Questões sobre Psicologia Organizacional

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Porter, em 1950, utilizou a técnica do aconselhamento não diretivo, adotando o centro de referência interno de indicação rogeriana, classificado em categoria de respostas. No exemplo, onde a orientanda diz: “Na verdade não sei o que fazer, se devo ou não continuar a ser professora do ensino superior. Não suporto mais esse trabalho que me põe tão nervosa... É verdade que tenho uma posição estável e um salário razoável. Mas é possível que o mais certo seja largar tudo e me dedicar àquilo de que mais gosto. Porém isso significaria começar da estaca zero.” O aconselhamento não diretivo, voltado para a adoção do centro de referência interno, isto é, na contínua tentativa de penetrar no mundo psíquico da orientanda, pode ser encaminhado com a seguinte resposta do orientador: “Sua indecisão é muito compreensível.” Essa resposta utiliza que categoria de aconselhamento?

  • A. Interpretativa.
  • B. Apoiadora.
  • C. Permissiva.
  • D. Avaliativa.
  • E. Inquisitiva.

No processo de diagnóstico e de intervenção do psicólogo do trabalho, a noção de carga de trabalho está intrinsecamente relacionada com o conceito de trabalho prescrito (tarefa) e trabalho real (atividade), pois a passagem do que foi prescrito pela organização do trabalho para sua realização propriamente dita implica um maior ou menor custo humano do trabalho. Nessa ótica, Ferreira e Freire (2001) classificam as duas dimensões do trabalho (o prescrito e o real) como:

  • A. fatores de risco no trabalho.
  • B. condutores prescritos e reais.
  • C. vetores da carga de trabalho.
  • D. condutores de exigências de trabalho.
  • E. vetores de acomodação e aceleração de trabalho.

Durante décadas acreditou-se na figura do líder nato. Atualmente é mais aceita a posição da liderança como fenômeno decorrente da interação entre os participantes, com acentuada dependência dos objetivos e clima do grupo. Kurt Lewin (1892-1947), um dos psicólogos pioneiros nos estudos sobre grupo, identificou três tipos de liderança:

  • A. Imperativa, cortês e visionária.
  • B. Autoritária, democrática e visionária.
  • C. Autocrática, carismática e visionária.
  • D. Autoritária, carismática e permissiva (ou Laissez-faire).
  • E. Autocrática, democrática e permissiva (ou Laissez-faire).

À medida que o interesse pela experiência de grupo e pela sua realização cresceu no campo da Psicologia, desenvolveuse uma vasta gama de modalidade de grupos. A definição “grupo que pretende acentuar o crescimento pessoal e o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e relações interpessoais, através de um processo experiencial”, refere-se a

  • A. grupo-T.
  • B. grupo de encontro.
  • C. grupo centrado na tarefa.
  • D. grupo de treino de sensibilidade.
  • E. grupo de desenvolvimento da organização.

Para Martín-Baró (1989) a identidade do grupo; o poder de que dispõe o grupo em suas relações com os demais grupos; e a atividade grupal são dimensões para diferenciar três tipos de grupos:

  • A. primários, funcionais e estruturais.
  • B. primários, funcionais e operacionais.
  • C. inatos, socializadores e organizativos.
  • D. inatos, socializadores e segregadores.
  • E. primários, secundários e organizativos.

Desde K. Lewin, os grupos são dinâmicos em seu funcionamento e nos modos de operar de seus membros. A esse dinamismo e imbricações que articula denomina-se, também, processo grupal. Sobre o “funcionamento” do processo grupal, é INCORRETO afirmar que é

  • A. um eterno vir-a-ser.
  • B. sujeito de seu próprio processo.
  • C. tensão entre serialidade e totalidade.
  • D. um constante questionar a rota a seguir.
  • E. entidade acabada, ao se chegar ao destino final.

O método preconizado em Psicodinâmica do Trabalho é construído a partir de uma série de etapas que servem de norteadores para o trabalho de campo. No livro A Loucura do Trabalho, Cristhophe Dejours (1987) descreve exaustivamente as principais etapas previstas nesse método. A etapa onde se busca, a partir das elaborações, interpretações, hipóteses, temas e comentários registrados durante cada encontro, formar um relatório a ser discutido com os trabalhadores, denomina-se

  • A. pré-enquete.
  • B. interpretação.
  • C. validação ampliada.
  • D. análise da demanda.
  • E. validação e refutação.

O processo grupal está presente nas intervenções da psicologia social em instituições, organizações e movimentos sociais. Acerca dos grupos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Há uma convivência do diferente, do plural.
  • B. Está presente as múltiplas determinações dos sujeitos.
  • C. O conflito é inerente ao processo de relações estabelecidas.
  • D. Se busca, imperativamente, o movimento em defesa das minorias.
  • E. As relações de poder estão presentes e perpassam as decisões cotidianas.

Sabemos que no campo da Psicologia Organizacional há uma variedade de métodos para avaliar o desempenho humano. O método que consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento, denomina-se

  • A. escolha forçada.
  • B. escalas gráficas.
  • C. listas de verificação.
  • D. pesquisa de campo.
  • E. métodos dos incidentes críticos.

“Sobre o controle da subjetividade nas relações de trabalho e o adoecimento do trabalhador, novos tipos de desgaste são produzidos, inclusive o esgotamento nervoso, em geral produzido pelo stress, que leva a depressão, apatia, dificuldade de se manter na situação de trabalho. Em geral, o trabalhador não identifica o que está acontecendo com ele, e há uma tendência a atribuir o problema, erroneamente, às suas características de personalidade.”

A afirmativa anterior refere-se ao desgaste produzido, atualmente, nas relações de trabalho denominado

  • A. assédio moral.
  • B. assédio sexual.
  • C. síndrome de Burnout.
  • D. Lesão por Esforço Repetitivo (LER).
  • E. Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort).
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