Questões sobre Teorias da Personalidade

Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as teorias e técnicas sobre grupo aos seus respectivos teóricos.

COLUNA I

1. Bion

2. Freud

3. Kurt Lewin

4. Pichon-Rivière

COLUNA II

( ) O sentimento de grupo está associado às primeiras relações familiares, que possuem como mecanismos principais de união: a identificação e a sublimação.

( ) Os processos grupais – de afiliação, comunicação, cooperação, tele, aprendizagem e pertinência – funcionam como uma espiral dialética em constante movimento.

( ) Todo grupo funciona em dois níveis: o nível da tarefa, que requer objetivos e regras conscientes e o nível da valência, que implica a esfera afetiva e inconsciente do grupo.

( ) O grupo não é uma somatória de indivíduos, e, sim, um conjunto de relações em constante movimento.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 2 4 3 1
  • B. 3 2 4 1
  • C. 2 4 1 3
  • D. 3 2 1 4

Analise as afirmativas a seguir.

I. Na psicogenética de Wallon, o conhecimento ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção do sujeito quanto do ponto de vista da construção do afeto.

II. No início da vida, a afetividade e a inteligência estão sincreticamente misturadas, com predomínio da segunda. O ser humano ao sair da vida puramente orgânica é um ser inteligente.

III. Para Wallon, a atividade emocional é simultaneamente social e biológica em sua natureza; realiza a transição entre o estado orgânico do ser e a sua etapa cognitiva, racional, que só pode ser atingida por meio da mediação cultural, ou seja, o social.

IV. Para Wallon, o psiquismo é uma síntese entre o orgânico e o social.

Estão corretas as afirmativas

  • A. III e IV, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

São fatores de risco, característicos dos pais e das famílias, que aumentam a vulnerabilidade das famílias de crianças com necessidades educativas especiais, EXCETO.

  • A. Serviços de saúde inadequados às necessidades das crianças e da família.
  • B. Pouca formação para exercer a maternidade e a paternidade.
  • C. Dificuldades de ajuste à criança e pouca interação mãe-filho.
  • D. Falta de diversão e de lazer na família.

Na teoria freudiana, os conceitos tópicos de consciente e inconsciente cedem lugar a outros três construtos que constituirão o modelo dinâmico, são eles: o Id, o Ego e o Superego.

Sobre as características do Id, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Funciona pelo princípio do prazer, ou seja, busca a satisfação imediata das necessidades.
  • B. É uma estrutura necessária para o desenvolvimento do grupo social.
  • C. É a sede da angústia, por ser responsável pela detecção dos perigos reais e psicológicos que ameaçam a integridade do indivíduo.
  • D. É responsável pela estruturação interna de valores morais.

São características diagnósticas do transtorno de déficit de atenção hiperatividade – TDAH – descritas no DSM V, EXCETO:

  • A. A desatenção manifesta-se no TDAH como divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco e desorganização.
  • B. A hiperatividade refere-se à atividade motora excessiva quando não apropriada; nos adultos pode manifestar-se como inquietude extrema.
  • C. A impulsividade refere-se a ações precipitadas que ocorrem no momento sem premeditação e com elevado potencial para dano à pessoa.
  • D. As manifestações do transtorno devem estar presentes apenas em ambiente escolar ou de trabalho.

A característica diagnóstica principal dos quadros de anorexia nervosa é a

  • A. perda completa do apetite associada a um delírio de grandeza.
  • B. aversão aos alimentos associada a um autoconceito elevado.
  • C. amenorreia associada aos vômitos constantes e uso de laxantes.
  • D. busca frenética por um corpo magro associada ao medo de engordar.
  • E. automutilação associada a sentimentos onipotentes e agressividade.

Otto Kernberg criou a expressão organização borderline da personalidade para definir um grupo de pacientes que apresentam padrões característicos de personalidade. Um desses padrões indica

  • A. a presença de manifestações de fragilidade do ego.
  • B. facilidade para sublimar impulsos poderosos.
  • C. teste de realidade completamente inexistente.
  • D. estabilidade e rigidez de comportamentos e atitudes.
  • E. extrema tolerância às frustrações e à ansiedade.

O comportamento violento físico ou psicológico pode ser aprendido ao longo das gerações de uma família como uma maneira de solucionar problemas ou educar crianças. Como forma de prevenção no atendimento de famílias em que a agressividade é um tema recorrente, o terapeuta deve ter como objetivo principal

  • A. desenvolver a comunicação não violenta como um novo padrão de relacionamento.
  • B. mobilizar a comunidade para auxiliar o controle e vigilância das famílias violentas.
  • C. facilitar a expressão dos sentimentos agressivos nos grupos familiares violentos.
  • D. realizar grupos de discussão nos quais as famílias reflitam sobre o tema violência.
  • E. identificar os protagonistas da violência nas famílias e atendê-los em grupos.

A personalidade humana tem características universais, que determinam a maneira como responderá ao mundo que o rodeia. A personalidade é um fenômeno psíquico

  • A. adaptável, imutável e sujeita ao estresse.
  • B. adaptável, mutável e sujeita ao estresse.
  • C. sujeita ao distresse emocional, mas apenas na fase II, em que os sintomas de estresse já estão instalados.
  • D. adaptável e mutável, pois somos seres singulares.
  • E. imutável, pois somos aquilo que nascemos.

Durante a realização de uma observação lúdica, um dos indicadores utilizados para analisar o comportamento da criança avaliada é a personificação. Esse indicador

  • A. demonstra fragilidade do ego, revelando dificuldades da criança para expressar suas relações com o outro e consigo mesma.
  • B. evidencia falta de criatividade e atitude pouco espontânea, traços característicos de crianças com padrões rígidos de comportamento.
  • C. é um elemento comum em todos os períodos evolutivos e permite compreender o equilíbrio existente entre o superego, o id e a realidade.
  • D. revela regressão a serviço de um superego rígido, porque indica que a criança não consegue se expressar sem o auxílio da fantasia.
  • E. sugere baixa tolerância à frustração e dificuldades para aceitar as exigências e regras que lhe são impostas pela realidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...