Questões sobre Psicologia Organizacional

Lista completa de Questões sobre Psicologia Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na temática comunicação, o feedback serve como um processo de ajuda para mudanças de comportamento. O processo auxilia um indivíduo ou grupo a melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos. O feedback deve ser, tanto quanto possível,

  • A. específico, ou seja, levando em consideração as necessidades do emissor.
  • B. oportuno, fazendo com que o receptor repita o que entendeu.
  • C. esclarecido, pois deve ocorrer imediatamente após o comportamento que se deseje modificar.
  • D. descritivo, ou seja, sem julgamentos e com apenas o relato de eventos.

Ao analisarmos uma estrutura organizacional, podemos investigar os mecanismos básicos de divisão e integração das partes, do trabalho, ou das pessoas que compõe essa organização. Sobre esses mecanismos, é correto afirmar que

  • A. o mecanismo de hierarquia é um mecanismo de divisão.
  • B. o mecanismo de especialização é um mecanismo de integração.
  • C. o mecanismo de centralização é um mecanismo de integração.
  • D. o mecanismo de supervisão direta é um mecanismo de divisão.

A perspectiva construcionista social ou construtivista parte do pressuposto de que as pessoas são sempre ativas e não reagem de forma mecânica aos eventos externos. A realidade não é fixa, mas muda o tempo inteiro. Por isso, um fenômeno deve ser estudado a partir da explicação dos sujeitos. Dentro dessa perspectiva, as organizações são vistas como

  • A. entidades concretas, um organismo vivo.
  • B. ativas e responsáveis pela constante mudança da realidade externa.
  • C. uma construção social e mudam de forma contínua porque é formada por pessoas.
  • D. o elemento central da perspectiva.

Considerando a psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 116 a 120. A técnica do enquadramento, a partir de uma atitude clínica, permite ao psicólogo institucional identificar-se com os acontecimentos e as pessoas e, simultaneamente, manter-se a certa distância dos processos a serem investigados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com

  • A. tudo aquilo que os gestores entendem que é preciso para o exercício das funções dos seus colaboradores sem estressores.
  • B. o plano de carreira estabelecido pelo colaborador e suas capacitações.
  • C. as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
  • D. os bons atributos e competências dos colaboradores e não com suas limitações.
  • E. o que necessitam os empresários para eliminar limitações comportamentais de seus colaboradores.

Considerando a psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 116 a 120. As resistências e os conflitos, explícitos ou implícitos, no ambiente institucional devem ser coibidos por prejudicarem a intervenção do psicólogo, impedindo-o de atuar como um agente de mudanças.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a psicologia institucional e comunitária, julgue os itens de 116 a 120. O objetivo do psicólogo institucional é conseguir, mediante sua intervenção, uma melhor organização do ambiente de trabalho e promover o bem-estar para os integrantes da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

A liderança estratégica pode ser definida como a habilidade de influenciar outras pessoas a tomar, de forma voluntária e rotineira, decisões que aumentem a viabilidade em longo prazo da organização, ao mesmo tempo em que mantém a estabilidade financeira em curto prazo. É característica dos líderes estratégicos:

  • A. são especialistas na sua área funcional.
  • B. enfatizam o comportamento ético e decisões baseadas em valores.
  • C. influenciam os atos e as decisões das pessoas com quem trabalham.
  • D. influenciam atitudes e opiniões das pessoas dentro da organização.
  • E. trabalham para aprimorar estratégias e novas abordagens para problemas antigos.

No Brasil, Seligmann-Silva (1994) identifica a existência de um campo de estudo interdisciplinar voltado para a análise das conexões entre saúde mental e trabalho, mediante a integração de “olhares” distintos, apresentando o conceito de desgaste como opção conceitual integradora. O desgaste psíquico foi associado, pelo autor, à imagem de “mente consumida” reunindo as seguintes abrangências:

I. quadros clínicos relacionado são desgaste orgânico da mente;

II. oscilações do humor associadas à transtornos de personalidade;

III. as variações do “mal-estar”, das quais a fadiga é uma das analisadas;

IV. desgastes que afetam a identidade do trabalhador, ao atingir valores e crenças, que podem ferir a dignidade e a esperança.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I e IV, apenas.
  • E. I, III e IV, apenas.

Dentre os modelos de explicação das relações entre saúde mental e trabalho, podemos definir duas principais correntes: a psicodinâmica do trabalho e os estudos que tratam da relação entre estresse e trabalho. Esta última vertente preocupa-se com a determinação dos fatores potencialmente estressantes em uma situação de trabalho; nessa perspectiva, Karasek e Theorell (1990) propõem um modelo com uma abordagem tridimensional, contemplando os seguintes aspectos:

  • A. exigência/influência; tensão/aquisição e suporte social.
  • B. cobrança/controle; conflito/aprendizagem e apoio social.
  • C. exigência/controle; tensão/aprendizagem e suporte social.
  • D. exigência /monitoramento; tensão/aquisição e apoio social.
  • E. cobrança/monitoramento; conflito/aprendizagem e suporte social.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...