Questões sobre Teorias da Personalidade

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Pela “equação etiológica” (ou “série complementar”), a abordagem freudiana postula que são três os fatores formadores da personalidade da criança: os heredoconstitucionais; as antigas experiências emocionais com os pais; e as experiências traumáticas da realidade da vida

  • A.

    laboral.

  • B.

    onírica.

  • C.

    adulta.

  • D.

    transpessoal.

  • E.

    sentimental.

Para Carl Gustav Jung, a mandala representa

  • A.

    a persona.

  • B.

    o consciente coletivo.

  • C.

    a imagem perfeita do ego.

  • D.

    o self perfeito.

  • E.

    a imagem do superego.

Enquanto a metáfora se fundamenta no fenômeno da similaridade, do simbolismo e do mecanismo de condensação, a metomínia se caracteriza pela contiguidade, a falta de criação de um novo significado simbólico e a presença do mecanismo de

  • A.

    sublimação.

  • B.

    deslocamento.

  • C.

    introjeção.

  • D.

    repressão.

  • E.

    regressão.

 

A abordagem cognitiva da tomada de decisão demonstra, porém, que os estudos de tomada de decisão apoiados na racionalidade não são suficientes para explicar o processo porque não consideram

  • A. a necessidade de avaliar os significados que os decisores atribuem à situação e aos elementos que compõem o problema.
  • B. a existência de fatores subjetivos e fisiológicos, como o estresse, os quais interferem na tomada racional de decisão.
  • C. que o decisor muitas vezes não tem acesso às informações necessárias para a tomada de decisão.
  • D. que as forças organizacionais, como a política e o poder, interferem na aplicação do modelo racional.
  • E. os fatores ambientais de um ponto de vista mais abrangente, como o contexto socioeconômico e cultural.

A teoria dos modelos mentais distingue o viés cognitivo, estágio inicial da abordagem cognitiva, dos esquemas interpretativos, um estágio mais tardio e também conhecido como paradigma ou visão de mundo.

De acordo com a distinção desses conceitos,

  • A. o viés cognitivo fornece uma explicação sobre a forma como a organização lida, na prática, com seus ambientes em mudança, como elas se atualizam e identificam soluções.
  • B. o viés cognitivo designa o conjunto de elementos e relações que um indivíduo ou grupo utiliza para entendimento de uma determinada situação, definindo seus valores relativos e associações.
  • C. o conceito de esquema interpretativo pode prescindir do conceito de viés cognitivo para encontrar sua consistência, já o conceito de viés cognitivo inclui os esquemas interpretativos em sua formulação.
  • D. a referência aos valores e às crenças, no conceito de esquema interpretativo, é essencial, ao passo que o viés cognitivo chega, no máximo, a apontar seus efeitos.
  • E. as informações que receberão atenção para codificar modificações no ambiente organizacional sem precisar estabelecer esquemas interpretativos podem ser estabelecidas, a partir da utilização exclusiva dos vieses cognitivos.

Qual das opções abaixo melhor define os sintomas para o Transtorno do Pânico?

  • A. palpitações, dor no peito, sensação de desfalecimento, vertigem, quadro ansioso generalizado, descontrole com preocupações exageradas a respeito de tudo, medo do medo.
  • B. palpitações, dor no peito, sensação de desfalecimento, vertigem, sentimentos de irrealidade, medo de falar um público e medo de ser avaliado negativamente.
  • C. palpitações, dor no peito, sensação de desfalecimento, vertigem, sentimentos de irrealidade, medo de estar morrendo, tentativa de evitar o local onde se deu a crise.
  • D. ideias recorrentes e persistentes, pensamentos e impulsos considerados intrusivos e irracionais, palpitações, dor no peito, medo do medo, vertigens e preocupações exageradas.
  • E. intenso sofrimento psicológico quando exposto a algum aspecto do evento traumático, evitação persistente de estímulos associados ao trauma, obsessões e compulsões.

Jurandir Freire Costa, no artigo “As éticas da psiquiatria” (Figueiredo, A. C. e Filho, J. F., 2001) elenca três tipos de conceitos de ética que existem na assistência: ética da tutela, ética da interlocução e ética da ação social. Dispensando uma discussão sobre a natureza histórico-filosófica do tema, ele define a ética, de uma forma geral, como

  • A. toda ação, estado ou intenção, que podem ser interpelados no âmbito do “isto é certo ou errado”, ou que podem ser justificados com base em razões dessa ordem. Normalmente ela gira em torno de valores.
  • B. um posição prévia de definição do indivíduo enquanto privado de razão e de vontade. É a aproximação máxima entre a moral “do que deveria ser” e a moral “daquilo que é”. O instituído é pouco criticado.
  • C. toda ação, estado ou intenção, que podem ser interpelados no âmbito do “isto é certo ou errado”, ou que podem ser justificados em evidências empíricas, como garantia de legitimação última do que é dito.
  • D. a moral privada, onde a referência ao instituído é facilmente desfeita em nome da criação e recriação, com velocidade e intensidade diversas, mas com uma flexibilidade muito maior que a de recriação de crenças.
  • E. um modelo da ética pública, onde sujeito e agente da assistência definem-se como pares, normalmente como cidadãos, e há sobretudo a vontade de renovar o instituído, de abrir espaço para a ação.

A inserção de um terceiro na díade criança-mãe marca a entrada no simbólico. É a inscrição da metáfora paterna que permite que o sujeito entre na linguagem e articule sua cadeia significante, passando a fazer parte, assim, da cultura. A forclusão desse significante corresponde à abolição da lei simbólica, o que coloca à mostra todo o sistema do significante. Essa estrutura clínica descrita refere-se a

  • A.

    perversão.

  • B.

    neurose.

  • C.

    depressão.

  • D.

    psicose.

  • E.

    fobia.

De acordo com a teoria psicanalítica formulada por Sigmund Freud e revisitada por Jacques Lacan, a castração poderia ser considerada o ponto nodal de toda estruturação psíquica do sujeito. Com relação às contribuições de Freud e de Lacan referentes às estruturas clínicas, assinale a opção correta.

  • A.

    A angústia da castração, comumente encontrada em casos de neurose, não ocorre em casos de psicose ou perversão, o que é evidenciado pela ausência de culpa ou de ansiedade.

  • B.

    A perversão é a pior das saídas edipianas, ao se analisarem seus efeitos sociais e a inviabilidade de seu tratamento. A maior parte de homicídios, assim como casos de pedofilia, abuso sexual e crimes hediondos está relacionada a esse perfil de personalidade.

  • C.

    A depender das particularidades de cada indivíduo, o sujeito irá dispor de mecanismos de defesas próprios para lidar com a castração. Assim, a estrutura psicológica subjetiva será baseada na postura, tomada pelo indivíduo, diante da castração e nos mecanismos utilizados, defensivamente, com relação ao perigo.

  • D.

    A castração, entendida como a ausência do pênis na mulher, é um fenômeno consciente, apresentado por muitas crianças, que, na dificuldade de simbolizarem a raiva e a inveja, se tornam psicóticas na adolescência. Surtos, delírios e alucinações podem ser frequentes, nesses casos.

  • E.

    Mecanismos de enfrentamento como recalque ou sublimação são comuns em relação à ameaça de castração. O primeiro é marcado pela resolução edipiana e o segundo, pela não simbolização da falta primordial.

Acerca de teorias da personalidade e desenvolvimento, assinale a opção correta.

  • A.

    O desenvolvimento saudável, segundo Winnicott, está relacionado a um ambiente capaz de atender, em determinados momentos, as necessidades particulares do indivíduo potencial em cada período de seu amadurecimento. Se o ambiente falhar no atendimento básico ao indivíduo, surge, assim, uma agonia imensa, contra a qual o infans não consegue se organizar defensivamente.

  • B.

    O aparelho psíquico é dividido em três instâncias independentes — inconsciente, pré-consciente e consciente — de acordo com a primeira tópica freudiana. A primeira instância corresponde às moções pulsionais, a segunda é responsável pelas lembranças encobridoras, que podem ser acessadas facilmente, e a terceira instância, o consciente, é atuante na realidade e mediador entre os impulsos sexuais e as normas.

  • C.

    De acordo com behaviorismo, o comportamento pode ser analisado por métodos científicos, naturais e objetivos. Como modelo, é possível citar o condicionamento clássico, proposto por Skinner, por exemplo, um som de sineta seguido, repetidas vezes, por um estímulo, como algum alimento, pode provocar, posteriormente, resposta (salivação) apenas com a presença da sineta.

  • D.

    Segundo Carl Rogers, o ser humano é único e inconsciente, capaz de encontrar em si mesmo a autoatualização, assim como os próprios recursos para mudança e crescimento pessoal.

  • E.

    Segundo Lacan, o Outro exerce um papel fundamental na formação do Eu. O Outro é tido como o tesouro dos significantes e a imagem do Eu, constituída pelo Outro. Dessa maneira, poder-se-ia afirmar que o desejo do infans seria o desejo do Outro.

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