Questões sobre Psicologia Organizacional

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De acordo com Hamel e Prahalad (1995), para que uma competência seja considerada essencial a uma organização, deve reunir três condições:

  • A.

    estar presente no comportamento dos colaboradores, possibilitar diferencial tecnológico e gerar produtividade.

  • B.

    gerar diferenciação entre concorrentes, gerar valor que possa ser percebido pelo cliente e possibilitar capacidade de expansão.

  • C.

    gerar resultados, ser percebida como positiva pelos colaboradores e agregar valor ao negócio.

  • D.

    estar presente na conduta dos fundadores, possibilitar processo produtivo eficiente e maximizar lucros.

  • E.

    gerar processos enxutos, possibilitar comunicação fluida e gerar valor para os acionistas.

Considerando a psicologia aplicada ao trabalho, julgue os itens que se seguem.

Estudos a respeito da saúde do trabalhador, do desemprego, do estresse e das relações de trabalho são temas exclusivos da psicologia do trabalho, importante subárea da psicologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão por competências é um modelo de gestão empresarial que enfatiza a

  • A.

    semelhança entre competências organizacionais e individuais.

  • B.

    independência entre competências organizacionais e individuais.

  • C.

    dependência entre competências organizacionais e individuais.

  • D.

    semelhança entre competências individuais e técnicas.

  • E.

    dependência entre resultados financeiros da empresa e competências técnicas dos funcionários.

Considerando a psicologia aplicada ao trabalho, julgue os itens que se seguem.

A produção e a aplicação de técnicas de avaliação de desempenho e treinamento de pessoal são atividades exclusivas de profissionais de psicologia organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O RH Scorecard foi criado a partir do Balanced Scorecard, que é uma ferramenta de gestão estratégica organizacional. O RH Scorecard é uma ferramenta específica para a área de recursos humanos, com a intenção de quantificar a contribuição das pessoas para o sucesso da organização. Os diversos indicadores e instrumentos elaborados para a mensuração desta contribuição estão divididos em quatro elementos: o

  • A.

    alinhamento da remuneração ao mercado de trabalho, a eficiência do sistema de gestão por competências, o índice de acidentes de trabalho e o processo de atração de pessoas.

  • B.

    sistema de trabalho em equipe, o alinhamento ao mercado de trabalho, a eficácia dos processos de gestão de pessoas e os procedimentos de recursos humanos.

  • C.

    plano de aprendizagem corporativa, a quantidade de horas/homem em treinamento, os processos de retenção de talentos e o índice de turnover existente.

  • D.

    sistema de trabalho de alto desempenho, o alinhamento do sistema de recursos humanos, a eficiência de recursos humanos e os produtos de recursos humanos.

  • E.

    sistema de avaliação de desempenho, as práticas de gestão de pessoas, o índice de satisfação dos colaboradores em relação à organização e a política de benefícios.

Considerando a psicologia aplicada ao trabalho, julgue os itens que se seguem.

As pesquisas e intervenções feitas por psicólogos organizacionais e do trabalho são realizadas por meio da aplicação de questionários e testes, que são os únicos instrumentos de coleta de dados capazes de fornecer informações relevantes sobre comportamento organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No estudo da Gestão Estratégica de Pessoas, há três perspectivas teóricas básicas: a universalista, a configuracional e a contingencial. A perspectiva universalista defende que

  • A.

    determinada prática de gestão de pessoas só gera benefícios substanciais quando combinada a outras práticas, que estejam internamente alinhadas e, dessa forma, sejam capazes de gerar melhores resultados organizacionais.

  • B.

    existem melhores práticas de gestão de pessoas capazes de proporcionar melhores resultados estratégicos em qualquer situação, em qualquer organização, independentemente de sua estratégia de negócios, do seu setor ou do seu tamanho.

  • C.

    as estratégias de gestão de pessoas serão mais efetivas quando integradas ao contexto ambiental e às estratégias organizacionais, sendo de suma importância a realização de um ajuste externo.

  • D.

    as práticas de gestão de pessoas devem estar internamente alinhadas, e que somente a sua integração horizontal é de extrema importância para dar suporte à estratégia organizacional e conduzir a empresa para a construção de sua vantagem competitiva.

  • E.

    o alinhamento interno e ambiental das práticas de gestão de pessoas influencia diretamente os resultados da organização e a melhoria de sua vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

Considerando a psicologia aplicada ao trabalho, julgue os itens que se seguem.

A psicologia aplicada ao trabalho e às organizações possui interfaces com outras disciplinas e áreas de atuação, como a administração, a economia, a ciência política, a antropologia e a educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O plano estratégico de uma organização corresponde

  • A.

    ao conjunto das normas de decisão que tem por objetivo orientar o comportamento da empresa ao longo de seu caminho em direção aos objetivos traçados.

  • B.

    aos instrumentos de coleta de informações do cenário externo e interno.

  • C.

    à administração de todos os recursos financeiros visando a atingir o objetivo empresarial.

  • D.

    à gestão das potencialidades e fraquezas de uma organização com foco na superação de obstáculos e alcance de destaque no mercado.

  • E.

    ao processo de adaptação da organização às demandas de mercado e às exigências de seus colaboradores com o objetivo de obter o lucro projetado.

Algumas necessidades estudadas por Maslow levam à autoconfiança, por exemplo: ganhar da empresa bolsa de estudos para a faculdade, participação nos resultados da empresa, promoção de cargo. Quando frustradas, estas necessidades podem gerar sentimentos de inferioridade. A quais necessidades isso se refere? Assinale a alternativa CORRETA. BANOV, Marcia Regina. Psicologia no gerenciamento de pessoas. São Paulo: Atlas, 2009, 70.

  • A.

    Necessidades de estima.

  • B.

    Necessidades de segurança.

  • C.

    Necessidades sociais.

  • D.

    Necessidades fisiológicas.

  • E.

    Necessidades de autorealização.

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