Questões de Psicologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em paralelo às estratégias motivacionais utilizadas oficialmente, a psicodinâmica do trabalho demonstrou que o zelo no trabalho e o comprometimento com a produtividade são promovidos, largamente, pela manipulação de ameaças veladas e pela gestão do medo do trabalhador. O zelo no trabalho, nesse contexto, é descrito como a

  • A. submissão estrita e literal às instruções recebidas dos superiores para a execução das tarefas.
  • B. ação transgressora e clandestina que subverte as regras prescritas para viabilizar o trabalho real.
  • C. vigilância discreta e permanente que controla os colegas que executam funções análogas às do trabalhador.
  • D. comunicação clara e frequente entre produção e supervisão que informa sobre possíveis melhorias dos procedimentos.
  • E. conformação ativa e intencional dos recursos físicos e psíquicos do trabalhador para superação das metas de produção.

Um psicólogo, trabalhando em um programa de treinamento, realiza um trabalho nas seguintes etapas: desenvolve uma série de critérios comparativos para estabelecer um padrão; produz um projeto de estudos especificando como os dados serão coletados e quais serão as medidas utilizadas para avaliar os critérios inicialmente produzidos; coleta dados com os sujeitos aos quais o treinamento se dirige e, finalmente, analisa os dados e interpreta resultados. Pela análise do trabalho descrito acima, conclui-se que o psicólogo se encontra na seguinte etapa do programa de treinamento:

  • A. Avaliação do treinamento
  • B. Avaliação das necessidades de treinamento
  • C. Aplicação do treinamento
  • D. Definição dos objetivos do treinamento
  • E. Projeto de treinamento

Uma avaliação de desempenho implica a construção de critérios que podem ser qualificados como teóricos ou reais. Um critério real é exemplificado no caso em que um desempenho avaliado como bom é o de um

  • A. professor que ministra conhecimentos relevantes e claros aos seus alunos.
  • B. vendedor que alcança a meta de vendas estabelecida pela gerência de sua loja.
  • C. policial que contribui para garantir a ordem e a segurança da população.
  • D. escritor que produz livros relevantes e interessantes para seu público.
  • E. motorista que conduz veículos de maneira segura e eficaz.

Em um ambiente de trabalho, duas equipes estão diante de uma negociação sobre uma meta de caráter trivial em que a barganha integrativa é impossível. Apesar de a resolução dessa questão ter igual importância para ambas as partes, e não haver pressão de tempo, há forte presença de conflitos interpessoais, com ameaça de rupturas irreversíveis durante o processo de negociação, independente do resultado. Havendo um problema muito mais importante a ser resolvido em um futuro próximo, o qual necessitará da atuação engajada e articulada das duas equipes, a estratégia de gerenciamento de conflitos mais adequada a ser tomada, nesse momento, por quem estiver no comando de uma dessas equipes é a

  • A. competição
  • B. colaboração
  • C. conciliação
  • D. evasão
  • E. benevolência

Em uma organização de trabalho, os colaboradores de uma determinada função recebem seu salário-base mensalmente, acrescido de um diferencial proporcional à sua produtividade naquele mês. De acordo com a teoria da aprendizagem, o programa de reforçamento que está sendo utilizado é o esquema de

  • A. reforço contínuo
  • B. intervalo e razão fixos
  • C. intervalo fixo e razão variável
  • D. intervalo e razão variáveis
  • E. intervalo variável e razão fixa

Em uma organização de trabalho, cada vez que um colaborador alcança as metas de desempenho mensais, propostas por sua gerência, ele tem a possibilidade de escolher um dia da semana em que trabalhará apenas meio período, no mês seguinte, sem perda de remuneração. Essa redução da carga horária vigora por um mês, até seu desempenho ser novamente avaliado, de tal modo que o seu meio período de folga seja mantido ou modificado. De acordo com a teoria da aprendizagem, o comportamento no sentido de cumprir as metas mensais de um funcionário, cuja carga horária foi reduzida, está sendo

  • A. reforçado negativamente
  • B. reforçado positivamente
  • C. modelado vicariamente
  • D. estimulado aversivamente
  • E. apreendido cognitivamente

Ao tratar da questão do pensamento, Piaget afirma a diferença entre o pensamento dirigido e o pensamento autístico, situando o pensamento egocêntrico em relação àqueles. Seus trabalhos iniciais são cuidadosamente lidos e criticados por Vigotski. As críticas às conclusões de Piaget ocorrem porque, para Vigotski, a(o)

  • A. fala egocêntrica compreende uma tentativa de comunicação.
  • B. desenvolvimento da linguagem e do pensamento partem do individual para o social.
  • C. desenvolvimento do pensamento e da linguagem não estão vinculados.
  • D. desenvolvimento ocorre da fala social para a egocêntrica, que se transformará em fala interior.
  • E. pensamento egocêntrico infantil deve ser enfatizado e não tomado como transitório e secundário.

Em uma escola de Ensino Médio, os alunos de uma das turmas de 1º ano apresentam alto grau de agressividade e de rebeldia em relação aos professores. Para tentar solucionar o problema, o psicólogo escolar foi chamado para elaborar algumas estratégias. Em relação às estratégias a serem sugeridas por esse profissional, considere as afirmativas a seguir.

I - Esse profissional deve viabilizar um debate com o objetivo de resgatar o valor social do educador.

II - A Escola deve implementar o Sistema de Medição Semestral.

III - A Escola deve criar regras bem defi nidas para sua adequada aplicação no ambiente da sala de aula.

É correto o que se afirma em

  • A. II, apenas
  • B. III, apenas
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III

O psicólogo escolar atua em diversas situações cotidianas no âmbito da escola. Considere as situações 1 e 2 em que esse profissional atuou. Situação 1 O psicólogo propôs um plano de incentivo à qualidade de vida para os funcionários do colégio X. Situação 2 Em um colégio da zona norte da cidade, o psicólogo escolar, a partir das demandas da instituição, foi instado a elaborar um plano para fortificar a articulação entre as teorias da aprendizagem e as práticas de ensino utilizadas, além de implementar reuniões visando à orientação de pais e familiares sobre a dinâmica escolar. A partir da análise das situações, verifica-se que o foco da intervenção na situação

  • A. 1 recai sobre a comunidade.
  • B. 1 recai sobre a escola como administração.
  • C. 1 recai sobre os professores e a comunidade.
  • D. 2 recai sobre os alunos e a comunidade.
  • E. 2 recai sobre os alunos.

A teoria do Arco Normando de Super tem grande importância no desenvolvimento da Orientação Profissional. Nesse modelo, existem 2 pilares sustentados pelas bases geográficas e biológicas. Os aspectos contemplados no pilar esquerdo do Arco Normando são

  • A. emprego e self
  • B. inteligência e escola
  • C. família e mercado de trabalho
  • D. valores e aptidões
  • E. papéis dos auto-conceitos e self
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...