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A teoria desenvolvida por Clayton Alderfer sustenta que as pessoas são motivadas por três tipos hierarquicamente dispostos de necessidades:
compreensão, aceitação e realização.
existência, relacionamento e crescimento.
realização, afiliação e poder.
separação, integração e realização.
autoestima, segurança e poder.
Na década de 30, uma pesquisa se tornou paradigma dos estudos motivacionais na área organizacional. Ela teve como objetivo estudar a relação de fadiga nos operários a partir de uma série de variações experimentais introduzidas na relação de trabalho, como volume de produção, número de horas trabalhadas e incentivos salariais. Um fenômeno de grande importância nesta pesquisa foi o das relações interpessoais. Identifique esta pesquisa e o seu realizador e assinale a alternativa CORRETA:
Estudos sobre os efeitos da luminosidade sobre a produção, realizada por Taylor.
Efeitos externos sobre a motivação para a produção, realizada por Fayol.
Teoria X, Y envolvendo produção e motivação de McGregor.
Fordismo de Henry Ford.
Experiência de Hawthorne de Elton Mayo.
Na abordagem do Grid Gerencial, desenvolvida por Blake e Mouton (1976), o líder 9,9 é considerado como sendo o tipo mais eficaz, pois se preocupa com
os resultados e a definição de critérios de qualidade para com o trabalho que deve ser apresentado pelo colaborador.
a definição de metas específicas para cada colaborador e com a técnica de trabalho a ser praticada.
o nível de maturidade emocional de cada colaborador e com a prática da melhor técnica de influência para alcançar resultados.
as pessoas e a produção ao mesmo tempo.
o índice de satisfação nas pesquisas de clima organizacional e com os resultados.
A teoria da motivação de Herzberg é constituída pelos fatores higiênicos e fatores motivacionais. Os fatores higiênicos quando comparados com a teoria de Maslow, encontramse em quais degraus da pirâmide?
Necessidades de autorrealização, necessidades sociais e necessidades de segurança.
Necessidades fisiológicas, necessidades sociais e necessidade de autorrealização.
Necessidades de segurança, necessidades sociais e necessidades de estima.
Necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de autorrealização.
Necessidades fisiológicas, necessidades de segurança e necessidades sociais.
A entrevista de avaliação de desempenho constitui-se numa série de técnicas e procedimentos destinados a dinamizar o diálogo entre avaliador e avaliado. Entre estas técnicas está a entrevista positiva, em que o avaliador
utiliza muito pouco suas observações ou inferências pessoais, já que dispõe de muitas informações sobre o avaliado, permitindo-lhe uma avaliação mais objetiva e imparcial.
defronta-se com poucas e quase sempre imprecisas informações acerca do avaliado, razão pela qual deve inferir um juízo de valor sobre o desempenho apresentado.
possui informações de várias pessoas que fazem o uso do trabalho do avaliado, o que lhe possibilita uma visão mais imparcial sobre o desempenho apresentado.
obtém a sua opinião e revela a opinião do revisor da avaliação (chefe mediato do avaliado), gerando desta forma uma noção mais clara do impacto do desempenho do avaliado em relação às suas oportunidades de carreiras.
utiliza uma grande gama de informações obtidas por várias fontes da empresa, com a intenção de conscientizar o avaliado sobre seus pontos positivos e sobre o desenvolvimento em sua atual função.
Para a psicologia há um efeito que corresponde à tendência de influenciarmos a avaliação de características específicas de uma pessoa pela simpatia que temos por ela. Esse efeito pode produzir classificações não precisas das características e do desempenho dos outros.
Que efeito é este?
Efeito de Ringelmann.
Efeito do observador.
Efeito de mera exposição.
Efeito de halo.
Efeito de dissonância.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de psicodinâmica do trabalho e saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.
A psicodinâmica do trabalho objetiva erradicar o sofrimento advindo do trabalho.
A quem podem ser atribuídos os seis princípios fundamentais da motivação, abaixo?
1 Todo o comportamento é motivado.
2 A motivação persiste ao longo da vida.
3 Os motivos verdadeiramente atuantes são inconscientes.
4 A motivação se expressa através de tensão.
5 Existem dois motivos prevalentes face à sua possibilidade de repressão: o sexo e a agressão.
6 Os motivos têm natureza biológica e inata.
Adler.
Vygotsky.
Erikson.
Maslow.
Freud.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de psicodinâmica do trabalho e saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.
A psicodinâmica do trabalho focaliza a relação entre as organizações do trabalho e o processo de adoecimento dos trabalhadores.
Os experimentos com macacos rhesus mostram que na natureza estes animais demonstram medo de cobras através de gritos e comportamentos de esquiva da cobra. Macacos criados em laboratório, não denotam medo de cobras, diferentemente de seus pais. Contudo se numa determinada situação, perceberem que seus pais ficam amedrontados na presença de uma cobra, os macacos de laboratório se tornam medrosos. Se forem testados três meses depois, o medo não terá diminuído. Considere as afirmativas que buscam explicar este fenômeno:
I Tratase de aprendizagem por observação porque se baseia na resposta de outro organismo.
II Não pode ser considerada aprendizagem por imitação, uma vez que na imitação o comportamento do observador corresponde ao comportamento que o organismo observou. A imitação não implica em o organismo que imita tenha aprendido alguma coisa sobre as contingencias.
III Tratase de aprendizagem vicariante, pois um organismo é influenciado por outro.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
Apenas a afirmativa III é verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
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