Questões de Psicologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Um psicólogo foi contratado por uma escola para fazer uma intervenção em uma turma onde é frequente a ocorrência de bullying. Depois de um primeiro momento com os professores, o psicólogo percebeu que, em sua prática, os docentes da referida escola associam esses comportamentos à indisciplina e às dificuldades de aprendizagem, embora pensem que a solução do problema seria tarefa do Conselho Tutelar ou da Polícia Militar. A partir das ferramentas conceituais da análise institucional, uma possibilidade de ação a ser proposta pelo psicólogo seria o(a)

  • A. uso estratégico da solução pensada pelos professores como foco de reflexão sobre sua posição frente ao problema do bullying.
  • B. implementação de atividades com os professores para aumentar a confiança, a coesão e a abertura entre eles.
  • C. investigação da dinâmica escolar com o intuito de melhorar o desempenho dos professores em relação ao problema.
  • D. investigação da dinâmica escolar com o intuito de melhorar o desempenho dos alunos em relação ao problema.
  • E. criação de uma dinâmica entre os grupos de professores e de alunos com a ideia de mudar atitudes e estereótipos desenvolvidos.

Em uma pesquisa acerca do desenvolvimento, um psicólogo coloca à frente de duas crianças 4 quadrados azuis, 4 quadrados vermelhos e 4 círculos azuis, cortados em cartolina. O investigador afirma que alguém disse que todos os círculos são azuis e pergunta o que as crianças acham disso. A criança A diz que isso é falso, pois também há quadrados azuis. A criança B diz que é verdade, pois não há círculos vermelhos. De acordo com a teoria piagetiana, essas duas crianças estão, respectivamente, nos seguintes estágios de seu desenvolvimento:

  • A. operacional formal; pré-operacional
  • B. operacional formal; operacional concreto
  • C. operacional concreto; operacional formal
  • D. pré-operacional; operacional concreto
  • E. sensório-motor; operacional formal

A situação abaixo ilustra um conflito que envolve um dos componentes das relações interpessoais, tais como são descritas pela psicologia organizacional. O coordenador de um grupo de pesquisa precisa selecionar um membro de sua equipe para uma importante viagem de intercâmbio, que tem caráter emergencial e duração indeterminada. O pesquisador adequado para a tarefa é também seu genro, cujo filho está prestes a nascer. O conflito em questão é relativo

  • A. à socialização
  • B. à comunicação
  • C. à interdependência
  • D. à equidade
  • E. aos papéis

Do ponto de vista específico da psicodinâmica do trabalho, a saúde mental do trabalhador depende da

  • A. relação de poder estabelecida entre trabalhadores e supervisores de uma organização de trabalho.
  • B. percepção, no trabalho, da justiça distributiva e atributiva na forma como as tarefas e os trabalhadores são alocados.
  • C. adequação das condições ambientais em que o trabalho é realizado às preferências e peculiaridades do trabalhador.
  • D. inexistência, no ambiente de trabalho, de ameaças reais ou potenciais à segurança psicológica e física do trabalhador.
  • E. possibilidade de encontrar, no trabalho, vias convenientes de descarga da energia psíquica e psicomotora do trabalhador.

A posição de Vygotsky sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é que o

  • A. desenvolvimento é dependente da maturação e condiciona o aprendizado.
  • B. desenvolvimento é definido como a substituição de respostas inatas a partir do aprendizado.
  • C. aprendizado e o desenvolvimento são coincidentes e contemporâneos.
  • D. aprendizado alavanca o desenvolvimento devido ao estabelecimento das relações sociais.
  • E. processo de desenvolvimento da criança é independente do aprendizado.

Um psicólogo é chamado a sugerir modificações na forma como o trabalho é realizado em um contexto organizacional. Se o objetivo é o aumento da motivação dos trabalhadores, e o psicólogo é orientado por uma das clínicas do trabalho, ele deverá sugerir

  • A. aumento da remuneração que o trabalhador recebe pelo trabalho que realiza.
  • B. permissão para que o trabalhador exerça maior controle sobre os ritmos de seu trabalho.
  • C. estabelecimento de períodos de inatividade obrigatória dentro da jornada normal de trabalho.
  • D. minimização das variações das funções exercidas por cada trabalhador, padronizando as tarefas.
  • E. divulgação dos critérios utilizados para avaliação e gratificação do desempenho dos trabalhadores.

O supervisor de um grupo aponta uma falha cometida por um trabalhador, reclamando, veementemente, da recorrência dessa falha. Esse trabalhador, após o constrangimento público, e imediatamente após assumir a responsabilidade pelos problemas causados, abre um surto psicótico. De acordo com a psicodinâmica do trabalho proposta por Dejours, a relação entre o trabalho e a eclosão do surto se explica pelo(s) seguinte(s) fato(s):

  • A. Uma série de fatores psíquicos e fisiológicos, sendo contingente a relação entre surto e trabalho.
  • B. A supervisão representar um papel ocupado pela figura paterna e a reprovação recebida dessa figura promover a desestruturação da personalidade.
  • C. O trabalho ser estruturante da personalidade em nossa cultura, e a distância experimentada entre o trabalho realizado e o prescrito ter causado a psicose.
  • D. A estrutura da personalidade do trabalhador já ser psicótica e o episódio no ambiente do trabalho ter operado como fator desencadeante dos sintomas.
  • E. As relações sociais garantirem ou impedirem a saúde mental e a perda das garantias à posição social ocupada pelo trabalhador o condenarem à patologia.

As culturas organizacionais podem ser qualificadas como fortes ou fracas. Cada uma dessas conformações traz vantagens e desvantagens. Comparando-se uma cultura organizacional forte com uma fraca, percebe-se que a cultura mais forte favorece a

  • A. estabilidade do sistema social
  • B. aquisição de outras empresas
  • C. diversidade de seus funcionários
  • D. flexibilidade em relação a mudanças
  • E. formalização das regras de comportamento

Com a globalização e com as novas formas de contrato de trabalho, a distinção da inclusão e da exclusão do mundo do trabalho vem sendo cada vez mais difícil de sustentar. No contexto contemporâneo, mesmo um trabalhador com vínculo estável pode experimentar a precarização subjetiva de seu trabalho quando

  • A. o equipamento utilizado é inadequado às características do corpo humano.
  • B. o exercício de sua função pode expô-lo a situações em que há risco de ele ser assaltado ou sequestrado.
  • C. os recursos necessários para responder às exigências de seu trabalho não estão sendo garantidos.
  • D. a possibilidade de crescimento e evolução na carreira e a adesão aos treinamentos oferecidos pela organização estão vinculadas.
  • E. as condições ambientais em que as tarefas vão ser realizadas estão aquém do limite da salubridade.

  • A. submissão a níveis elevados de ruído
  • B. presença de vírus, fungos e bactérias no local de trabalho
  • C. assunção da responsabilidade pela vida de outras pessoas
  • D. exposição a situações de risco necessárias à execução da tarefa
  • E. inadequação das características antropométricas do posto de trabalho
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