Questões sobre Psicologia Organizacional

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Considerando-se a negociação no contexto organizacional, é correto afirmar que

  • A.

    as mulheres são negociadoras mais cooperativas que os homens.

  • B.

    seu resultado final é sempre do tipo soma-zero.

  • C.

    a barganha distributiva focaliza o longo prazo.

  • D.

    suas motivações primárias abrangem a divisão de certa quantidade de recursos.

  • E.

    a relação ganha-ganha caracteriza a barganha integrativa.

Não se deve enxergar a liderança apenas como habilidade pessoal, mas como um processo interpessoal dentro de um contexto complexo, no qual outros elementos estão presentes. A liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas uma combinação de quatro variáveis ou elementos: as características do líder; as dos liderados; as da missão ou tarefa a ser realizada e

  • A.

    a conjuntura social, econômica e política.

  • B.

    os elementos imponderáveis apresentados na estrutura organizacional.

  • C.

    o conjunto de regras estabelecido a ser cumprido por cada colaborador na empresa.

  • D.

    os fatores socioambientais presentes na comunidade em que a empresa está instalada.

  • E.

    as crenças religiosas e culturais praticadas pelos colaboradores de uma dada comunidade.

A autoridade formal e liderança nem sempre andam e nem precisam andar juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores. Uma característica da autoridade formal é de que

  • A.

    a liderança é produto de inúmeros fatores.

  • B.

    o líder é instrumento para resolver os problemas da comunidade.

  • C.

    o colaborador participa ativamente na definição das metas de trabalho.

  • D.

    a liderança tem duração de utilidade do líder para o grupo de colaboradores.

  • E.

    se fundamenta em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridades dotadas do poder de comando.

Mitos e crenças errôneos a respeito da aprendizagem na idade madura são veiculados livremente e aceitos sem exame crítico. Moscovici (2008, p. 58-59) propõe a prática da andragogia em oposição à perspectiva pedagógica no treinamento e desenvolvimento de adultos. Em relação aos pressupostos da andragogia, afirmase:

I. O autoconceito se apresenta com autodireção crescente.

II. A experiência é de pouco valor.

III. A perspectiva temporal é de aplicação imediata.

IV. A prontidão parte de tarefas de desenvolvimento de papéis sociais.

V. A orientação da aprendizagem é centrada na matéria.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as afirmativas II, III e V.

  • B.

    Apenas as afirmativas III, IV e V.

  • C.

    Apenas as afirmativas I, III, e IV.

  • D.

    Apenas as afirmativas I, II e III.

  • E.

    Apenas as afirmativas I, II, III e V.

No Grid Gerencial, propostos por Blake e Mouton são identificados cinco estilos de liderança: country club; enfraquecido; meio-termo; tarefa e

  • A.

    equipe.

  • B.

    democrático.

  • C.

    autoritário.

  • D.

    submisso.

  • E.

    carismático.

No novo RH as pessoas deixaram de ser vistas como recursos empresariais. Segundo Chiavenato (apud Campos 2011, pp.188-189), o RH tem que seguir um novo papel para que possa gerenciar as pessoas com sucesso. Constituem-se como papéis do RH?

I. Propor, definir e garantir um conjunto de normas e procedimentos alinhados com os princípios empresariais e de acordo com a Legislação Trabalhista.

II. Ver as pessoas e a organização como seres espirituais e ajudá-las a dar o próximo passo em seu processo de desenvolvimento.

 III. Dignificar o trabalho e o ser humano.

IV. Ter no treinamento a principal ferramenta para retenção do capital humano e desenvolver novas competências para a atual era empresarial.

V. Administrar somente a área de recursos humanos, preocupar-se com a eficiência e a eficácia da empresa.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as afirmativas I, III, IV e V.

  • B.

    Apenas as afirmativas II, III, IV e V.

  • C.

    Apenas as afirmativas I, III e V.

  • D.

    Apenas as afirmativas I, II, III, e IV.

  • E.

    Todas as afirmativas.

A tecnologia da informação permite a formação de estruturas em

  • A.

    rede.

  • B.

    bloco.

  • C.

    simetria.

  • D.

    organograma.

  • E.

    similaridade.

O desenvolvimento interpessoal pode ser orientado para três níveis de consequências: o individual, o grupal e o organizacional. Sobre esse assunto, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa:

( ) Desenvolvimento gerencial é, acima de tudo, autodesenvolvimento. Isso significa que o gerente assume a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.

( ) A competência interpessoal é um objetivo final, a nível individual e instrumental, a nível grupal e organizacional.

 ( ) A liderança democrática participativa é logo apreendida intelectualmente, mas de aplicação difícil sem treinamento específico de desenvolvimento interpessoal.

( ) O grande desafio é não se precipitar quando muitos têm pressa, não desanimar quando muitos não acreditam e não parar de pensar e agir quando muitos se conformam e se tornam passivos.

( ) Um dos objetivos de desenvolvimento gerencial é desenvolver habilidades de percepção e diagnose de problemas, de comunicação efetiva e de liderança e participação em grupo.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:

  • A.

    F – V – F – V – V

  • B.

    F – V – V – V – F

  • C.

    V – F – V – F – V

  • D.

    F – F – V – V – V

  • E.

    V – V – V – V – V

W. R. Bion (1897-1979) diz que quando um grupo se reúne, constitui simultaneamente dois grupos simbólicos: grupo de trabalho ou refinado e grupo primitivo. O grupo primitivo

  • A.

    é aberto à troca natural de experiências.

  • B.

    é impermeável à experiência.

  • C.

    é flexível à troca de informações.

  • D.

    possui elementos de ordem e organização.

  • E.

    estimula a prática do erro como forma de aprendizagem.

Um modelo de ciência comportamental aplicada, elaborado pelo psicólogo social Kurt Lewin, tem sido extremamente útil em programas de mudança planejada nas organizações. É uma abordagem e um processo de resolução de problemas, modelo teórico e conjunto de atividade, respectivamente. Compõe-se de quatro etapas: coleta de dados; diagnóstico; ação e avaliação. Como se denomina esse modelo de ciência comportamental?

  • A.

    Grupo operativo.

  • B.

    Psicodrama.

  • C.

    Sociograma.

  • D.

    Teoria de Closters.

  • E.

    Pesquisa-ação

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