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Psicologia - Psicologia Organizacional - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Porter, em 1950, utilizou a técnica do aconselhamento não diretivo, adotando o centro de referência interno de indicação rogeriana, classificado em categoria de respostas. No exemplo, onde a orientanda diz: Na verdade não sei o que fazer, se devo ou não continuar a ser professora do ensino superior. Não suporto mais esse trabalho que me põe tão nervosa... É verdade que tenho uma posição estável e um salário razoável. Mas é possível que o mais certo seja largar tudo e me dedicar àquilo de que mais gosto. Porém isso significaria começar da estaca zero. O aconselhamento não diretivo, voltado para a adoção do centro de referência interno, isto é, na contínua tentativa de penetrar no mundo psíquico da orientanda, pode ser encaminhado com a seguinte resposta do orientador: Sua indecisão é muito compreensível. Essa resposta utiliza que categoria de aconselhamento?
No processo de diagnóstico e de intervenção do psicólogo do trabalho, a noção de carga de trabalho está intrinsecamente relacionada com o conceito de trabalho prescrito (tarefa) e trabalho real (atividade), pois a passagem do que foi prescrito pela organização do trabalho para sua realização propriamente dita implica um maior ou menor custo humano do trabalho. Nessa ótica, Ferreira e Freire (2001) classificam as duas dimensões do trabalho (o prescrito e o real) como:
Durante décadas acreditou-se na figura do líder nato. Atualmente é mais aceita a posição da liderança como fenômeno decorrente da interação entre os participantes, com acentuada dependência dos objetivos e clima do grupo. Kurt Lewin (1892-1947), um dos psicólogos pioneiros nos estudos sobre grupo, identificou três tipos de liderança:
À medida que o interesse pela experiência de grupo e pela sua realização cresceu no campo da Psicologia, desenvolveuse uma vasta gama de modalidade de grupos. A definição grupo que pretende acentuar o crescimento pessoal e o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e relações interpessoais, através de um processo experiencial, refere-se a
Para Martín-Baró (1989) a identidade do grupo; o poder de que dispõe o grupo em suas relações com os demais grupos; e a atividade grupal são dimensões para diferenciar três tipos de grupos:
Desde K. Lewin, os grupos são dinâmicos em seu funcionamento e nos modos de operar de seus membros. A esse dinamismo e imbricações que articula denomina-se, também, processo grupal. Sobre o funcionamento do processo grupal, é INCORRETO afirmar que é
O método preconizado em Psicodinâmica do Trabalho é construído a partir de uma série de etapas que servem de norteadores para o trabalho de campo. No livro A Loucura do Trabalho, Cristhophe Dejours (1987) descreve exaustivamente as principais etapas previstas nesse método. A etapa onde se busca, a partir das elaborações, interpretações, hipóteses, temas e comentários registrados durante cada encontro, formar um relatório a ser discutido com os trabalhadores, denomina-se
O processo grupal está presente nas intervenções da psicologia social em instituições, organizações e movimentos sociais. Acerca dos grupos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Sabemos que no campo da Psicologia Organizacional há uma variedade de métodos para avaliar o desempenho humano. O método que consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento, denomina-se
Sobre o controle da subjetividade nas relações de trabalho e o adoecimento do trabalhador, novos tipos de desgaste são produzidos, inclusive o esgotamento nervoso, em geral produzido pelo stress, que leva a depressão, apatia, dificuldade de se manter na situação de trabalho. Em geral, o trabalhador não identifica o que está acontecendo com ele, e há uma tendência a atribuir o problema, erroneamente, às suas características de personalidade.
A afirmativa anterior refere-se ao desgaste produzido, atualmente, nas relações de trabalho denominado
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