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Quando as oportunidades de trabalho são menores do que a procura, as organizações se veem diante de um recurso fácil e abundante. Nesta situação, diz-se que o mercado de trabalho está em situação de
risco.
abertura.
rigidez.
oferta.
procura.
O tipo de estresse que resulta de acontecimentos positivos é denominado
funcional.
distresse.
disfuncional.
ambivalente.
eustresse.
Os principais resultados positivos de um processo de seleção envolvem
aumento na satisfação dos parceiros externos; reconhecimento da empresa no mercado exterior; utilização correta dos equipamentos e redução do índice de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.
aumento na satisfação dos parceiros externos; reconhecimento da empresa no mercado exterior; utilização correta dos testes de personalidade e redução do índice de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.
melhor adequação das pessoas aos cargos e à empresa; melhoria no nível de satisfação no trabalho; rapidez na integração dos funcionários recém-admitidos e menores investimentos em esforços em treinamento.
utilização correta das descrições de cargos; reconhecimento da empresa no mercado exterior; atualização constante das análises funcionais e redução do índice de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.
melhoria na pesquisa de clima organizacional, no item relacionamento com os clientes internos; utilização correta da descrição de função; reconhecimento da importância da participação efetiva do candidato nos processos de dinâmicas de grupo e utilização correta das técnicas de recrutamento interno e externo.
Os coeficentes utilizados para mensurar os acidentes de trabalho são os de frequência e os de gravidade. O coeficiente de frequência leva em conta
a extensão das lesões, considerando os dias perdidos pelos trabalhadores acidentados.
apenas a quantidade de acidentes ocorridos com lesão.
apenas a quantidade de acidentes que causaram incapacidade para o trabalho.
apenas acidentes decorrentes de atos de imprudência.
a extensão dos dias de hospitalização em decorrência de acidentes do trabalho.
Uma medida muito utilizada para aferir a eficácia do processo seletivo é o quociente de seleção (QS). À medida que o QS diminui,
reduz-se o turn-over.
aumenta a eficiência do processo seletivo.
diminui a eficácia do processo seletivo.
verifica-se a validade dos testes de personalidade utilizados.
verifica-se a qualidade das provas aplicadas.
Na resolução de conflitos, a mediação por meio do modelo transformativo tem como objetivo
entender o interesse das partes envolvidas e propor uma solução para o impasse.
possibilitar que as partes atinjam todos os seus interesses e objetivos.
criar novos níveis de consciência e reconhecimento das partes envolvidas.
evitar que as partes envolvidas cheguem a um impasse que impeça uma solução apaziguadora.
atender na totalidade as necessidades das partes envolvidas sem que haja concessões.
Três tipos de conflitos ocorrem no ambiente de trabalho: conflito de relacionamento, conflito de tarefas e conflito de processo. O conflito de processo é aquele que surge
da incapacidade de perceber as intenções e perspectivas das outras pessoas.
de diferenças de personalidade e objetivos pessoais.
em função de diferentes conteúdos e objetivos de trabalho.
como consequência da interdependência de papéis e funções profissionais.
em relação à responsabilidade e ao modo como o trabalho deve ser realizado.
O conflito disfuncional é aquele que
interfere no desempenho, sendo prejudicial as metas e objetivos da organização.
causa prejuízos à imagem pública da organização.
dificulta a elaboração do planejamento estratégico e a definição de uma visão comum.
incentiva a adoção de comportamentos de resistência à mudança e gera o aumento de reclamatórias trabalhistas.
promove resultados benéficos tanto para a organização como para os indivíduos, pois gera mudanças nos processos de trabalho.
O modelo de liderança situacional proposto por Hersey e Blanchard considera não só o estilo do líder, mas inclui o conceito de maturidade do colaborador que é avaliada em termos do grau de
desenvolvimento emocional e competências técnicas para fazer um bom trabalho.
conhecimento e experiência para fazer um bom trabalho.
capacidade e interesse para fazer um bom trabalho.
relacionamento com pares e superiores e competências técnicas para fazer um bom trabalho.
maturidade emocional e experiência para fazer um bom trabalho.
Coehen e Bradford destacam que as pessoas também subestimam seu poder, porque não encaram criativamente as conexões entre o que elas têm e o que alguma outra pessoa deseja. Essas conexões funcionam como moedas, servem como meio de troca. São consideradas moedas relacionadas ao lado pessoal:
entendimento, network, status e adequação.
compreensão, aceitação, inclusão e apoio pessoal.
visibilidade, reputação, contatos e pertencimento.
status, aconchego, parceria e adequação.
gratidão, envolvimento, autoconceito e conforto.
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