Questões sobre Psicologia Organizacional

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O método de avaliação de desempenho de escalas gráficas é baseado

  • A.

    na indicação das características extremas que representam desempenhos altamente positivos ou altamente negativos. O gerente deve manter, sempre ao seu alcance, um mapa de avaliação para cada funcionário, pois os registros devem ser feitos sistematicamente após o acontecimento para que eles não sejam esquecidos ou negligenciados. As empresas que utilizam softwares de gestão de pessoas têm à sua disposição uma ficha de cada funcionário para registro das ocorrências a serem julgadas no processo de avaliação de desempenho. É considerado o método mais eficaz a ser aplicado para as empresas de serviços.

  • B.

    em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados a respeito de cada funcionário. Cada fator recebe uma avaliação quantitativa, que geralmente varia de 1 a 5. O avaliador marca uma ou duas opções que melhor definem a performance do avaliado naquele fator.

  • C.

    em blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento ou da função exercida pelo avaliado. Cada bloco consiste em quatro ou cinco frases, e o avaliador deve escolher uma ou, no máximo, duas frases de cada bloco. As frases devem descrever de maneira efetiva os diversos tipos de comportamento possíveis de serem apresentados.

  • D.

    em um conjunto de entrevistas entre o especialista em avaliação e os gerentes para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos funcionários de cada setor. Esse método, além de identificar a performance do avaliado, permite programar medidas corretivas ou preventivas para direcionar o desempenho. Consiste basicamente em quatro etapas: entrevista inicial; entrevista de análise complementar; análise dos dados e classificação em ranking de potencial dos avaliados.

  • E.

    em uma tabela de dupla entrada, sendo que as linhas representam os fatores de avaliação, que podem ser assiduidade, qualidade, produtividade, relacionamento com colegas, relacionamento com superiores, habilidade e domínio da função. Por sua vez, as colunas representam os graus de avaliação de cada fator. Esses graus podem variar de A a E ou de 1 a 5, por exemplo. Primeiro definem-se os fatores de avaliação que são relevantes para o desempenho adequado da função e depois definemse os graus para cada fator. Nesse método, o avaliador assinala o grau que melhor define a performance do avaliado em cada um dos fatores.

O processo de gestão do desempenho deve considerar que as pessoas atuam nas organizações, utilizando sua qualificação pessoal que abrange três dimensões:

  • A.

    habilidades técnico-operacionais e atributos pessoais, competência comportamental e desempenho orientado para resultados.

  • B.

    interesses, aderência aos valores da empresa e clareza de suas atribuições.

  • C.

    capacidade de aprendizagem e técnica, visão sistêmica e desempenho com foco na qualidade.

  • D.

    conhecimento e experiência, habilidade de relacionamento interpessoal e desempenho orientado para o processo.

  • E.

    recursos intelectuais e emocionais, foco na tarefa e predisposição para o trabalho em equipe.

Não é possível conhecer o comportamento das pessoas sem um mínimo conhecimento do que o motiva. Uma das teorias mais divulgadas sobre esse assunto é a teoria dos dois fatores de Herzberg; segundo a qual, um grupo de fatores motivacionais é denominado de fatores higiênicos. Estes, quando são precários, provocam insatisfação e são chamados insatisfacientes.

Qual das alternativas abaixo indica um fator insatisfaciente?

  • A.

    Delegação de responsabilidade.

  • B.

    Liberdade de decidir como executar o trabalho.

  • C.

    Competência técnica do supervisor.

  • D.

    Uso pleno das liberdades pessoais.

  • E.

    Estabelecimento e avaliação de objetivos.

Um dos modelos de cultura mais aceitos no mundo dos negócios é o modelo dos valores concorrentes, no qual duas dimensões de valores são centrais: a primeira dimensão tem a ver com o valor atribuído à flexibilidade e à liberdade de ação, em contraposição com a estabilidade e o controle. A segunda dimensão tem a ver com o valor atribuído ao foco interno combinado com a integração, em contraposição com o foco externo combinado com uma diferenciação de mercado. A partir dessas duas dimensões surgem quatro tipos de cultura. O tipo de cultura que indica forte valor atribuído ao controle e à estabilidade, com foco para dentro da organização, é

  • A.

    o clã.

  • B.

    a hierarquia.

  • C.

    o mercado.

  • D.

    a adhocracia.

  • E.

    a socialização.

O feedback de pesquisa é uma técnica de desenvolvimento organizacional que envolve em um de seus estágios a realização de uma pesquisa sobre

  • A.

    os sentimentos dos funcionários em relação à sua remuneração e as opiniões sobre o mercado de trabalho.

  • B.

    as atitudes e opiniões dos funcionários.

  • C.

    o nível de excelência na gestão de pessoas e opiniões sobre o pacote de benefícios.

  • D.

    a aderência dos funcionários às políticas de segurança no trabalho e opiniões sobre melhorias no pacote de benefícios.

  • E.

    a contribuição da direção da empresa para o cumprimento dos objetivos corporativos e opiniões sobre os processos de trabalho adotados.

O termo liderança foi definido como a habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho de um grupo. Para se compreender liderança, poder e influência social é necessário conhecer os papéis dos membros desse grupo. Qual dos papéis abaixo é considerado não construtivo e que dificulta a tarefa do grupo?

  • A.

    Instrutor.

  • B.

    Orientador.

  • C.

    Reivindicador.

  • D.

    Planejador.

  • E.

    Diagnosticador.

A teoria de motivação que sustenta que a motivação é baseada na avaliação feita por uma pessoa sobre a proporção de resultados ou recompensas que ela recebe por sua contribuição no trabalho, comparada a mesma proporção referente a uma outra pessoa utilizada como paradigma, é denominada teoria

  • A.

    da valência.

  • B.

    ERG.

  • C.

    fatorial.

  • D.

    da expectativa.

  • E.

    da Equidade.

Ao oferecer feedback, uma das armadilhas a serem evitadas é o que chamamos de contrastar. Contrastar é

  • A.

    desenvolver modelos mentais rígidos, que induzem a criação de rótulos e estereótipos.

  • B.

    ignorar a individualidade de uma pessoa, assumindo que ela se comporta de acordo com o grupo a que pertence.

  • C.

    enxergar semelhanças e diferenças em relação a si mesmo, ao invés de estabelecer um perfil profissional desejado.

  • D.

    comparar um funcionário a outro, ao invés de compará- lo com os padrões de desempenho definidos.

  • E.

    definir padrões de certo e errado de acordo com valores universais, desconsiderando as condutas desejadas para a função.

Para Maslow, a necessidade de autorrealização representa o desejo do indivíduo em satisfazer o seu potencial, maximizando o uso de suas capacidades e de suas

  • A.

    inteligências.

  • B.

    necessidades primárias.

  • C.

    habilidades.

  • D.

    competências.

  • E.

    vocações.

Oferecer feedback é

  • A.

    utilizar comunicação unidirecional para informar sobre suas experiências positivas e negativas com a outra pessoa, com o objetivo de melhorar o relacionamento interpessoal.

  • B.

    julgar o desempenho e expressar sua opinião em relação às metas que foram acordadas, com o objetivo de criticar comportamentos inadequados.

  • C.

    disponibilizar informações sobre um comportamento passado que pode vir a influenciar um comportamento futuro, com o objetivo de melhorar o desempenho e desenvolver capacidades.

  • D.

    utilizar comunicação unidirecional para interpretar as condutas da outra pessoa e indicar aquelas que dificultam o cumprimento dos objetivos e adequação aos valores da empresa.

  • E.

    utilizar comunicação unidirecional para identificar padrões de conduta, com o objetivo de elevar o autoconhecimento e a autoestima.

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