Questões sobre Psicologia Organizacional

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Os padrões culturais das organizações moldam os comportamentos, dão sentido aos pensamentos e canalizam as emoções, sendo, pois, mecanismos de controle organizacional.

A teoria da liderança transformacional baseia-se em traços de personalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual dos métodos citados a seguir apresenta viabilidade de uso no processo de análise de cargos?

  • A. Provas de conhecimentos ou de capacidades.
  • B. Testes psicológicos.
  • C. Observação direta.
  • D. Psicodrama.

Desenvolvimento Organizacional ou DO é um termo utilizado para englobar um conjunto de

  • A.

    conhecimentos, a serem aplicados a curto prazo, que visam melhorar a satisfação dos funcionários e sua performance no trabalho.

  • B.

    ações estratégicas de manutenção planejadas, sintonizadas com a missão da empresa, que visam mantê-la viável e competitiva em seu mercado de atuação.

  • C.

    políticas alinhadas aos valores da empresa, que visam manter um sistema de relacionamento com todos os segmentos da sociedade com os quais mantém interações.

  • D.

    objetivos elaborados pela direção da empresa, que visam melhorar sua performance no mercado em que atua.

  • E.

    intervenções de mudança planejada, com base em valores humanos e democráticos, que visam melhorar a eficácia organizacional e o bem estar das pessoas.

O aporte da Teoria de Sistemas revolucionou o estudo das organizações, pois suas fronteiras foram ultrapassadas e

  • A.

    a noção de subsistema composto por elementos não relacionados que constituem as partes ou órgãos que compõem o sistema permitiu compreender relações intra-grupos.

  • B.

    em vez de se estudar a organização de fora para dentro, passou-se a estudá-la no seu interior.

  • C.

    passou-se a olhá-las do elemento menor e condicionado rumo ao elemento maior e condicionador, numa teorização introversa.

  • D.

    o ambiente externo passou a ser considerado o condicionante básico do formato e do comportamento organizacional.

  • E.

    a empresa, como sistema fechado por limites ou fronteiras, passou a criar sua própria cultura.

No que se refere a cultura e clima organizacionais, temas relevantes para a compreensão e a gestão das organizações, julgue os próximos itens.

Os padrões culturais das organizações moldam os comportamentos, dão sentido aos pensamentos e canalizam as emoções, sendo, pois, mecanismos de controle organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A programação de treinamento requer um planejamento que envolve alguns procedimentos, tais como:

I. uma abordagem ampla que envolva todas as necessidades diagnosticadas.

II. a divisão do trabalho em módulos ou ciclos.

III. a definição dos objetivos gerais da empresa.

É correto apenas o que se afirma em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.

Para E. H. Schein, na consultoria de procedimentos ou consultoria de processos, o agente da mudança ensina

  • A.

    técnicas e processos.

  • B.

    habilidades e valores.

  • C.

    padrões e procedimentos.

  • D.

    atitudes e condutas.

  • E.

    comportamentos e visão estratégica.

A principal contribuição da abordagem sistêmica ao Comportamento Organizacional é o conceito de organização como um sistema

  • A.

    aberto, em constante interação com seu ambiente.

  • B.

    fechado, que estabelece algumas trocas no ambiente.

  • C.

    semi-aberto, já que tem metas estabelecidas no intra-grupo.

  • D.

    flexível, porém raramente se modifica com as pressões do ambiente.

  • E.

    inflexível, pois preserva as normas internas.

No que se refere a cultura e clima organizacionais, temas relevantes para a compreensão e a gestão das organizações, julgue os próximos itens.

Sob a perspectiva da administração comparativa, as organizações são consideradas produtoras de artefatos ou elementos culturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento organizacional é uma abordagem de mudança planejada cujo principal objetivo é mudar as pessoas e a qualidades de suas relações interpessoais no trabalho. Dispõe de metodologia e técnicas para o atingimento desse objetivo. Relacione as técnicas utilizadas em DO com suas respectivas finalidades:

I. Treinamento da sensitividade.

II. Análise transacional.

III. Reunião de confrontação.

IV. Consultoria de procedimentos.

P – Visa à melhoria do relacionamento interpessoal do indivíduo, por meio de um autodiagnóstico.

Q – Visa à melhoria da sensibilidade quanto às habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal.

R – Visa à compreensão das relações na situação de trabalho em grupo.

S – Visa à melhoria da saúde organizacional, incrementando as comunicações e relações entre diferentes equipes ou departamentos.

A sequência está correta em

  • A. I – Q, II – P, III – S, IV – R.
  • B. I – P, II – Q, III – R, IV – S.
  • C. I – S, II – R, III – P, IV – Q.
  • D. I – R, II – S, III – Q, IV – P.
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