Questões sobre Psicologia Organizacional

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Considerando a psicologia aplicada ao trabalho, julgue os itens que se seguem.

Questões ambientais externas à organização e clima social no trabalho são fatores estudados por psicólogos organizacionais em gestão de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os processos de comunicação nas organizações, de acordo com Bordow e Moore (1991), têm quatro importantes funções: informativa, sistêmica, literal e figurativa. Na função informativa, a comunicação

  • A.

    cria o ponto de diferenciação mais poderoso de uma organização, a sua identidade.

  • B.

    relaciona os membros organizacionais e cria eficiências para a interação social.

  • C.

    envolve significado e sentido, comunicação é sense marketing.

  • D.

    relaciona a organização a seus vastos ambientes e legitima a organização.

  • E.

    transporta a informação sobre fatos e números que são a base para a ação informada, a comunicação gera ação.

Os três elementos para análise da complexidade de uma organização mais comumente identificados são: diferenciação horizontal, diferenciação vertical ou hierárquica e dispersão geográfica. A diferenciação horizontal refere-se

  • A.

    à quantidade de escritórios e filiais de vendas.

  • B.

    ao número de níveis hierárquicos existentes.

  • C.

    ao modo como são subdivididas as tarefas desempenhadas pela organização.

  • D.

    à forma como a autoridade é distribuída entre os diversos níveis da organização.

  • E.

    ao modo como a comunicação se processa entre as diversas equipes de trabalho.

As técnicas de classe, utilizadas para desenvolver habilidades sociais, podem incluir atividades como

  • A.

    estudos de caso e rotação de cargos.

  • B.

    atribuição de projetos e rotação de cargos.

  • C.

    instrução programada e rotação de cargos.

  • D.

    leituras dirigidas e instruções programadas.

  • E.

    dramatização e jogos de negócios.

A relação constitutiva do grupo a qual se refere o autor, é de

  • A.

    sociabilidade interacionista.

  • B.

    sociabilidade individual.

  • C.

    sociabilidade subliminar.

  • D.

    sociabilidade sincrética.

  • E.

    sociabilidade personificada.

As provas situacionais aplicadas nos processos de seleção estão relacionadas

  • A.

    aos resultados do trabalho.

  • B.

    à avaliação da personalidade do candidato.

  • C.

    à solução de conflitos entre os candidatos.

  • D.

    às tarefas do cargo.

  • E.

    à avaliação de estilo de liderança.

Há pelo menos três conjuntos de objetivos adotados pelas organizações no gerenciamento do estresse e de seus efeitos na saúde. São eles: prevenção, reação oportuna e reabilitação. A reação oportuna é frequentemente baseada

  • A.

    no gerenciamento e na solução de problemas em grupo, a fim de melhorar a habilidade da organização de reconhecer os problemas, conforme surgem, e lidar com eles.

  • B.

    na oferta de apoio para ajudar os trabalhadores a enfrentar os problemas de segurança existentes no ambiente de trabalho.

  • C.

    no controle dos riscos e exposições decorrentes de desenho inadequado do cargo e do treinamento realizado nos diferentes grupos.

  • D.

    nos conceitos da ergonomia que prevêem que os movimentos dos colaboradores na operação de suas tarefas devem respeitar a compleição física de cada um.

  • E.

    na ação de se reduzir todas as variáveis externas ao trabalho que possam provocar reações que levem ao estresse.

Considere as afirmativas abaixo:

I – Referese à predição e à explicação de comportamentos específicos.

II – Assume que a maioria das atividades humanas possui relevância social e está sob controle volitivo.

III – A intenção de realizar uma ação, chamada de intenção comportamental, está sob a influência de dois determinantes básicos, um pessoal e o outro social.

A que se referem as afirmativas?

  • A.

    Estudo preditor do comportamento, com base em perfil profissiográfico.

  • B.

    Teoria da Ação Racional.

  • C.

    Análise do comportamento pela Teoria da Expectância Social.

  • D.

    Avaliação psicológica com base em Seleção de Pessoal.

  • E.

    Teoria Disposicional.

A teoria segundo a qual a motivação é baseada na avaliação feita por uma pessoa sobre a proporção de resultados ou recompensas, comparada com a mesma proporção referente a uma outra pessoa utilizada como paradigma, é denominada teoria

  • A.

    bifatorial.

  • B.

    da semelhança.

  • C.

    da equidade.

  • D.

    da expectativa.

  • E.

    da fixação de objetivos.

As teorias da aprendizagem são inadequadas para explicar o desenvolvimento da linguagem, porque o processo de aquisição da mesma envolve a descoberta de suas relações entre estruturas superficiais ou manifestações explícitas e as estruturas subjacentes, profundas e abstratas da linguagem. A que ponto de vista referese esta afirmação?

  • A.

    Aprendizagem por associação (visão das coisas com o som das palavras).

  • B.

    Imitação (palavras e sintaxes elaboradas previamente).

  • C.

    Psicolinguística.

  • D.

    Perspectiva inata.

  • E.

    Aprendizagem por modelação.

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