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São desvantagens do recrutamento interno, que ele:
afetar negativamente a motivação dos colaboradores que não forem aproveitados e ser mais custoso.
manter quase inalterado o atual patrimônio humano da organização e facilitar o conservantismo.
reduzir a fidelidade dos colaboradores que não forem aproveitados e ser mais custoso.
possuir custo operacional elevado e reduzir os índices de favorabilidade nas pesquisas de clima.
possuir baixa aceitação dos colaboradores da empresa para com o colega que pode assumir um trabalho que ainda não domina completamente e ter custo elevado.
Uma entrevista de desligamento deve buscar informações sobre os seguintes aspectos: motivo que determinou o desligamento; opinião do funcionário a respeito da empresa, do seu gestor e dos colegas; opinião a respeito do cargo, horário de trabalho e condições de trabalho; opinião a respeito do salário, benefícios sociais e oportunidades de progresso; opinião a respeito do relacionamento humano, moral e atitude das pessoas e opinião a respeito
das oportunidades existentes no mercado de trabalho.
da missão da empresa.
dos valores corporativos.
das competências exigidas a serem praticadas pelo mercado em sua atual função.
do entrevistador que realizou a entrevista de desligamento.
A programação de um treinamento deve levar em consideração: quem; como; em que; onde e quando treinar. No processo de treinamento, a decisão quanto à estratégia a ser adotada deve ser trabalhada na etapa de
aplicação do treinamento.
levantamento de necessidades de treinamento.
diagnóstico de treinamento.
avaliação do treinamento.
desenho do programa de treinamento.
Em termos de treinamento e desenvolvimento, é natural que os gestores de pessoas se utilizem do crescimento exponencial da tecnologia da informação e de novas tecnologias que estão surgindo no mundo dos negócios. Entre elas encontramos a prática do Workshop que é uma reunião de pessoas que possuem objetivos
diferentes e que aproveitam este encontro para resolver situações de conflito presentes.
semelhantes, na maioria das vezes referentes a um assunto específico.
iguais e direcionados ao desenvolvimento de uma competência técnica.
específicos e direcionados ao desenvolvimento de uma competência interpessoal.
divergentes e que aproveitam para reunir pessoas de outras áreas para mediarem a situação de conflito presente.
O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social, e os seus impactos e prejuízos são arcados ou imputados em diferentes graus sobrepostos. No nível organizacional, são vários os efeitos nocivos, dentre eles estão:
aumento de casos de estresse e depressão; turnover com custo de reposição e custos judiciais com o pagamento de indenizações.
prejuízo da imagem da empresa para com os clientes internos; perda de negócios e problemas familiares.
insegurança em realizar o trabalho; insegurança para com a empresa e aumento de colaboradores com problemas cardíacos.
prejuízo da imagem da empresa para com os clientes internos; enfraquecimento do network e problemas familiares.
desestabilização social do profissional vitimizado; insegurança no trabalho e elevação do sentimento de nulidade.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a métodos e técnicas de pesquisa organizacional, desenvolvimento organizacional, qualidade de vida no trabalho, clima e cultura organizacionais, julgue os próximos itens.
As normas comportamentais da cultura organizacional correspondem a regras não escritas de como as pessoas devem se comportar em determinadas situações no trabalho.
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Com relação a métodos e técnicas de pesquisa organizacional, desenvolvimento organizacional, qualidade de vida no trabalho, clima e cultura organizacionais, julgue os próximos itens.
Clima organizacional e satisfação no trabalho são fenômenos de natureza afetiva e cognitiva, relacionados ao modo como as pessoas percebem aspectos particulares do trabalho, como as condições de trabalho, as relações interpessoais, a carga de trabalho, entre outros.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a métodos e técnicas de pesquisa organizacional, desenvolvimento organizacional, qualidade de vida no trabalho, clima e cultura organizacionais, julgue os próximos itens.
Nas pesquisas sobre clima organizacional devem ser empregadas técnicas quantitativas em detrimento das qualitativas, a fim de otimizar a coleta dos dados, mediante a aplicação de questionários estruturados, e sua análise posterior.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a métodos e técnicas de pesquisa organizacional, desenvolvimento organizacional, qualidade de vida no trabalho, clima e cultura organizacionais, julgue os próximos itens.
Ao realizar uma pesquisa sobre a qualidade de vida no trabalho, o psicólogo organizacional deve avaliar os fatores considerados chave para a qualidade de vida no trabalho, tais como: condições de trabalho, saúde, moral, compensação, participação, comunicação, imagem da empresa, relação entre chefia e subordinados e organização do trabalho.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a métodos e técnicas de pesquisa organizacional, desenvolvimento organizacional, qualidade de vida no trabalho, clima e cultura organizacionais, julgue os próximos itens.
A qualidade de vida no trabalho prescinde de aspectos extrínsecos ao cargo, visto que são os aspectos intrínsecos os diretamente associados à satisfação das necessidades pessoais por meio do trabalho.{TITLE}
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