Questões sobre Psicologia Organizacional

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A clínica psicodinâmica do trabalho pode ser usada como uma prática de melhoria da qualidade do trabalho, da gestão e, principalmente, da promoção de saúde mental nos mais diferentes contextos de trabalho formal e informal e tem como objeto central compreender a mobilização subjetiva no trabalho. Nesta

  • A. direção, trata-se de uma técnica de intervenção organizacional que visa o treinamento de habilidades necessárias ao convívio entre os trabalhadores de equipes de trabalho em empresas, indústrias e grandes instituições, visando a melhoria e eficácia dos processos.
  • B. perspectiva, não é uma técnica, é uma teoria e um método de pesquisa e de intervenção que busca transformar o sujeito em protagonista do seu trabalho e atua apontando o sintoma que interdita a mudança, elaborando, com o grupo, os sentimentos invisíveis, desnudando os cenários prescritos, repetitivos, opressores.
  • C. ótica, trata-se de uma terapia dos vínculos interpessoais estabelecidos no âmbito do trabalho, que utiliza somente o aporte teórico e técnico da psicologia positiva, objetivando a compreensão das ações e posturas de um trabalhador em relação ao seu contexto na organização.
  • D. forma de focalização do mundo do trabalho, busca-se a elaboração e utilização de técnicas de intervenção no mundo laboral, que se originem a partir das necessidades diagnosticadas somente no grupo de lideres, voltadas ao desenvolvimento operacional.
  • E. opção escolhida pela gestão organizacional, busca-se incluir os interesses dos dirigentes e também dos trabalhadores, para que se possa criar melhores técnicas de seleção e de desenvolvimento de pessoal, promovendo a percepção da corresponsabilidade nas metas estabelecidas e restituição de sentido no desempenho das tarefas cotidianas.

O trabalho terapêutico (therapeutic work) significa um programa de

  • A. atendimento terapêutico ao trabalhador, anterior ao seu retorno ao trabalho, por meio de uma equipe multidisciplinar que identifique as atividades que serão restritas no retorno ao trabalho e elabore uma nova descrição de cargos a ser cumprida rigorosamente pela empresa.
  • B. retorno ao trabalho gradual e progressivo, por meio da flexibilização da jornada de trabalho em termos de carga horária e da adaptação das tarefas de forma monitorada, com vistas a prevenir as consequências negativas decorrentes de longos períodos de afastamentos.
  • C. preparação da equipe de trabalho para receber o colega que será reabilitado ao trabalho, favorecendo o entendimento de suas limitações e possibilitando a sua reintegração ao grupo de trabalho, minimizando possíveis preconceitos.
  • D. treinamento dos profissionais de recursos humanos para receberem e realocarem e/ou adaptarem os postos de trabalho aos profissionais que serão reabilitados na empresa, de forma a manter sua produtividade.
  • E. preparação dos gestores da empresa para receber os profissionais que sofreram longos períodos de afastamento, realizando acordos claros de trabalho com relação a atividades que podem ser realizadas e monitorando sua execução.

O grupo focal ou de discussão é um método de pesquisa qualitativa em que se cria um setting de interação social entre quatro a doze pessoas, com a finalidade de

  • A. coletar dados sobre a cultura da empresa em um ambiente informal.
  • B. discutir um tema de interesse do grupo de forma livre.
  • C. discutir um tema específico, sob a mediação de um moderador.
  • D. observar o comportamento das pessoas diante de uma situação de pressão.
  • E. observar a interação do grupo criando um gráfico sociométrico.

A abordagem moderna nos processos de recompensar pessoas utiliza predominantemente o modelo de homem

  • A. complexo.
  • B. orgânico.
  • C. político.
  • D. social.
  • E. humanista.

A entrevista comportamental é uma técnica de entrevista por competências estruturada para investigar o comportamento passado da pessoa numa situação similar da competência a ser investigada. Suas perguntas são planejadas para obter respostas que contenham três elementos, identificados pelo acróstico CAR.

Um entrevistador obtém a seguinte resposta a uma pergunta comportamental: O líder alertou que estávamos com problemas de comunicação. Então fiz um levantamento e identifiquei que o problema era treinamento.

A resposta está incompleta pois não há menção

  • A. à referência.
  • B. ao contexto.
  • C. á ação.
  • D. ao resultado.
  • E. ao contato.

Uma das tendências contemporâneas da avaliação de desempenho é o crescimento cada vez maior

  • A. de um único avaliador, que não seja gestor direto do funcionário.
  • B. do uso de técnicas de psicodrama.
  • C. do envolvimento somente de clientes externos.
  • D. do envolvimento do trabalhador nesse processo.
  • E. de um tutor.

O feedback sem fixação de metas consiste apenas em informação cujo efeito na ação depende de como o

  • A. gestor aplica as políticas da empresa e seu grau de rigor.
  • B. gestor transmite essa informação e da relação existente entre gestor-subordinado.
  • C. subordinado recebe essa informação e das decisões sobre o que será feito com ela.
  • D. subordinado participa do processo e das decisões da empresa.
  • E. gestor e subordinado interagem e do processo de desempenho.

A abordagem mais conhecida das aptidões é a teoria multifatorial de Thurstone. Segundo esta abordagem, a estrutura mental das pessoas é constituída por um número de fatores relativamente independentes entre si, cada qual responsável por uma determinada aptidão. Thurstone definiu sete fatores específicos e criou um conjunto de testes para medi-los, os chamados testes de habilidades primárias. O Fator W mede as aptidões de

  • A. arquitetura, precisão, expressão artística e facilidade para lidar com detalhes.
  • B. capacidade de lidar com números, cálculos, matemática e operações primárias.
  • C. capacidade de lidar com espaços, geometria, pintura e escultura.
  • D. oratória, escrita, facilidade de falar e de escrever e argumentação.
  • E. capricho, atenção, atenção concentrada, raciocínio lógico e visão global.

Dois pressupostos dos estudos do cotidiano parecem ter influência sobre a psicologia social do trabalho. Primeiro, o pressuposto da não coincidência entre os sistemas sociais, com suas formas de generalização, homogeneização e controle, e o vivido, aquilo que é experienciado pelas pessoas, sua vida real. Esse hiato permite com que o sujeito recupere algum poder sobre sua vida, alguma margem de experimentação e inventividade. Outro pressuposto é de que a ação humana não repousa exclusivamente nas estruturas sociais, em seus scripts e codificações

  • A. inconscientes.
  • B. psíquicas.
  • C. mentais.
  • D. racionais.
  • E. legitimadas.

Uma entrevista de desligamento abrange os seguintes aspectos centrais: motivos que determinou o desligamento; opinião do funcionário a respeito da empresa, do gerente e dos colegas; opinião a respeito do cargo, horário de trabalho e condições de trabalho; opinião a respeito do salário, benefícios sociais e oportunidades de progresso; opinião a respeito das oportunidades existentes no mercado de trabalho e opinião a respeito

  • A. da qualidade dos produtos produzidos pela empresa, percepção dos clientes e imagem no mercado de trabalho.
  • B. do relacionamento humano, moral e atitude das pessoas.
  • C. da percepção do nível de satisfação dos clientes externos, parceiros e demais clientes internos da empresa.
  • D. da percepção do nível de integração da empresa com a comunidade, da qualidade dos produtos e das questões macroeconômicas.
  • E. do posicionamento político da empresa, das relações internacionais e das investidas para desenvolvimento econômico internacional.
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