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Psicologia - Psicologia Organizacional - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
Na temática comunicação, o feedback serve como um processo de ajuda para mudanças de comportamento. O processo auxilia um indivíduo ou grupo a melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos. O feedback deve ser, tanto quanto possível,
Psicologia - Psicologia Organizacional - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
Ao analisarmos uma estrutura organizacional, podemos investigar os mecanismos básicos de divisão e integração das partes, do trabalho, ou das pessoas que compõe essa organização. Sobre esses mecanismos, é correto afirmar que
Psicologia - Psicologia Organizacional - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
A perspectiva construcionista social ou construtivista parte do pressuposto de que as pessoas são sempre ativas e não reagem de forma mecânica aos eventos externos. A realidade não é fixa, mas muda o tempo inteiro. Por isso, um fenômeno deve ser estudado a partir da explicação dos sujeitos. Dentro dessa perspectiva, as organizações são vistas como
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Considerando a psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 116 a 120. A técnica do enquadramento, a partir de uma atitude clínica, permite ao psicólogo institucional identificar-se com os acontecimentos e as pessoas e, simultaneamente, manter-se a certa distância dos processos a serem investigados.
Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Considerando a psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 116 a 120. As resistências e os conflitos, explícitos ou implícitos, no ambiente institucional devem ser coibidos por prejudicarem a intervenção do psicólogo, impedindo-o de atuar como um agente de mudanças.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Considerando a psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 116 a 120. O objetivo do psicólogo institucional é conseguir, mediante sua intervenção, uma melhor organização do ambiente de trabalho e promover o bem-estar para os integrantes da instituição.
A liderança estratégica pode ser definida como a habilidade de influenciar outras pessoas a tomar, de forma voluntária e rotineira, decisões que aumentem a viabilidade em longo prazo da organização, ao mesmo tempo em que mantém a estabilidade financeira em curto prazo. É característica dos líderes estratégicos:
No Brasil, Seligmann-Silva (1994) identifica a existência de um campo de estudo interdisciplinar voltado para a análise das conexões entre saúde mental e trabalho, mediante a integração de olhares distintos, apresentando o conceito de desgaste como opção conceitual integradora. O desgaste psíquico foi associado, pelo autor, à imagem de mente consumida reunindo as seguintes abrangências:
I. quadros clínicos relacionado são desgaste orgânico da mente;
II. oscilações do humor associadas à transtornos de personalidade;
III. as variações do mal-estar, das quais a fadiga é uma das analisadas;
IV. desgastes que afetam a identidade do trabalhador, ao atingir valores e crenças, que podem ferir a dignidade e a esperança.
Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)
Dentre os modelos de explicação das relações entre saúde mental e trabalho, podemos definir duas principais correntes: a psicodinâmica do trabalho e os estudos que tratam da relação entre estresse e trabalho. Esta última vertente preocupa-se com a determinação dos fatores potencialmente estressantes em uma situação de trabalho; nessa perspectiva, Karasek e Theorell (1990) propõem um modelo com uma abordagem tridimensional, contemplando os seguintes aspectos:
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