Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A execução do treinamento exige a aplicação de várias técnicas. Qual das técnicas citadas a seguir se enquadra nessa afirmativa?

  • A. Demonstração ou workshop.
  • B. Testes psicométricos.
  • C. Testes projetivos.
  • D. Anamnese.

Tem-se na construção social da realidade três instâncias que dinamizam essa construção e interagem entre si constantemente e interferem na constituição subjetiva dos sujeitos. Essas instâncias estão conceituadas. Analise-as.

• É um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral.

• É a base concreta da sociedade. Pode ser uma grande empresa ou estar reduzida a um pequeno estabelecimento, como uma creche.

• Realiza as regras; reproduz e, em outras oportunidades, reformula tais regras.

Elas são, respectivamente

  • A.

    grupo, instituição, organização.

  • B.

    instituição, organização, grupo.

  • C.

    organização, grupo, instituição.

  • D.

    instituição, grupo, organização.

  • E.

    grupo, organização, instituição.

Leia a reportagem a seguir.

Sobre o nível das interações entre pessoas e grupos, que dela são agentes ou vítimas, nível próprio da psicologia social (Jodelet, 2004) que a reportagem apresenta, pode-se afirmar que as pessoas ou grupos são

  • A.

    objetos de uma distinção construídos como categoria a parte.

  • B.

    parte de políticas que consideram a relação entre a lógica econômica e a coesão social.

  • C.

    pertencentes a parcela pobre da população, pobreza que significa necessariamente exclusão.

  • D.

    na sociedade brasileira, parte natural da incidência dos mecanismos de exclusão.

  • E.

    a manifestação do fenômeno da exclusão, em escala mundial, que passou a existir nos dias atuais.

Das contribuições cotidianas sobre a exclusão/inclusão, considerando as argumentações da autora, pode-se afirmar que a exclusão

  • A.

    é inerente as condições de vida em toda e qualquer sociedade desenvolvida e, no caso de sociedades emergentes, não têm relações de agravamento social.

  • B.

    social está sendo gradativamente corrigida com as atuais políticas públicas de transferência de renda ao garantir uma considerável mudança na qualidade de vida dos assistidos.

  • C.

    é uma forma de visibilidade social mais do que uma realidade vivida ou assumida pelos sujeitos em nossa sociedade contemporânea.

  • D.

    é uma produção das próprias categorias que se dizem excluídas, como forma de manterem o estabelecimento de relações sociais capazes de lhes garantir benesses governamentais.

  • E.

    perde a ingenuidade e se insere nas estratégias históricas de manutenção da ordem social, isto é, no movimento de reconstituição sem cessar de formas de desigualdade.

Vários são os fatores que podem ser associados a mudanças comuns nas relações psicoterápicas. Mudanças estas que também provocam transformações. Como consequência do processo psicoterapêutico em geral, pode-se afirmar que ocorre mudança nas seguintes áreas, EXCETO:

  • A.

    Pessoa e vida do paciente.

  • B.

    Pessoa e vida do psicoterapeuta.

  • C.

    Sistemas de valores e crenças a sua volta.

  • D.

    Abordagem utilizada que é mais eficiente que outra.

  • E.

    Organização ou na comunidade da qual eles fazem parte.

Enumere os conceitos de psicoterapias apresentados de acordo com as suas definições.

Definições:

1. A exposição é a principal estratégia psicoterápica utilizada e sua principal contribuição para o tratamento dos transtornos mentais. O fenômeno da habituação, bem como a extinção, constituem a base teórica e empírica para explicar o desaparecimento dos sintomas.

2. Seu foco de atenção é a atividade mental consciente ou pré-consciente (pensamentos automáticos, crenças subjacentes e suas consequências: emoções, comportamentos ou reações físicas).

3. Alguns dos seus fatores terapêuticos são: altruísmo, catarse, comportamento imitativo, fatores existenciais, recapitulação corretiva, instalação da esperança, universalidade do problema.

4. A estratégia básica é mapear as principais áreas de dificuldade da vida do paciente e melhorá-las da maneira que for possível, em vez de tentar descobrir suas causas.

5. Usa método ou procedimento de investigação dos conteúdos mentais, especialmente os inconscientes (livre associação, análise dos sonhos, análise da transferência).

Conceitos:

( ) Psicoterapia de grupo.

( ) Psicanálise.

 ( ) Psicoterapia de apoio.

( ) Psicoterapia cognitiva.

( ) Psicoterapia comportamental.

A sequência está correta em

  • A.

    4, 5, 3, 1, 2

  • B.

    5 2, 1, 3, 4

  • C.

    3, 5, 4, 2, 1

  • D.

    2, 1, 5, 4, 3

  • E.

    1, 5, 4, 2, 3

Dentre as séries de transformações vividas pela criança no processo de apontar ilustrado e descrito na citação, pode-se afirmar que

  • A.

    os processos psicológicos, tal como aparecem nos animais, realmente permanecem existindo, são incorporados neste sistema de desenvolvimento humano.

  • B.

    uma operação sempre representa uma atividade interna; é expressa externamente e, assim, permanece no processo de desenvolvimento a partir dos domínios dos signos.

  • C.

    a transformação de um processo interpessoal num processo intrapessoal é o resultado de uma longa série de eventos ocorridos ao longo do desenvolvimento.

  • D.

    todas as funções no desenvolvimento da criança aparecem uma única vez, ou elas são do nível social e garantem as relações sociais ou elas são individuais.

  • E.

    o controle da natureza e o controle do comportamento deixam de estar ligados ao desenvolvimento, evidenciando um comportamento humano herdado.

Ao conceituar grupo operativo e processo grupal, Enrique Pichon-Rivière e seus seguidores, definiram a prática grupal em conceitos, de momentos e personagens do processo, que nos auxiliam nas atividades com grupos. Enumere os conceitos apresentados de acordo com as definições.

Definições:

1. Apropriação instrumental da realidade para modificá-la. Vincula-se intimamente com o critério de adaptação ativa à realidade, através do qual se explicita a ideologia que sustenta esta instituição.

2. Traz a campo a informação que permite o autoconhecimento grupal, o que gera novas formas de interação, modifica o campo grupal; permite, a partir do autoconhecimento, a reestruturação das relações entre os membros e com a tarefa.

3. Dirige-se basicamente à ruptura dos estereótipos na modalidade de abordagem do objeto de conhecimento; estereótipos que, por carência de confrontação, podem potencializar-se nos grupos homogêneos.

4. Mantém com o grupo uma relação assimétrica, requerida pelo seu papel específico: o de copensor. Sua tarefa consiste em refletir com o grupo sobre a relação que seus integrantes estabelecem entre si e com a tarefa prescrita.

5. Conjunto organizado de noções e conceitos gerais, teóricos, referentes a um setor do real, a um universo do discurso, que permite uma aproximação instrumental do objeto particular concreto.

Conceitos:

( ) Esquema conceitual referencial operativo.

( ) Interpretação operativa.

( ) Heterogeneidade.

( ) Aprendizagem.

( ) Coordenador.

A sequência está correta em

  • A.

    5, 2, 3, 1, 4

  • B.

    2, 1, 4, 3, 5

  • C.

    1, 4, 2, 5, 3

  • D.

    3, 5, 1, 4, 2

  • E.

    4, 3, 5, 2, 1

A citação é um exemplo do processo de desenvolvimento estudado por Vygotsky e descreve o que ele chama de

  • A.

    função instrumental, necessária à produção da lembrança.

  • B.

    internalização, que é a reconstrução interna de uma operação externa.

  • C.

    atenção, que é meio de auxiliar na resolução de um dado problema.

  • D.

    memorização, que é a representação do estímulo posteriormente.

  • E.

    percepção, que se desenvolve como continuidade direta e aperfeiçoada.

Alguns conceitos são sustentadores da teoria Behaviorista. Enumere os conceitos apresentados de acordo com as definições.

Definições:

1. É o que usualmente chamamos de “não voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas (ou produzidas) por estímulos antecedentes do ambiente.

2. Inclui todos os movimentos de um organismo, dos quais se pode dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem o mundo ao redor.

3. É um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como consequência, a resposta diminuirá e até mesmo poderá deixar de ser emitida.

4. Procedimento que envolve a consequência de uma resposta quando há a apresentação de um estímulo aversivo ou a remoção de um reforçador positivo presente.

5. Um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferente. Frequentemente, depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos.

Conceitos:

( ) Extinção.

( ) Generalização.

( ) Punição.

( ) Comportamento operante.

( ) Comportamento respondente.

 A sequência está correta em

  • A.

    5, 4, 2, 1, 3

  • B.

    1, 2, 3, 5, 4

  • C.

    4, 3, 5, 1, 2

  • D.

    2, 1, 3, 4, 5

  • E.

    3, 5, 4, 2, 1

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...