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Em um sistema de gestão de desempenho, a preocupação principal das organizações está voltada para a medição, avaliação e monitoramento de quatro aspectos principais:
remuneração, clima, cultura e posicionamento no mercado.
resultados, desempenho, competências e fatores críticos de sucesso.
contribuição individual, qualidade dos processos, capacitação dos avaliadores e satisfação dos clientes.
comprometimento dos colaboradores, capacitação dos líderes, resultados financeiros e diferenciais competitivos.
remuneração variável, motivação, cumprimento das regras e qualidade de vida dos funcionários.
São grupos nas organizações que tendem a ter padrões mais rígidos de status, autoridade, papéis e comunicação. O grupo que NÃO corresponde a esta descrição é
o informal.
a equipe de projeto.
a equipe de trabalho.
a estrutura matricial.
o grupo de trabalho.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Os padrões culturais das organizações moldam os comportamentos, dão sentido aos pensamentos e canalizam as emoções, sendo, pois, mecanismos de controle organizacional.
Se uma pessoa exerce influência sobre outra por saber fazer o trabalho de forma exemplar, então, nesse caso, a relação de poder entre ambas baseia-se na referência que uma é para a outra.
A ergonomia tem como foco de estudo diversos aspectos do trabalho. Entre eles pode-se citar:
I. o meio ambiente físico.
II. a duração da tarefa, os horários e as pausas no trabalho.
III. as características materiais do trabalho.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
As competências consideradas essenciais para uma organização ou core competences são as
semelhantes a todas as organizações que atuam em um determinado segmento de mercado.
que cada departamento da empresa deve construir e possuir em sua área de especialização.
que cada líder deve construir e possuir para gerenciar pessoas.
que cada colaborador deve construir e possuir para desempenhar a contento sua função.
distintivas que toda organização precisa construir e possuir para manter sua vantagem competitiva sobre as demais.
Os grupos de trabalho e as equipes de trabalho são semelhantes quanto ao fato de que ambos têm uma atribuição formal por parte da organização. A diferença está no fato de que, no grupo de trabalho, o esforço de trabalho de um membro
apoia-se na característica de que o trabalho de cada pessoa depende do trabalho da pessoa anterior e, nas equipes de trabalho, isto não ocorre.
depende dos outros membros, mas equipes de trabalho não requerem a cooperação de cada membro para atingir o resultado final.
depende da coesão entre os membros, sendo que equipes de trabalho requerem a competição como estímulo para atingir o resultado final.
não depende dos outros membros, mas equipes de trabalho requerem a cooperação de cada membro para atingir o resultado final.
depende da força da motivação das pessoas do grupo para continuarem a fazer parte do grupo, já que ninguém pode ser substituído, e a equipe de trabalho não depende desse fator.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Os padrões culturais das organizações moldam os comportamentos, dão sentido aos pensamentos e canalizam as emoções, sendo, pois, mecanismos de controle organizacional.
Nas organizações, tanto as características individuais quanto as condições organizacionais referentes às interações entre líder e liderado ou supervisor e subordinado determinam o exercício do poder.
São muitos os objetivos da análise de cargos. Entre eles podese citar:
I. determinação do perfil do ocupante do cargo.
II. fornecimento de dados à higiene e segurança do trabalho.
III. fornecimento de subsídios para o recrutamento de pessoal.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
A rotatividade de pessoal não é uma causa, mas o efeito de algumas variáveis externas e internas. As informações sobre essas variáveis são obtidas por meio
da entrevista de desligamento.
do acompanhamento das oportunidades de emprego no mercado de trabalho.
da análise da conjuntura econômica.
do índice de satisfação em relação à remuneração.
do acompanhamento das oportunidades de crescimento interno.
A tomada de decisão em grupo depende da tarefa e do grupo e pode assumir várias formas. Em uma decisão por consenso, todos os membros
votam individualmente, após a exposição dos motivos de todos.
recebem autoridade para tomar decisão por si mesmos.
oferecem suas opiniões para que o líder do grupo decida.
votam anonimamente em alternativas do grupo.
concordam com a decisão do grupo.
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