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autonomia e o significado das tarefas
retroação extrínseca e a variedade das habilidades
variedade das habilidades e a identidade com as tarefas
identidade com as tarefas e a autonomia
significado das tarefas e a retroação extrínseca
A flexibilidade implica mudança permanente e continuada, desconsiderando o tempo necessário ao trabalho mental, cognitivo e afetivo, e obriga à polivalência, abalando o reconhecimento do trabalhador no trabalho realizado.
A flexibilidade protege o trabalhador da precarização da saúde mental, uma vez que, quanto maior sua flexibilidade, maior sua adaptação às novas condições de trabalho e, portanto, menor será a degradação de sua saúde mental.
A flexibilidade das relações de trabalho gera danos à saúde mental do trabalhador à medida que facilita seu desligamento, sendo inócua nos casos em que não há perspectiva de desemprego nem mudanças contratuais.
A gestão relacionada à diretriz da flexibilidade é marcada pela ideologia da excelência, que garante ao trabalhador a possibilidade do aprimoramento pessoal contínuo, combatendo a precarização da saúde mental do trabalhador.
As políticas públicas sustentadas pela diretriz da flexibilidade promovem a saúde mental à medida que aumentam a probabilidade de reinserção no mercado, em caso de demissão, daqueles que se encontram empregados.
Dois grupos de trabalho são contemplados por um mesmo item do orçamento da organização de trabalho. Um dos grupos tem por objetivo apresentar projetos que aumentem a velocidade e diminuam os custos de produção da empresa, ao passo que o outro grupo objetiva aumentar a qualidade dos produtos. Os grupos possuem o mesmo status, e seus membros ocupam o mesmo degrau na hierarquia da empresa. O sistema de recompensas da empresa favorecerá o grupo com maior número de sugestões implementadas.
Essa situação tende a gerar, em relação a cada um dos grupos, um(a)maior foco na garantia das satisfações de seus membros, uma vez que a interdependência recíproca funciona como ameaça a cada membro.
ambiente de colaboração intergrupal, uma vez que a divergência das metas só poderá ser resolvida pelo trabalho conjunto.
maior submissão a uma liderança autocrática, se ela for empregada na tentativa de solucionar o conflito.
diminuição da coesão do grupo, devido ao estresse da situação de conflito que as condições propiciam.
necessidade de flexibilizar as regras, gerando uma estrutura pouco rígida, que favorece a criatividade e, internamente, os conflitos funcionais.
Um trabalhador possui uma determinada meta de produção semanal, que lhe garante um bônus financeiro ao fim do mês. Ele se esforça em cumprir a meta da forma mais rápida possível, com a intenção de pedir a seu gerente que o libere mais cedo em um determinado dia da semana, uma vez que sua meta já tenha sido cumprida. Percebe, no entanto, que um colega seu teve pedido semelhante negado, malgrado ter alcançado a meta que lhe cabia.
Nesse caso, respeitando a valência neutra do bônus financeiro e a valência positiva da flexibilização do horário, que medida o gerente deve adotar para aumentar a instrumentalidade da velocidade do trabalho?Aumentar o valor do bônus financeiro para quem atinge as metas em menor tempo.
Estabelecer condições em que a velocidade na produção redunda na flexibilização do horário.
Diminuir a meta de seus funcionários para que eles possam percebê-la como viável.
Dividir a meta semanal por seus equivalentes diários, garantindo que as horas trabalhadas sejam aproveitadas ao máximo.
Conduzir o foco do trabalhador, por via de capacitação e treinamento, à qualidade do trabalho em detrimento da velocidade.
A clínica do trabalho considera o adoecimento e o sofrimento no trabalho em relação ao seu contexto social.
Segundo a leitura proposta pela psicodinâmica do trabalho, que lugar a ideologia neoliberal dá ao sofrimento no trabalho?Adversidade não de injustiça deriva de uma opção pessoal de não se esforçar o suficiente para alcançar as riquezas que o neoliberalismo propicia.
Consequência de fatores políticos e econômicos é uma produção necessária de um sistema que não pode produzir o suficiente para todos.
Injustiça pode ser corrigida pela reformulação do significado dado pela sociedade ao trabalho e à sua função.
Consequência da impossibilidade pessoal de estabelecer as defesas psicológicas contra o real do trabalho entendido como a distância entre o trabalho prescrito e o trabalho real.
Consequência das condições de trabalho inadequadas é possível e mesmo necessário controlar tais condições para evitar o sofrimento.
Há diferentes formas de abordar a questão da relação entre saúde mental e trabalho. A cada abordagem teórica corresponde uma série de técnicas e metodologias de pesquisa.
Comparando-se as 3 abordagens abaixo discriminadas quanto à metodologia, tem-se que aO líder tem um papel importante no desenvolvimento de equipes de trabalho. Existem cinco fases observáveis no desenvolvimento de equipes de trabalho: 1) Formação; 2) Confusão/Conflito; 3) Normatização; 4) Desempenho; 5) Desintegração. As tarefas dos líderes são distintas em cada uma destas fases.
Uma equipe de engenheiros de sistema da Empresa X foi formada para cumprir a tarefa de criar um software para a empresa. No final desse processo de trabalho, a equipe chega à fase de desintegração. Nessa fase, o líder dessa equipe tem como uma de suas tarefas:resolver questões suscitadas pela dinâmica do poder e da autoridade.
estabelecer um processo de transição, tratando a fase em que a equipe se encontra como um processo natural.
estimular os membros da equipe a trabalharem de forma cooperativa.
adaptar o papel da liderança com o objetivo de dar mais independência à equipe na realização do trabalho.
monitorar o progresso do trabalho, atualizando os métodos e procedimentos de trabalho coletivo.
O conceito de feedback migrou da eletrônica e ganhou sua importância nos estudos das relações interpessoais. Ele se coloca como uma ferramenta no desenvolvimento das competências interpessoais, ajudando nas mudanças comportamentais. Para o feedback ser uma ferramenta útil, deve ser usado de forma específica.
A partir dessa ideia, considere as situações de feedback relatadas abaixo.
Situação A: No meio de uma tarefa realizada em grupo, José diz a André: Você é um péssimo chefe, pois é egocêntrico e grosseiro.
Situação B: Josefina afirmou à sua colega de trabalho: Novamente, você impôs sua opinião sem aceitar as críticas dos outros membros do grupo.
Analisando essas situações, conclui-se pela possibilidade de ser útil o feedback da(s)
situações A e B, pois descreveram o comportamento dos sujeitos avaliados.
situações A e B, pois foram descritivas, gerais e dirigidas.
situação A, pois foi muito específica.
situação B, pois foi dirigida e específica.
As organizações que aprendem, devido à sua forma, pressupõem um estilo específico de liderança. Os líderes das organizações que aprendem
constroem uma missão oficial da organização para que seus liderados a sigam.
apostam na correção de erros mediante rotinas preestabelecidas pela organização e pelo reforço positivo.
apostam no aprendizado de círculo simples e na ideia de que os liderados devam realizar as tarefas prescritas pela organização.
incentivam o questionamento de padrões mentais vigentes.
são carismáticos e trabalham no nível dos eventos e da reatividade.
Uma organização sofre uma série de processos de pedidos de indenização por discriminação racial praticada por seus funcionários. A gerência avalia e, internamente, reconhece a incidência de uma atitude discriminatória e preconceituosa por parte de seus funcionários e está determinada a mudar tal atitude.
Qual a forma mais eficiente para a mudança de tais atitudes, considerando a necessidade imediata de evitar novos incidentes?Modificando os valores subjacentes às atitudes a partir de programas de treinamento e intervenções na cultura organizacional.
Utilizando técnicas de modificação cognitiva, como o questionamento socrático das crenças dos envolvidos nos incidentes em questão.
Estabelecendo punições severas, públicas e retroativas para os envolvidos nos incidentes que geraram as indenizações.
Controlando o comportamento correspondente à atitude em questão, de preferência utilizando motivadores intrínsecos.
Gerando dissonância cognitiva nos envolvidos, a partir da confrontação de seus comportamentos com suas atitudes.
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