Questões sobre Psicologia Organizacional

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São desvantagens do recrutamento interno, que ele:

  • A.

    afetar negativamente a motivação dos colaboradores que não forem aproveitados e ser mais custoso.

  • B.

    manter quase inalterado o atual patrimônio humano da organização e facilitar o conservantismo.

  • C.

    reduzir a fidelidade dos colaboradores que não forem aproveitados e ser mais custoso.

  • D.

    possuir custo operacional elevado e reduzir os índices de favorabilidade nas pesquisas de clima.

  • E.

    possuir baixa aceitação dos colaboradores da empresa para com o colega que pode assumir um trabalho que ainda não domina completamente e ter custo elevado.

Uma entrevista de desligamento deve buscar informações sobre os seguintes aspectos: motivo que determinou o desligamento; opinião do funcionário a respeito da empresa, do seu gestor e dos colegas; opinião a respeito do cargo, horário de trabalho e condições de trabalho; opinião a respeito do salário, benefícios sociais e oportunidades de progresso; opinião a respeito do relacionamento humano, moral e atitude das pessoas e opinião a respeito

  • A.

    das oportunidades existentes no mercado de trabalho.

  • B.

    da missão da empresa.

  • C.

    dos valores corporativos.

  • D.

    das competências exigidas a serem praticadas pelo mercado em sua atual função.

  • E.

    do entrevistador que realizou a entrevista de desligamento.

A programação de um treinamento deve levar em consideração: quem; como; em que; onde e quando treinar. No processo de treinamento, a decisão quanto à estratégia a ser adotada deve ser trabalhada na etapa de

  • A.

    aplicação do treinamento.

  • B.

    levantamento de necessidades de treinamento.

  • C.

    diagnóstico de treinamento.

  • D.

    avaliação do treinamento.

  • E.

    desenho do programa de treinamento.

Em termos de treinamento e desenvolvimento, é natural que os gestores de pessoas se utilizem do crescimento exponencial da tecnologia da informação e de novas tecnologias que estão surgindo no mundo dos negócios. Entre elas encontramos a prática do Workshop que é uma reunião de pessoas que possuem objetivos

  • A.

    diferentes e que aproveitam este encontro para resolver situações de conflito presentes.

  • B.

    semelhantes, na maioria das vezes referentes a um assunto específico.

  • C.

    iguais e direcionados ao desenvolvimento de uma competência técnica.

  • D.

    específicos e direcionados ao desenvolvimento de uma competência interpessoal.

  • E.

    divergentes e que aproveitam para reunir pessoas de outras áreas para mediarem a situação de conflito presente.

O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social, e os seus impactos e prejuízos são arcados ou imputados em diferentes graus sobrepostos. No nível organizacional, são vários os efeitos nocivos, dentre eles estão:

  • A.

    aumento de casos de estresse e depressão; turnover com custo de reposição e custos judiciais com o pagamento de indenizações.

  • B.

    prejuízo da imagem da empresa para com os clientes internos; perda de negócios e problemas familiares.

  • C.

    insegurança em realizar o trabalho; insegurança para com a empresa e aumento de colaboradores com problemas cardíacos.

  • D.

    prejuízo da imagem da empresa para com os clientes internos; enfraquecimento do network e problemas familiares.

  • E.

    desestabilização social do profissional vitimizado; insegurança no trabalho e elevação do sentimento de nulidade.

Com relação a métodos e técnicas de pesquisa organizacional, desenvolvimento organizacional, qualidade de vida no trabalho, clima e cultura organizacionais, julgue os próximos itens.

As normas comportamentais da cultura organizacional correspondem a regras não escritas de como as pessoas devem se comportar em determinadas situações no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a métodos e técnicas de pesquisa organizacional, desenvolvimento organizacional, qualidade de vida no trabalho, clima e cultura organizacionais, julgue os próximos itens.

Clima organizacional e satisfação no trabalho são fenômenos de natureza afetiva e cognitiva, relacionados ao modo como as pessoas percebem aspectos particulares do trabalho, como as condições de trabalho, as relações interpessoais, a carga de trabalho, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a métodos e técnicas de pesquisa organizacional, desenvolvimento organizacional, qualidade de vida no trabalho, clima e cultura organizacionais, julgue os próximos itens.

Nas pesquisas sobre clima organizacional devem ser empregadas técnicas quantitativas em detrimento das qualitativas, a fim de otimizar a coleta dos dados, mediante a aplicação de questionários estruturados, e sua análise posterior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a métodos e técnicas de pesquisa organizacional, desenvolvimento organizacional, qualidade de vida no trabalho, clima e cultura organizacionais, julgue os próximos itens.

Ao realizar uma pesquisa sobre a qualidade de vida no trabalho, o psicólogo organizacional deve avaliar os fatores considerados chave para a qualidade de vida no trabalho, tais como: condições de trabalho, saúde, moral, compensação, participação, comunicação, imagem da empresa, relação entre chefia e subordinados e organização do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a métodos e técnicas de pesquisa organizacional, desenvolvimento organizacional, qualidade de vida no trabalho, clima e cultura organizacionais, julgue os próximos itens.

A qualidade de vida no trabalho prescinde de aspectos extrínsecos ao cargo, visto que são os aspectos intrínsecos os diretamente associados à satisfação das necessidades pessoais por meio do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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