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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando-se a negociação no contexto organizacional, é correto afirmar que
as mulheres são negociadoras mais cooperativas que os homens.
seu resultado final é sempre do tipo soma-zero.
a barganha distributiva focaliza o longo prazo.
suas motivações primárias abrangem a divisão de certa quantidade de recursos.
a relação ganha-ganha caracteriza a barganha integrativa.
Não se deve enxergar a liderança apenas como habilidade pessoal, mas como um processo interpessoal dentro de um contexto complexo, no qual outros elementos estão presentes. A liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas uma combinação de quatro variáveis ou elementos: as características do líder; as dos liderados; as da missão ou tarefa a ser realizada e
a conjuntura social, econômica e política.
os elementos imponderáveis apresentados na estrutura organizacional.
o conjunto de regras estabelecido a ser cumprido por cada colaborador na empresa.
os fatores socioambientais presentes na comunidade em que a empresa está instalada.
as crenças religiosas e culturais praticadas pelos colaboradores de uma dada comunidade.
A autoridade formal e liderança nem sempre andam e nem precisam andar juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores. Uma característica da autoridade formal é de que
a liderança é produto de inúmeros fatores.
o líder é instrumento para resolver os problemas da comunidade.
o colaborador participa ativamente na definição das metas de trabalho.
a liderança tem duração de utilidade do líder para o grupo de colaboradores.
se fundamenta em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridades dotadas do poder de comando.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Mitos e crenças errôneos a respeito da aprendizagem na idade madura são veiculados livremente e aceitos sem exame crítico. Moscovici (2008, p. 58-59) propõe a prática da andragogia em oposição à perspectiva pedagógica no treinamento e desenvolvimento de adultos. Em relação aos pressupostos da andragogia, afirmase:
I. O autoconceito se apresenta com autodireção crescente.
II. A experiência é de pouco valor.
III. A perspectiva temporal é de aplicação imediata.
IV. A prontidão parte de tarefas de desenvolvimento de papéis sociais.
V. A orientação da aprendizagem é centrada na matéria.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas II, III e V.
Apenas as afirmativas III, IV e V.
Apenas as afirmativas I, III, e IV.
Apenas as afirmativas I, II e III.
Apenas as afirmativas I, II, III e V.
No Grid Gerencial, propostos por Blake e Mouton são identificados cinco estilos de liderança: country club; enfraquecido; meio-termo; tarefa e
equipe.
democrático.
autoritário.
submisso.
carismático.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
No novo RH as pessoas deixaram de ser vistas como recursos empresariais. Segundo Chiavenato (apud Campos 2011, pp.188-189), o RH tem que seguir um novo papel para que possa gerenciar as pessoas com sucesso. Constituem-se como papéis do RH?
I. Propor, definir e garantir um conjunto de normas e procedimentos alinhados com os princípios empresariais e de acordo com a Legislação Trabalhista.
II. Ver as pessoas e a organização como seres espirituais e ajudá-las a dar o próximo passo em seu processo de desenvolvimento.
III. Dignificar o trabalho e o ser humano.
IV. Ter no treinamento a principal ferramenta para retenção do capital humano e desenvolver novas competências para a atual era empresarial.
V. Administrar somente a área de recursos humanos, preocupar-se com a eficiência e a eficácia da empresa.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I, III, IV e V.
Apenas as afirmativas II, III, IV e V.
Apenas as afirmativas I, III e V.
Apenas as afirmativas I, II, III, e IV.
Todas as afirmativas.
A tecnologia da informação permite a formação de estruturas em
rede.
bloco.
simetria.
organograma.
similaridade.
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O desenvolvimento interpessoal pode ser orientado para três níveis de consequências: o individual, o grupal e o organizacional. Sobre esse assunto, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa:
( ) Desenvolvimento gerencial é, acima de tudo, autodesenvolvimento. Isso significa que o gerente assume a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.
( ) A competência interpessoal é um objetivo final, a nível individual e instrumental, a nível grupal e organizacional.
( ) A liderança democrática participativa é logo apreendida intelectualmente, mas de aplicação difícil sem treinamento específico de desenvolvimento interpessoal.
( ) O grande desafio é não se precipitar quando muitos têm pressa, não desanimar quando muitos não acreditam e não parar de pensar e agir quando muitos se conformam e se tornam passivos.
( ) Um dos objetivos de desenvolvimento gerencial é desenvolver habilidades de percepção e diagnose de problemas, de comunicação efetiva e de liderança e participação em grupo.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:
F V F V V
F V V V F
V F V F V
F F V V V
V V V V V
W. R. Bion (1897-1979) diz que quando um grupo se reúne, constitui simultaneamente dois grupos simbólicos: grupo de trabalho ou refinado e grupo primitivo. O grupo primitivo
é aberto à troca natural de experiências.
é impermeável à experiência.
é flexível à troca de informações.
possui elementos de ordem e organização.
estimula a prática do erro como forma de aprendizagem.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Um modelo de ciência comportamental aplicada, elaborado pelo psicólogo social Kurt Lewin, tem sido extremamente útil em programas de mudança planejada nas organizações. É uma abordagem e um processo de resolução de problemas, modelo teórico e conjunto de atividade, respectivamente. Compõe-se de quatro etapas: coleta de dados; diagnóstico; ação e avaliação. Como se denomina esse modelo de ciência comportamental?
Grupo operativo.
Psicodrama.
Sociograma.
Teoria de Closters.
Pesquisa-ação
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