Questões sobre Psicologia Organizacional

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Provavelmente, o desenho de cargo seja tão antigo quanto o próprio trabalho humano. Entre os modelos teóricos, está o modelo contingencial, que considera as diferenças individuais das pessoas e as tarefas envolvidas. Ao se levar em conta certos fatores psicológicos, avalie as assertivas quanto ao que se poderia obter com o modelo contingencial:

I. Elevada motivação intrínseca ao trabalho.

II. Desempenho de alta qualidade no trabalho.

III. Elevada satisfação com o trabalho.

IV. Participação nas decisões.

V. Redução de faltas (absenteísmo) e dos desligamentos espontâneos (rotatividade).

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as assertivas I, II, III e V.

  • B.

    Somente as assertivas I, III, IV e V.

  • C.

    Somente as assertivas I, II, V.

  • D.

    Somente as assertivas II, III, IV e V.

  • E.

    Somente as assertivas III, IV e V.

A mudança é um aspecto essencial da criatividade e inovação nas organizações de hoje. Um processo de mudança organizacional é composto de três fases: descongelamento, mudança e recongelamento. Esta última fase significa

  • A.

    a instalação de novos mapas mentais.

  • B.

    o desapegar-se dos padrões aprendidos, para que no futuro se instale um novo repertório de comportamentos.

  • C.

    a descoberta e a experimentação de novas atitudes e comportamentos.

  • D.

    a incorporação de um novo padrão de comportamento de modo que ele se torne a nova norma.

  • E.

    a percepção da necessidade de mudança.

A gestão por competências permite a implantação de processos que objetivam estimular e criar condições para o desenvolvimento das pessoas, principalmente pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional, como a capacidade

  • A.

    para assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade.

  • B.

    individual de gerenciar sua própria carreira de forma ascendente.

  • C.

    de executar com excelência as atribuições do cargo.

  • D.

    de aprendizagem, que possibilita uma formação acadêmica sólida e abrangente.

  • E.

    de atingir objetivos estratégicos para a organização, elevando sempre e continuamente o nível de produção.

No processo de seleção de pessoal, alguns instrumentos podem ser utilizados: entrevistas, testes psicológicos, provas situacionais e dinâmicas de grupo. Em relação à entrevista assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa:

( ) Trata-se de uma técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe fórmula perguntas, com o objetivo de obtenção de dados que interessam à investigação.

( ) Para uma entrevista, não há a necessidade de que a pessoa saiba ler ou escrever, o que permite ao entrevistador esclarecer dúvidas quanto às respostas oferecidas pelo entrevistado.

( ) Para minimizar possíveis equívocos, é aconselhável que o entrevistador estruture suas entrevistas levando em consideração que, para determinados cargos, exigem-se estruturas específicas.

( ) As questões a serem elaboradas devem privilegiar a coleta de informações profissionais, exclusivamente profissionais. Deve-se evitar perguntas de curiosidade pessoal.

( ) Ao agendar a entrevista, deve-se avisar ao candidato a duração prevista desse processo. A consideração da situação em que se encontra o candidato é uma demonstração de respeito.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:

  • A.

    F – V – V – F – V

  • B.

    V – F – V – V – V

  • C.

    F – V – F – F – V

  • D.

    V – V – F – F – V

  • E.

    V – V – V – V – V

Quando o chefe passa informações relacionadas ao trabalho a seu subordinado como, por exemplo, “Pare de fazer essas peças e comece a fazer aquelas outras.”, trata-se de um tipo de influência

  • A.

    situacional e informal.

  • B.

    legítima e formal.

  • C.

    ilegítima e impessoal.

  • D.

    autoritária e informal.

  • E.

    centralizadora e adhocrática.

A gestão por competências é uma prática estratégica que tem como objetivo

  • A.

    elevar os indicadores de clima, diminuindo o estresse gerado pela falta de habilidades para a função.

  • B.

    promover o desenvolvimento das equipes de trabalho e a contribuição social da empresa.

  • C.

    melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos funcionários.

  • D.

    contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada membro da equipe de colaboradores.

  • E.

    oferecer ferramentas para que os líderes possam gerenciar a equipe através de uma metodologia participativa.

São três os tipos de recrutamento: interno, externo e misto. O recrutamento interno é o primeiro a ser levado em consideração, pois cria a possibilidade de ascensão profissional para um colaborador que já esteja inserido na organização. Quais das assertivas a seguir indicam as vantagens do recrutamento interno?

I. Motivação dos colaboradores e valorização dos profissionais.

II. Estimulo do desenvolvimento dos demais profissionais.

III. O funcionário já é conhecido da organização e é mais fácil sua adaptação.

IV. O tempo de realização é bastante rápido e os custos quase inexistentes.

V. O enriquecimento da cultura organizacional, que altera o clima e cultura da empresa.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as assertivas II, III, IV e V.

  • B.

    Apenas as assertivas I, III, IV e V.

  • C.

    Apenas as assertivas I, II, IV e V.

  • D.

    Todas as assertivas.

  • E.

    Apenas as assertivas I, II, III e IV.

Um dos métodos de treinamento mais utilizados atualmente pelas empresas é o e-learning, que possui as seguintes vantagens:

  • A.

    oferece comodidade ao usuário; não apresenta barreiras geográficas e é de baixo custo.

  • B.

    permite ao treinando trabalhar sozinho; faz com que o treinando responda a uma pergunta depois de cada sequência e informa ao treinando a resposta certa.

  • C.

    permite ao treinando trabalhar com outras pessoas; faz com que o treinando consiga visualizar seu índice de retenção de conhecimentos e informa ao treinando a resposta errada.

  • D.

    o conteúdo é disposto em sequência desordenada; faz com que o treinando pesquise o tema em tempo real em seu computador e informa ao treinando a resposta certa.

  • E.

    o conteúdo é disposto em sequência lógica; faz com que o treinado manifeste interesse em assimilar conteúdos correlacionados ao tema em estudo via pesquisa direta em seu computador e informa ao treinando seu índice de retenção de conhecimentos.

Um processo de gestão do desempenho deve abranger cinco fases:

  • A.

    definição dos índices de produtividade, definição dos padrões de qualidade, definição das métricas, comparação com os resultados apresentados e definição de ações de recursos humanos.

  • B.

    definição do formulário de avaliação de desempenho, treinamento dos gestores, entrevista de feedback, elaboração do plano de desenvolvimento e atribuição de notas.

  • C.

    avaliação das atribuições, definição da capacitação profissional, estabelecimento de metas, divulgação das metas e sua avaliação.

  • D.

    negociação do desempenho, análise da capacitação profissional, acompanhamento do desempenho, avaliação dos resultados e comprometimento.

  • E.

    definição dos objetivos estratégicos, análise do perfil dos colaboradores, definição das oportunidades de desenvolvimento, aplicação de ações de treinamento e verificação dos resultados.

Katz e Kahn desenvolveram um modelo de organização amplo e complexo através da teoria dos sistemas. Segundo o modelo proposto a organização apresenta as seguintes características típicas de um sistema aberto. Quais das alternativas abaixo indicam características típicas do sistema aberto?

I. Entropia negativa.

II. Informação como insumo.

III. Homeostase dinâmica.

IV. Equifinalidade.

V. Limites ou fronteiras.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as alternativas II, III, IV e V.

  • B.

    Apenas as alternativas I, III, IV e V.

  • C.

    Apenas as alternativas I, II, IV e V.

  • D.

    Todas as alternativas.

  • E.

    Apenas as alternativas I, II, III e V.

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