Lista completa de Questões sobre Psicologia Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
W. C. Schutz afirma que os grupos humanos tem três necessidades interpessoais básicas, a saber: inclusão, controle e afeição. A necessidade de afeição revela-se depois da fase de controle. É a fase do reconhecimento de
status.
aceitação.
diferenças.
harmonia.
semelhanças.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A saúde, o bem-estar e o trabalho constituem fenômenos intimamente relacionados e despertam cada vez mais o interesse dos estudiosos de diferentes disciplinas. Há também crescente conscientização dos prejuízos que os problemas de saúde acarretam para as pessoas e para as organizações. Quando o profissional tem um nível crônico de estresse, apresenta propensão ao abandono ou falta de realização profissional, despersonalização e exaustão emocional, está-se diante de uma patologia laboral, reconhecida pelo decreto 3048/99, denominada de:
Fibromialgia.
Transtorno Bipolar.
Doença psicossomática.
Síndrome de Burnout.
Síndrome de Munchhausen.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das teorias de Psicologia do Trabalho e atuação do psicólogo nas instituições, julgue os itens subsecutivos.
O inconsciente e os vínculos afetivos infantis são projetados nas relações socioprofissionais das equipes de saúde, sendo esta a razão dos conflitos institucionais.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Centenas de estudos têm sido publicados sobre estresse no trabalho nas últimas décadas. Eles apontam que o estresse adquiriu proporções de epidemia, com consequências nefastas para o trabalhador e para o seu desempenho. Constituem-se como principais fontes de estresses organizacionais:
I. Barulho, iluminação, temperatura, número de horas trabalhadas e novas tecnologias.
II. Papéis organizacionais que podem apresentar disfunções (ambiguidade, conflitos).
III. O desenvolvimento da carreira (promoções e reconhecimento de mérito).
IV. Fatores organizacionais como: clima organizacional, liderança e tomada de decisões.
V. A interação trabalho-família, acentuada pela diminuição progressiva da fronteira entre o trabalho e a família.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas II, III, IV e V.
Apenas as assertivas I, III, IV e V.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e III.
Todas as assertivas.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das teorias de Psicologia do Trabalho e atuação do psicólogo nas instituições, julgue os itens subsecutivos.
Os testes projetivos são aplicados para diagnosticar o comportamento social de pacientes e, assim, identificar os indicadores de desempenho das equipes de profissionais de saúde.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O levantamento de necessidades de treinamento é uma forma de diagnóstico. Avaliação de desempenho, observação, questionários, entrevistas, reuniões interdepartamentais, entrevistas de saída e análise de cargos podem ser fontes de informação para identificar as necessidades de treinamento. Entre os indicadores a posteriori, estão os problemas de pessoal.
Quais das alternativas a seguir indicam problemas de pessoal que podem ser indicadores de necessidade de treinamento:
I. Faltas e substituições em demasia.
II. Baixa produtividade.
III. Relações deficientes entre o pessoal.
IV. Pouco ou nenhum interesse pelo trabalho.
V. Tendência a atribuir falhas aos outros.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as alternativas II, III, IV e V.
Somente as alternativas I, II, IV e V.
Somente as alternativas I, III, IV e V.
Somente as alternativas II, III e V.
Somente as alternativas II, III e IV.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das teorias de Psicologia do Trabalho e atuação do psicólogo nas instituições, julgue os itens subsecutivos.
A entrevista clínica é uma técnica psicológica que pode ser utilizada com eficência no atendimento de pacientes terminais.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A análise de cargo, feita após a descrição, pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para o desempenho adequado de quem o ocupa. Em relação aos diferentes métodos de descrição e análise dos cargos, avalie as afirmativas a seguir:
I. A observação direta apresenta o custo elevado como uma desvantagem custo elevado, porque, para ser completa, requer tempo prolongado do analista de cargos.
II. Questionário é o método ideal para analisar cargos de alto nível, sem afetar o tempo e as atividades dos executivos.
III. O método da entrevista não tem contraindicação de modo que pode ser aplicado a qualquer tipo ou nível de cargo.
IV. A observação direta é o método ideal para cargos simples e repetitivos.
V. Questionário é o método de melhor qualidade e que proporciona maior rendimento na análise, pela reunião normalizada e racional dos dados.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as assertivas II, III, IV e V.
Somente as assertivas I, II, III e IV.
Somente as assertivas I, III, IV e V.
Somente as assertivas I, II, IV e V.
Somente as assertivas I, II, e V.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das teorias de Psicologia do Trabalho e atuação do psicólogo nas instituições, julgue os itens subsecutivos.
Identidade social é uma construção intersubjetiva e fundamental para o reconhecimento no trabalho.
As competências organizacionais classificadas como essenciais são aquelas
consideradas fundamentais, pois estabelecem a vantagem competitiva da empresa na manutenção de um clima de trabalho percebido pelos colaboradores como extremamente favorável.
identificadas e definidas como as mais importantes para o sucesso do negócio e devem ser percebidas pelos clientes.
necessárias para manter a produção funcionando e são percebidas no ambiente interno.
que não estão vinculadas à atividade-fim da organização, mas que podem gerar valor agregado.
que devem ser desenvolvidas pelos líderes da empresa para que os valores indicados pelo mercado como essenciais sejam praticados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...