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Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considere as afirmações abaixo com relação à liderança na concepção de Burns (1979):
1. A liderança transacional ocorre quando uma pessoa toma a iniciativa de estabelecer com as outras com o objetivo de trocar bens de valor.
2. Na liderança transformacional o líder influencia e é influenciado pelos seguidores.
3. A liderança laissez-faire ocorre quando o líder evita assumir posições e resolver conflitos.
Assinale a alternativa que corresponde à análise correta das afirmações acima:
Somente 1 é verdadeira
Somente 2 é verdadeira.
Somente 3 é verdadeira
Somente 1 e 2 são verdadeiras.
1, 2 e 3 são verdadeiras.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Partindo do pressuposto de que o estilo de liderança dos gerentes de uma instituição influencia o ambiente organizacional existente na empresa, é correto afirmar que o clima organizacional, na situação hipotética da Escola ABC, é do tipo
caótico.
dependente.
variável.
independente.
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Marque a alternativa que não corresponde a uma característica do método de treinamento de rodízio de cargo
Consiste em um método no qual os funcionários passam por uma série de cargos, com tempos variáveis em cada um deles.
É usado tanto com operários de produção quanto com gerentes.
Cria flexibilidade dentro da empresa, pois na ausência de um funcionário outro pode rapidamente substituí-lo.
Os funcionários diminuem sua flexibilidade e sua empregabilidade.
A disposição dos funcionários em aprender novo cargos é um fator determinante para o sucesso de um sistema de rodízio de cargos.
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Assinale a alternativa incorreta, com relação às teorias de liderança:
A abordagem dos traços representa o primeiro esforço sistemático de organizar os estudos existentes sobre liderança
Os estudiosos da Universidade de Ohio relegaram a abordagem dos traços propuseram o líder centrado na estrutura versus o líder centrado na consideração.
A liderança informacional é a concepção de que existem fontes de influência em um ambiente que podem servir para agir em lugar da liderança formal ou podem substituí- la.
A liderança transformacional é uma concepção de que a liderança é o produto do carisma, uma característica que inspira confiança nos outros a apoiar as idéias e convicções de um indivíduo que possui esta característica.
A abordagem dos traços de liderança enfatiza os atributos pessoais dos líderes.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em um estudo realizado para identificar as relações de poder presentes em determinada empresa, segundo a percepção de seus colaboradores, foram obtidos os seguintes resultados: há uma coalizão interna profissional impregnada de fortes conotações ideológicas; a equipe de especialistas revelou um sentimento de lealdade incondicional para com a organização, que foi, para a maioria, o primeiro local de trabalho, e onde eles complementaram suas formação profissional. Os membros dessa equipe, por terem participado desde o processo de concepção da organização, possuem total identificação com os objetivos e a missão organizacionais.
Na situação acima, as características descritas correspondem à configuração de poder
instrumento.
autocracia.
missionária.
meritocrática.
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Marque a alternativa que corresponde à definição de treinamento on-the-job:
Consiste em estabelecer relações com muitos grupos de trabalho ao mesmo tempo.
Método de aprender o trabalho realizando-o no próprio local de trabalho, onde os instrutores normalmente são o funcionários mais antigos.
É uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha.
É o processo que envolve todas as formas de pagamento ou de recompensas dadas aos funcionários.
É um exame sistemático dos cargos no sentido de especificar o valor relativo de cada cargo para a organização.
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O departamento de recursos humanos (DRH) de uma empresa deve atuar como guardião da cultura, exercendo funções estratégicas que promovam a aceitação, a consolidação, a manutenção e as mudanças culturais. As atribuições típicas do DRH, à luz da análise cultural, incluem a
definição de perfis compatíveis com os valores que orientarão o recrutamento, a seleção e os programas de treinamento, enfatizando a história da organização, com depoimento dos heróis que fizeram o primeiro trabalho de socialização.
elaboração de sistemas de compensação e de status, definindo carreiras e critérios de avaliação, buscando modificar a filosofia, as crenças e os mitos existentes.
definição e interpretação de mensagens adequadas via imprensa interna, e correção de mensagens desviantes, ou mal-entendidos, alterando, se necessário, as normas existentes.
definição das mudanças no sistema de gestão da cultura, para atender melhor às transformações organizacionais que estão se sucedendo no mundo contemporâneo, principalmente no que diz respeito aos estímulos à heterogeneidade.
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Leia as seguintes afirmativas referentes aos níveis nos quais o diagnóstico de necessidade de treinamento deve ser realizado:
I - No nível da análise organizacional devem ser identificados os níveis de eficiência e eficácia da organização, a fim de determinar as formas de treinamento que poderão contribuir para sua elevação.
II - No nível da análise das tarefas devem ser identificadas as atividades que compõem as tarefas assim como os requisitos pessoais necessários para seu desempenho eficaz.
III - No nível da análise dos recursos humanos devem ser identificados os níveis de conhecimento, habilidades e atitudes requeridas para a execução das tarefas.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira
Somente II é verdadeira.
Somente III é verdadeira.
Somente I e II são verdadeiras
I, II e III são verdadeiras.
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Com referência aos pressupostos básicos que fundamentam o desenvolvimento organizacional, assinale a opção incorreta.
A constante e rápida mutação do ambiente determina a necessidade de contínua adaptação, ajustamento e reorganização como condição básica de sobrevivência.
Todo sistema é social, evidenciando a necessidade de se cuidar da interação entre a organização e o ambiente e da interação entre o indivíduo e a organização.
A integração entre objetivos individuais e objetivos organizacionais e o planejamento da mudança organizacional constituem um processo contínuo e longo, que demanda alguns anos para sua execução.
A eficácia organizacional e o bem-estar dos empregados dependem da aplicação dos conhecimentos acerca da natureza humana, indicando como modelo ideal de desenvolvimento organizacional o que se baseia na ciência do comportamento.
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O termo equipe vem sendo utilizado para descrever tipos de operações de trabalho, como equipes de projeto, equipes de venda, dentre outros. Entretanto também é possível diferenciar as equipes pela natureza de suas interações. Nas afirmativas abaixo encontram-se definições de três tipos básicos de equipes segundo essa tipologia:
I - Equipes de solução de problemas: os membros precisam ter um alto grau de confiança em um processo de resolução de problemas que se concentre nas questões, não em posições ou conclusões predeterminadas.
II - Equipes de criação: são responsáveis por explorar possibilidades e alternativas, com o objetivo amplo de desenvolver um novo produto ou serviço, devendo possuir alto grau de autonomia.
III - Equipes táticas: responsáveis pela execução de um plano ou objetivo bem definido, onde todos devem ter muita clareza dos objetivos e de seu papel na equipe.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira
Somente II é verdadeira.
Somente III é verdadeira
Somente I e II são verdadeiras
I, II e III são verdadeiras.
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