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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a psicologia aplicada ao trabalho, julgue os itens que se seguem.
Questões ambientais externas à organização e clima social no trabalho são fatores estudados por psicólogos organizacionais em gestão de pessoas.
Os processos de comunicação nas organizações, de acordo com Bordow e Moore (1991), têm quatro importantes funções: informativa, sistêmica, literal e figurativa. Na função informativa, a comunicação
cria o ponto de diferenciação mais poderoso de uma organização, a sua identidade.
relaciona os membros organizacionais e cria eficiências para a interação social.
envolve significado e sentido, comunicação é sense marketing.
relaciona a organização a seus vastos ambientes e legitima a organização.
transporta a informação sobre fatos e números que são a base para a ação informada, a comunicação gera ação.
Os três elementos para análise da complexidade de uma organização mais comumente identificados são: diferenciação horizontal, diferenciação vertical ou hierárquica e dispersão geográfica. A diferenciação horizontal refere-se
à quantidade de escritórios e filiais de vendas.
ao número de níveis hierárquicos existentes.
ao modo como são subdivididas as tarefas desempenhadas pela organização.
à forma como a autoridade é distribuída entre os diversos níveis da organização.
ao modo como a comunicação se processa entre as diversas equipes de trabalho.
As técnicas de classe, utilizadas para desenvolver habilidades sociais, podem incluir atividades como
estudos de caso e rotação de cargos.
atribuição de projetos e rotação de cargos.
instrução programada e rotação de cargos.
leituras dirigidas e instruções programadas.
dramatização e jogos de negócios.
A relação constitutiva do grupo a qual se refere o autor, é de
sociabilidade interacionista.
sociabilidade individual.
sociabilidade subliminar.
sociabilidade sincrética.
sociabilidade personificada.
As provas situacionais aplicadas nos processos de seleção estão relacionadas
aos resultados do trabalho.
à avaliação da personalidade do candidato.
à solução de conflitos entre os candidatos.
às tarefas do cargo.
à avaliação de estilo de liderança.
Há pelo menos três conjuntos de objetivos adotados pelas organizações no gerenciamento do estresse e de seus efeitos na saúde. São eles: prevenção, reação oportuna e reabilitação. A reação oportuna é frequentemente baseada
no gerenciamento e na solução de problemas em grupo, a fim de melhorar a habilidade da organização de reconhecer os problemas, conforme surgem, e lidar com eles.
na oferta de apoio para ajudar os trabalhadores a enfrentar os problemas de segurança existentes no ambiente de trabalho.
no controle dos riscos e exposições decorrentes de desenho inadequado do cargo e do treinamento realizado nos diferentes grupos.
nos conceitos da ergonomia que prevêem que os movimentos dos colaboradores na operação de suas tarefas devem respeitar a compleição física de cada um.
na ação de se reduzir todas as variáveis externas ao trabalho que possam provocar reações que levem ao estresse.
Considere as afirmativas abaixo:
I Referese à predição e à explicação de comportamentos específicos.
II Assume que a maioria das atividades humanas possui relevância social e está sob controle volitivo.
III A intenção de realizar uma ação, chamada de intenção comportamental, está sob a influência de dois determinantes básicos, um pessoal e o outro social.
A que se referem as afirmativas?
Estudo preditor do comportamento, com base em perfil profissiográfico.
Teoria da Ação Racional.
Análise do comportamento pela Teoria da Expectância Social.
Avaliação psicológica com base em Seleção de Pessoal.
Teoria Disposicional.
A teoria segundo a qual a motivação é baseada na avaliação feita por uma pessoa sobre a proporção de resultados ou recompensas, comparada com a mesma proporção referente a uma outra pessoa utilizada como paradigma, é denominada teoria
bifatorial.
da semelhança.
da equidade.
da expectativa.
da fixação de objetivos.
As teorias da aprendizagem são inadequadas para explicar o desenvolvimento da linguagem, porque o processo de aquisição da mesma envolve a descoberta de suas relações entre estruturas superficiais ou manifestações explícitas e as estruturas subjacentes, profundas e abstratas da linguagem. A que ponto de vista referese esta afirmação?
Aprendizagem por associação (visão das coisas com o som das palavras).
Imitação (palavras e sintaxes elaboradas previamente).
Psicolinguística.
Perspectiva inata.
Aprendizagem por modelação.
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