Lista completa de Questões sobre Psicopedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de ensino e de aprendizagem perpassa os princípios da psicologia da aprendizagem, a qual considera que, na natureza desse processo, a aprendizagem de matérias complexas é mais eficaz quando é estabelecido em um processo intencional de construção de sentido, com base na informação e na experiência.
Considerando essas informações, e a respeito dos princípios e processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir.
Pensar a respeito do pensamento pode ser considerada como uma das estratégias mais elevadas para selecionar e monitorizar as operações mentais que facilitam o pensamento crítico e criativo.O processo de ensino e de aprendizagem perpassa os princípios da psicologia da aprendizagem, a qual considera que, na natureza desse processo, a aprendizagem de matérias complexas é mais eficaz quando é estabelecido em um processo intencional de construção de sentido, com base na informação e na experiência.
Considerando essas informações, e a respeito dos princípios e processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir.
O aluno pode criar representações acerca do conhecimento com sentido e coerência, ao longo do tempo, e com o apoio e a orientação institucional como uma das metas do processo de aprendizagem.A observação é uma técnica que faz parte do processo de avaliação psicopedagógica. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:
I. A observação em sala de aula é necessária para a avaliação psicopedagógica porque oferece elementos para contextualizar o problema, possibilitando acesso direto ao processo de ensino-aprendizagem nas suas diversas dimensões.
II. A observação compreende planejamento, realização e análise, tanto da parte do psicopedagogo como partilhado com o docente.
III. A técnica de observação é o principal recurso da avaliação psicopedagógica.
A alternativa correta é:
Em ciência, alcançar o rigor lógico de uma definição é tarefa complexa, principalmente no campo da psicologia, já que essa é considerada a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento, denotando diferentes facetas do objeto de estudo dessa ciência. A história da psicologia caracterizou-se por grandes sistemas. Esses sistemas tiveram influências filosóficas e fisiológicas nas próprias formulações teóricas acerca do que é ou deve ser psicologia. Considerando essas informações, de acordo com a história da psicologia, julgue os itens a seguir. No contexto da instituição acadêmica alemã e da norte-americana, a filosofia e a medicina tinham prioridade histórica sobre a psicologia, o que dificultou o reconhecimento institucional dessa escola como ciência independente.
Todas as alternativas abaixo, se referem às recomendações necessárias à realização da entrevista do psicopedagogo com o aluno, EXCETO:
Em ciência, alcançar o rigor lógico de uma definição é tarefa complexa, principalmente no campo da psicologia, já que essa é considerada a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento, denotando diferentes facetas do objeto de estudo dessa ciência. A história da psicologia caracterizou-se por grandes sistemas. Esses sistemas tiveram influências filosóficas e fisiológicas nas próprias formulações teóricas acerca do que é ou deve ser psicologia. Considerando essas informações, de acordo com a história da psicologia, julgue os itens a seguir. Há diferentes modos de estudar a história da psicologia. Um usual é a crônica dos eventos, estabelecida pela imposição do caráter diacrônico da narrativa. Outros autores consideraram a história da psicologia, do ponto de vista das diferentes teorias, como as teorias de personalidade e as teorias da aprendizagem.
A entrevista com o aluno pode ser realizada em diversos momentos da avaliação psicológica e com diferentes finalidades. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo e responda:
I. A entrevista inicial proporciona informação imprescindível, considerando-se que o aluno é protagonista no processo de avaliação psicopedagógica.
II. Na entrevista com o aluno se tenta conhecer a percepção de suas próprias capacidades, limitações e possibilidades de superação.
III. O conteúdo da entrevista realizada com o aluno, não deve variar de acordo com a faixa etária, considerando-se que este instrumento é um interrogatório.
A sequência correta é:
Todas as alternativas abaixo estão relacionadas ao aprender a aprender, EXCETO:
A teoria da metacognição e autorregulação como facilitadora do processo de aprendizagem tem por objetivo compreender os componentes cognitivos que envolvem a aprendizagem. Em relação a esse tema todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Em relação à utilização de recursos psicopedagógicos, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:
I. O jogo da caixa de areia tem como fundamento a teoria freudiana e pode ser utilizado no espaço psicopedagógico.
II.O jogo da caixa de areia é muito eficaz para as pessoas que resistem a se expressar oralmente ou por escrito, pois estimula a utilização das mãos, de maneira descontraída, para criar o cenário de uma história.
III. O espaço lúdico e o material oferecidos pelo jogo de areia atuam como facilitadores para o trabalho com a construção e a desconstrução dos processos de aprender e ensinar.
A alternativa correta é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...