Questões sobre Psicologia Organizacional

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Quando as oportunidades de trabalho são menores do que a procura, as organizações se veem diante de um recurso fácil e abundante. Nesta situação, diz-se que o mercado de trabalho está em situação de

  • A.

    risco.

  • B.

    abertura.

  • C.

    rigidez.

  • D.

    oferta.

  • E.

    procura.

O tipo de estresse que resulta de acontecimentos positivos é denominado

  • A.

    funcional.

  • B.

    distresse.

  • C.

    disfuncional.

  • D.

    ambivalente.

  • E.

    eustresse.

Os principais resultados positivos de um processo de seleção envolvem

  • A.

    aumento na satisfação dos parceiros externos; reconhecimento da empresa no mercado exterior; utilização correta dos equipamentos e redução do índice de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.

  • B.

    aumento na satisfação dos parceiros externos; reconhecimento da empresa no mercado exterior; utilização correta dos testes de personalidade e redução do índice de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.

  • C.

    melhor adequação das pessoas aos cargos e à empresa; melhoria no nível de satisfação no trabalho; rapidez na integração dos funcionários recém-admitidos e menores investimentos em esforços em treinamento.

  • D.

    utilização correta das descrições de cargos; reconhecimento da empresa no mercado exterior; atualização constante das análises funcionais e redução do índice de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.

  • E.

    melhoria na pesquisa de clima organizacional, no item relacionamento com os clientes internos; utilização correta da descrição de função; reconhecimento da importância da participação efetiva do candidato nos processos de dinâmicas de grupo e utilização correta das técnicas de recrutamento interno e externo.

Os coeficentes utilizados para mensurar os acidentes de trabalho são os de frequência e os de gravidade. O coeficiente de frequência leva em conta

  • A.

    a extensão das lesões, considerando os dias perdidos pelos trabalhadores acidentados.

  • B.

    apenas a quantidade de acidentes ocorridos com lesão.

  • C.

    apenas a quantidade de acidentes que causaram incapacidade para o trabalho.

  • D.

    apenas acidentes decorrentes de atos de imprudência.

  • E.

    a extensão dos dias de hospitalização em decorrência de acidentes do trabalho.

Uma medida muito utilizada para aferir a eficácia do processo seletivo é o quociente de seleção (QS). À medida que o QS diminui,

  • A.

    reduz-se o turn-over.

  • B.

    aumenta a eficiência do processo seletivo.

  • C.

    diminui a eficácia do processo seletivo.

  • D.

    verifica-se a validade dos testes de personalidade utilizados.

  • E.

    verifica-se a qualidade das provas aplicadas.

Na resolução de conflitos, a mediação por meio do modelo transformativo tem como objetivo

  • A.

    entender o interesse das partes envolvidas e propor uma solução para o impasse.

  • B.

    possibilitar que as partes atinjam todos os seus interesses e objetivos.

  • C.

    criar novos níveis de consciência e reconhecimento das partes envolvidas.

  • D.

    evitar que as partes envolvidas cheguem a um impasse que impeça uma solução apaziguadora.

  • E.

    atender na totalidade as necessidades das partes envolvidas sem que haja concessões.

Três tipos de conflitos ocorrem no ambiente de trabalho: conflito de relacionamento, conflito de tarefas e conflito de processo. O conflito de processo é aquele que surge

  • A.

    da incapacidade de perceber as intenções e perspectivas das outras pessoas.

  • B.

    de diferenças de personalidade e objetivos pessoais.

  • C.

    em função de diferentes conteúdos e objetivos de trabalho.

  • D.

    como consequência da interdependência de papéis e funções profissionais.

  • E.

    em relação à responsabilidade e ao modo como o trabalho deve ser realizado.

O conflito disfuncional é aquele que

  • A.

    interfere no desempenho, sendo prejudicial as metas e objetivos da organização.

  • B.

    causa prejuízos à imagem pública da organização.

  • C.

    dificulta a elaboração do planejamento estratégico e a definição de uma visão comum.

  • D.

    incentiva a adoção de comportamentos de resistência à mudança e gera o aumento de reclamatórias trabalhistas.

  • E.

    promove resultados benéficos tanto para a organização como para os indivíduos, pois gera mudanças nos processos de trabalho.

O modelo de liderança situacional proposto por Hersey e Blanchard considera não só o estilo do líder, mas inclui o conceito de maturidade do colaborador que é avaliada em termos do grau de

  • A.

    desenvolvimento emocional e competências técnicas para fazer um bom trabalho.

  • B.

    conhecimento e experiência para fazer um bom trabalho.

  • C.

    capacidade e interesse para fazer um bom trabalho.

  • D.

    relacionamento com pares e superiores e competências técnicas para fazer um bom trabalho.

  • E.

    maturidade emocional e experiência para fazer um bom trabalho.

Coehen e Bradford destacam que as pessoas também subestimam seu poder, porque não encaram criativamente as conexões entre o que elas têm e o que alguma outra pessoa deseja. Essas conexões funcionam como moedas, servem como meio de troca. São consideradas moedas relacionadas ao lado pessoal:

  • A.

    entendimento, network, status e adequação.

  • B.

    compreensão, aceitação, inclusão e apoio pessoal.

  • C.

    visibilidade, reputação, contatos e pertencimento.

  • D.

    status, aconchego, parceria e adequação.

  • E.

    gratidão, envolvimento, autoconceito e conforto.

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