:

  • A.

    O trabalho permite a obtenção de status e prestígio.

  • B.

    O trabalho é uma forma de manter o indivíduo ocupado, em atividade.

  • C.

    O trabalho possui a função de facilitar o contato social.

  • D.

    O trabalho como uma função auto-expressiva ou intrínseca, quando há a valorização de um trabalho por ser interessante e possibilitar a auto-realização.

  • E.

    O sentimento de estar fazendo algo somente para si, sem considerar a sociedade na qual se está inserido.

O treinamento, depois do ingresso no cargo, poderá ser levado a efeito sob dois aspectos:

  • A.

    treinamento no local de trabalho e fora do local de trabalho.

  • B. treinamento em sala de aula e o rodízio de função.
  • C. técnicos e operacionais.
  • D. indutivos e reativos.
  • E. treinamento de sensibilização e de demonstração.

A segurança no trabalho está relacionada com a prevenção de acidentes e com a administração de riscos ocupacionais. Sua finalidade é profilática no sentido de antecipação para que os riscos de acidentes sejam minimizados. Um programa de segurança no trabalho requer as seguintes etapas:

  • A.

    identificação dos interesses dos colaboradores para com a prática do sistema de segurança presente; programas de estimulação dos colaboradores para ações sociais e de segurança na empresa e fora dela; busca de parcerias com sindicatos e entidades de classe e implementação de programas de segurança.

  • B.

    análise dos fatores críticos de riscos presentes; busca de parcerias com o mercado para implantação de novos procedimentos; ações de treinamento com os colaboradores e desenvolvimento de práticas de repreensão àqueles que descumprem as normas e procedimentos de segurança.

  • C.

    indicação de grupos de colaboradores associados a classes sindicais para análise de sugestões; análise dos incidentes críticos de segurança presentes na organização; treinamento dos colaboradores e implantação de um grupo de normas e procedimentos de segurança e higiene no ambiente de trabalho.

  • D.

    estabelecimento de um sistema de indicadores e estatísticas de acidentes; desenvolvimento de sistemas de relatórios de providências; desenvolvimento de regras e procedimentos de segurança e recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função da segurança.

  • E.

    análise dos interesses corporativos com a prática de uma política de segurança; definição de investimentos financeiros com a implantação de um programa de segurança; treinamento das equipes de trabalho e implantação do programa de segurança.

O treinamento de pessoal é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas:

  • A.

    aplicação; avaliação; incorporação e reprogramação.

  • B.

    identificação dos interesses organizacionais; elaboração dos conteúdos a serem praticados durante o treinamento; divulgação e aplicação.

  • C.

    identificação dos interesses organizacionais; busca de parcerias estratégicas; pesquisa de clima organizacional e elaboração dos planos de treinamento.

  • D.

    análise das avaliações de desempenho; análise das descrições de cargo; identificação dos interesses dos colaboradores e acionistas e formulação do plano de treinamento.

  • E. diagnóstico; desenho; implementação e avaliação.

Um dos métodos mais tradicionais de avaliação de desempenho é o método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Esse método é denominado

  • A. escalas gráficas.
  • B. incidentes críticos.
  • C. escolha forçada.
  • D. avaliação por objetivos.
  • E. avaliação de competências.
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