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O clima organizacional refere-se às interpretações
da direção em relação as políticas vigentes.
das necessidades dos colaboradores perante as políticas de recursos humanos praticadas no mercado.
do grupo para com o nível de engajamento para com as ações sociais.
do indivíduo e do grupo de certas características ou eventos.
dos profissionais de recursos humanos em relação à prática de gestão.
A expressão o mundo do trabalho em mudança engloba uma ampla gama de novos padrões de organização do trabalho, em uma variedade de níveis, dentre os quais estão:
manutenção do padrão do emprego, inflexibilidade dos trabalhadores em termos de número, função ou habilidade, diminuição da quantidade de trabalhadores no setor de serviços.
o teletrabalho e o aumento do uso da tecnologia da informação e da comunicação no local de trabalho, terceirização, subcontratação, demissões, reformas, fusões e globalização.
trabalho regulado por outrem, trabalho individualizado, diminuição dos requisitos para a aprendizagem de novas destrezas, maior segurança e mais benefícios.
não adoção de novas formas de trabalhar por períodos mais prolongados, pressão por uma menor produtividade e qualidade em situações de crise.
relativização da pressão temporal, exigências de menor competência para certas funções com minimização do salário, mais tempo para os companheiros de trabalho e para socializar-se.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere a cultura e clima organizacionais, temas relevantes para a compreensão e a gestão das organizações, julgue os próximos itens.
O clima organizacional representa um retrato da organização em determinado momento sendo, pois, mutável capaz de influenciar o comportamento e o desempenho dos indivíduos na organização.
As estatísticas de acidentes são feitas por meio de coeficientes utilizados internacionalmente. A esse respeito, utilizam-se os seguintes coeficientes:
I. de frequência.
II. de inteligência.
III. de gravidade.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns)
A expressão cidadania organizacional refere-se
à prática gerencial que estimula a participação e o posicionamento dos colaboradores em ações políticas.
à atuação da empresa em projetos voltados à comunidade onde atua.
à participação dos colaboradores em projetos voltados à construção de um clima de trabalho saudável.
às políticas organizacionais que estimulam um clima de trabalho percebido como favorável por seus parceiros externos.
às contribuições individuais no local de trabalho que vão além das exigências do cargo e das relações profissionais remuneradas por contrato.
A globalização é um processo de expansão econômica que derruba barreiras para o intercâmbio econômico e competitivo, sejam elas sociais, culturais, ambientais, éticas, legais, financeiras ou políticas. Idalberto Chiavenato propõe alguns estágios distintos pelos quais este processo passa. No estágio multinacional,
o mercado potencial é limitado pelo mercado nacional, com todas as instalações de produção e marketing localizadas no país, sendo que a direção percebe o ambiente global e considera fortemente o envolvimento internacional como um objetivo importante.
as corporações ultrapassam a centralização em um determinado país e operam de maneira global, vendendo e comprando recursos em qualquer país que ofereça as melhores oportunidades e ao mais baixo custo, sendo que a propriedade, os controles e a alta administração tendem a estar dispersos entre várias nacionalidades.
as exportações aumentam e a empresa passa a adotar uma abordagem multidoméstica, quase sempre utilizando uma divisão específica para lidar com o marketing em vários países individualmente.
a empresa passa a ter instalações de produção e marketing localizadas em vários países, com mais de um terço de suas vendas fora do país e centraliza sua administração em um país.
a empresa preserva suas instalações no país de origem, seja ela, pequena ou gigantesca, mas, apesar de ter uma variedade de meios para se envolver em negócios internacionais, mantém 80% de suas vendas no mercado nacional.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere a cultura e clima organizacionais, temas relevantes para a compreensão e a gestão das organizações, julgue os próximos itens.
Sob a perspectiva do simbolismo organizacional, as organizações são culturas de constantes trocas de conhecimentos.
A qualidade e eficácia do trabalho em equipe estão diretamente relacionadas ao seu desenvolvimento e gerenciamento. Esse processo envolve alguns princípios básicos:
I. definir claramente e conjuntamente os objetivos da equipe.
II. definir claramente o que se espera de cada elemento da equipe, no desempenho de sua função.
III. manter os canais de comunicação sob o controle de determinados elementos da equipe.
IV. avaliar periodicamente os resultados.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que estão corretos apenas os itens
Na teoria de motivação desenvolvida por David McClelland, a necessidade de poder é definida como o desejo de
assumir responsabilidade pessoal por seu trabalho.
direcionar o desempenho para um padrão de excelência.
influenciar pessoas e eventos.
solucionar problemas complexos.
ser elogiado constantemente.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando as mudanças ocorridas nas organizações e no mundo do trabalho, bem como as formas de análise das organizações de trabalho, julgue os itens que se seguem.
O estudo do modo pelo qual o trabalho é gerido consiste em observar mudanças na dimensão concreta do trabalho.
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