Questões sobre Psicologia Organizacional

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Em um sistema de gestão de desempenho, a preocupação principal das organizações está voltada para a medição, avaliação e monitoramento de quatro aspectos principais:

  • A.

    remuneração, clima, cultura e posicionamento no mercado.

  • B.

    resultados, desempenho, competências e fatores críticos de sucesso.

  • C.

    contribuição individual, qualidade dos processos, capacitação dos avaliadores e satisfação dos clientes.

  • D.

    comprometimento dos colaboradores, capacitação dos líderes, resultados financeiros e diferenciais competitivos.

  • E.

    remuneração variável, motivação, cumprimento das regras e qualidade de vida dos funcionários.

São grupos nas organizações que tendem a ter padrões mais rígidos de status, autoridade, papéis e comunicação. O grupo que NÃO corresponde a esta descrição é

  • A.

    o informal.

  • B.

    a equipe de projeto.

  • C.

    a equipe de trabalho.

  • D.

    a estrutura matricial.

  • E.

    o grupo de trabalho.

Os padrões culturais das organizações moldam os comportamentos, dão sentido aos pensamentos e canalizam as emoções, sendo, pois, mecanismos de controle organizacional.

Se uma pessoa exerce influência sobre outra por saber fazer o trabalho de forma exemplar, então, nesse caso, a relação de poder entre ambas baseia-se na referência que uma é para a outra.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ergonomia tem como foco de estudo diversos aspectos do trabalho. Entre eles pode-se citar:

I. o meio ambiente físico.

II. a duração da tarefa, os horários e as pausas no trabalho.

III. as características materiais do trabalho.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

  • A. apenas o item I está correto.
  • B. todos os itens estão corretos.
  • C. apenas os itens I e II estão corretos.
  • D. apenas os itens II e III estão corretos.

As competências consideradas essenciais para uma organização ou core competences são as

  • A.

    semelhantes a todas as organizações que atuam em um determinado segmento de mercado.

  • B.

    que cada departamento da empresa deve construir e possuir em sua área de especialização.

  • C.

    que cada líder deve construir e possuir para gerenciar pessoas.

  • D.

    que cada colaborador deve construir e possuir para desempenhar a contento sua função.

  • E.

    distintivas que toda organização precisa construir e possuir para manter sua vantagem competitiva sobre as demais.

Os grupos de trabalho e as equipes de trabalho são semelhantes quanto ao fato de que ambos têm uma atribuição formal por parte da organização. A diferença está no fato de que, no grupo de trabalho, o esforço de trabalho de um membro

  • A.

    apoia-se na característica de que o trabalho de cada pessoa depende do trabalho da pessoa anterior e, nas equipes de trabalho, isto não ocorre.

  • B.

    depende dos outros membros, mas equipes de trabalho não requerem a cooperação de cada membro para atingir o resultado final.

  • C.

    depende da coesão entre os membros, sendo que equipes de trabalho requerem a competição como estímulo para atingir o resultado final.

  • D.

    não depende dos outros membros, mas equipes de trabalho requerem a cooperação de cada membro para atingir o resultado final.

  • E.

    depende da força da motivação das pessoas do grupo para continuarem a fazer parte do grupo, já que ninguém pode ser substituído, e a equipe de trabalho não depende desse fator.

Os padrões culturais das organizações moldam os comportamentos, dão sentido aos pensamentos e canalizam as emoções, sendo, pois, mecanismos de controle organizacional.

Nas organizações, tanto as características individuais quanto as condições organizacionais referentes às interações entre líder e liderado ou supervisor e subordinado determinam o exercício do poder.

  • C. Certo
  • E. Errado

São muitos os objetivos da análise de cargos. Entre eles podese citar:

I. determinação do perfil do ocupante do cargo.

II. fornecimento de dados à higiene e segurança do trabalho.

III. fornecimento de subsídios para o recrutamento de pessoal.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

  • A. apenas o item I está correto.
  • B. apenas os itens I e II estão corretos.
  • C. todos os itens estão corretos.
  • D. apenas os itens II e III estão corretos.

A rotatividade de pessoal não é uma causa, mas o efeito de algumas variáveis externas e internas. As informações sobre essas variáveis são obtidas por meio

  • A.

    da entrevista de desligamento.

  • B.

    do acompanhamento das oportunidades de emprego no mercado de trabalho.

  • C.

    da análise da conjuntura econômica.

  • D.

    do índice de satisfação em relação à remuneração.

  • E.

    do acompanhamento das oportunidades de crescimento interno.

A tomada de decisão em grupo depende da tarefa e do grupo e pode assumir várias formas. Em uma decisão por consenso, todos os membros

  • A.

    votam individualmente, após a exposição dos motivos de todos.

  • B.

    recebem autoridade para tomar decisão por si mesmos.

  • C.

    oferecem suas opiniões para que o líder do grupo decida.

  • D.

    votam anonimamente em alternativas do grupo.

  • E.

    concordam com a decisão do grupo.

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